Revista Portal Útil

O verão chegou, e com ele chegou também o calor, os dias ensolarados, a vontade gigantesca de comer frutos do mar em um restaurante à beira da água no litoral. Mas com o verão também chegam algumas responsabilidades para nós, e também alguns problemas.

O verão aumenta algumas preocupações que precisamos ter dentro de casa. Você viu se o pote do seu pet tem água? Você passou protetor solar corretamente? E como se não fosse suficiente tudo isso, você ainda precisa tomar cuidado com a energia elétrica oscilando. 

Oscilação de energia é quando ela simplesmente cai na sua casa e depois de um tempo ela volta. Isso é algo que pode acontecer uma vez no dia e ter um espaço bem grande entre cair e voltar, ou é algo que pode acontecer várias vezes com intervalos curtos de tempo.  

Seja como for é um problema. Primeiro que se você trabalha de alguma forma com internet e computador, você fica automaticamente prejudicado, pois precisa de energia elétrica para trabalhar, podendo perder vendas e reuniões.

Outro problema muito evidente, é a queima de eletrodoméstico. Quando a energia oscila ela pode sim danificar seus aparelhos em casa, e o pior é que isso pode acontecer tanto na hora que ela cai quanto na hora que ela volta.

Na hora que ela cai, o corte no suprimento de energia feito de forma repentina pode gerar defeitos no aparelho, enquanto que quando ela volta, ela pode acabar voltando com mais força do que deveria, e também pode prejudicar o aparelho.  

Existem várias histórias de pessoas que acabaram processando distribuidoras de energia de sua cidade por conta da queima de aparelhos e inclusive acabaram ganhando a causa. Mas mesmo assim muitos especialistas recomendam realmente tirar tudo da tomada quando a energia cair, e só colocar de novo quando ela voltar.

Mas afinal de contas, porque essas oscilações acontecem? E mais, porque elas acontecem justamente no verão? Hoje estamos aqui para tentar explicar esse fenômeno que deixa muitas pessoas de cabelo em pé.

Vamos explicar porque o verão aumenta o nível de oscilações, e os cuidados que você deve tomar durante esse período para não ter problemas com os aparelhos elétricos da sua casa que você tanto ralou para comprar.

O que este artigo aborda:

Energia elétrica oscilando no verão: Por que acontece?
Energia elétrica oscilando no verão: Por que acontece?
Pin It

A mudança do clima influencia na energia elétrica oscilando

O aumento da oscilação tem sim tudo a ver com a mudança de clima que o verão proporciona, mas também tem ligação direta com a chuva. Embora pensemos no calor como um fator deteriorante, o que realmente atrapalha são as tempestades, que acontecem por conta do calor. 

Sabemos que o calor extremo do verão faz com que mais chuvas aconteçam. O problema é que o que acontece em grande escala também são as tempestades. Essas tempestades produzem raios, e é aí que a coisa acaba ficando feia.

Os raios são os grandes responsáveis pelas oscilações de energia, seja de forma direta ou então de forma indireta. A forma direta com que os raios produzem esse problema, é quando eles acertam um poste, ou um local bem próximo.

O que acontece ali, é que a descarga do raio pode gerar um problema nos equipamentos, e por conta disso comprometer uma linha inteira de distribuição. Ou o problema é temporário e volta em seguida, ou então uma equipe da distribuidora local precisa ir até lá para fazer a manutenção.  

Dependendo do nível do problema, é difícil conseguir consertar, e por isso você pode acabar ficando um tempo sem energia. mas também é totalmente recomendado ligar para a companhia quando a energia está voltando e caindo a todo momento, uma vez que isso também pode ser o problema da aparelhagem, e também requer manutenção. 

As árvores

Outro problema bem recorrente são as árvores. Todos sabemos que as descargas elétricas vão sempre procurar prontos altos, e por isso existem os para raios. Eles filtram bem os raios na sua região, mas eventualmente algum raio vai cair fora dele, podendo acertar uma árvore. 

Quando isso acontece a potência do raio é tanta que pode acabar derrubando a árvore em cima de um fio de força, ou então derrubando um galho bem grande. Esse é um problema ainda maior, uma vez que sua queda pode causar um dano físico enorme, pode também causar um incêndio já que a eletricidade pode colocar fogo na madeira. 

E o pior de tudo é que nós brasileiros temos que tomar mais cuidado ainda que o resto do mundo com isso, já que somos o país com mais incidência de raios em todo o planeta, fazendo com que os tipos de acidente citados sejam mais comuns.

Portanto, se você ver que a energia da sua casa está oscilando, contacte a empresa responsável, e se possível, tire da tomada tudo o que você não quer que a oscilação possa prejudicar.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse