segunda-feira, 16 de maio de 2022 - 16/05/2022 13:07:17
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 27/10/2021 às 21:06.

Montar um local de trabalho pode ser muito estressante. Na hora de montar um escritório, há uma série de produtos para empresas com as quais o gestor precisa se preocupar. No entanto, o mobiliário também é de extrema importância. 

Além de se preocupar com móveis que ofereçam conforto e saúde ao trabalhador, o responsável pela aquisição precisa ter atenção ao tipo de armário que colocará no local de trabalho. Afinal de contas, não são todas as estantes e gaveteiros que combinam com um escritório.

Conheça os diferentes tipos de armário para escritório e descubra quais combinam mais com seu ambiente de trabalho.

O que este artigo aborda:

Arquivo

Embora o arquivamento físico esteja cada vez mais em desuso, o armário para arquivos ainda é muito útil em empresas que trabalham com contratos ou necessitam de cópias físicas de um documento. 

Geralmente, esse tipo de armário conta com uma chave em posse do responsável para manter a segurança dos documentos. É importante que poucos tenham cópias justamente para que os arquivos fiquem protegidos. 

Veja as principais categorias de armários para escritórios

O armário de arquivamento varia conforme às necessidades do cliente. Pode ter gavetas, divisórias ou estrutura para pasta suspensa para facilitar o armazenamento dos arquivos. 

Altos

Armários altos não vão, necessariamente, tomar toda a parede de um escritório. Na maioria dos casos, eles são de pouca largura e comprimento, com toda a sua capacidade de armazenamento se limitando à altura. Mas quanto mais amplitude apresentar, mais gavetas e compartimentos vai ter.

Baixos

Para agências, pequenos escritórios e startups iniciantes, os armários baixos são excelentes opções. Pequenos, são mais largos, ocupam pouco espaço, mas têm uma boa capacidade de armazenamento. Além disso, dependendo do modelo, o móvel pode até acompanhar o desenho do ambiente. Alguns escritórios até empilham armários pequenos, em vez de comprar uma peça mais alta. 

Outra vantagem dos móveis baixos é que sua superfície pode armazenar outros objetos úteis para o escritório, como impressoras e telefone. Mas o tampo livre também permite que os funcionários manipulem os arquivos e os guardem com mais facilidade e rapidez.

Por fim, procure por um armário que tenha abertura pelo toque. Ele permite um encaixe mais fácil e é livre de puxadores.

Estante de metal

Muito comum em escolas, a estante de metal é uma estrutura em aço com divisões horizontais em chapas para o armazenamento de arquivos e livros. Sem portas, paredes ou gavetas, é um armário muito simples e resistente. Por isso, é também muito popular.

Conectado

Também chamado de embutido, é o armário conectado à plataforma de trabalho, que fica logo abaixo ou ao lado da mesa. Com poucas gavetas, é muito mais prático para o funcionário que deseja guardar pertences ou arquivos de muito uso, que precisam estar sempre à mão. 

Geralmente, o fornecedor vende a mesa com o armário embutido em vez de oferecer o móvel separadamente. Existe uma série de modelos para esse tipo de mobília — do mais clássico ao contemporâneo —, portanto é uma escolha mais prática para escritórios de diferentes tamanhos.

Com nichos

Nichos são espaços menores, parecidos com cubículos, que armazenam objetos como se eles fizessem parte da decoração do local. Eles substituem as gavetas e outros tipos de compartimento, portanto todo o conteúdo fica exposto, como ocorre com a estante de metal — mas de um jeito muito mais moderno.

O armário com nicho pode ser alto, baixo, suspenso, com fundo ou vazado. Os modelos são bem variados, portanto é possível encontrar para diferentes tipos de escritório — do escritório de advocacia à agência de publicidade, por exemplo.

Gaveteiro

Parecido com o armário para arquivamento, o gaveteiro tem, claro, gavetas em vez das portas. O detalhe, aqui, é que em vez de uma chave única, o móvel conta com chaves para as diferentes gavetas. Portanto, cada funcionário pode ser responsável pelo nicho que mais utiliza no dia a dia, sem limitar o uso do armário a poucos funcionários.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Mudas de plantas: Veja as principais dicas para elas se desenvolverem

Mudas de plantas: Veja as principais dicas para elas se desenvolverem

Preço de mão de obra para instalação de porta de madeira, correr e outras

Preço de mão de obra para instalação de porta de madeira, correr e outras

Valorização de imóvel: critérios, cálculos e taxas de valorização

Valorização de imóvel: critérios, cálculos e taxas de valorização

6 dicas para construir uma casa sustentável

6 dicas para construir uma casa sustentável

Cuidados para manter sua casa na praia

Cuidados para manter sua casa na praia

4 dicas para fazer uma decoração rústica em casa

4 dicas para fazer uma decoração rústica em casa