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Eficiente ou eficaz? Conhecer significados das palavras é muito mais do que olhar para dicionário, mas sim entender como elas fazem sentido em sua rotina.

O planejamento e comunicação empresarial inclui diversas metodologias, processos, ferramentas e até mesmo nomes que podem confundir os gestores e colaboradores e entender termos é essencial para o negócio.

Independente da área de atuação, conhecer o significado de termos estratégicos é fundamental para planejar suas formas de trabalho e gestão, por exemplo. 

Pensando nisso, o que é mais importante: ser eficiente ou eficaz? Esses são termos que geram confusões quanto às suas definições e é sobre eles que vamos falar. Acompanhe!

O que este artigo aborda:

Eficiente ou eficaz: saiba a diferença entre essas nomenclaturas
Eficiente ou eficaz: saiba a diferença entre essas nomenclaturas
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O que é eficiência? 

A eficiência está ligada de forma direta à produtividade e à racionalidade, ou seja, é a capacidade de executar o processo da forma como foi planejado. Sendo assim, um profissional ou uma equipe eficaz é aquela que produz de acordo com o que foi planejado.

Ser eficiente tem também a ver com fazer mais e melhor com o mínimo uso e gasto de recursos possíveis, otimizando o trabalho e gastos, mas sem esquecer a qualidade.

Um líder eficiente, por exemplo, é uma pessoa capaz de planejar, coordenar e organizar o trabalho de seus colaboradores da melhor forma possível, respeitando a competência e limite de cada um. 

Portanto, o conhecimento de conduzir pessoas com eficiência é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado, pois a redução dos conflitos, o aumento da produtividade e a aceleração dos resultados são garantidos.

O que é a eficácia?

Antes de mais nada, a definição de eficácia está ligada à característica ou qualidade daquilo que atinge os efeitos ou resultados esperados. Esse conceito está mais ligado ao objetivo final e o cumprimento de metas, foco, prazos, entre outras.

Pode-se dizer que a eficácia tem relação com as tomadas de decisão e com resultados, independente do custo e do tempo que isso acarreta.

Quando falamos de lideranças eficazes, podemos dizer que são aqueles que impulsionam a sua equipe a alcançar os objetivos da organização, bem como os seus próprios. Dessa forma, ele irá transformar os profissionais mais eficazes e melhor preparados para encarar os desafios.

Efetividade

Vale dizer que, além da eficiência e eficácia, existe também a efetividade. Ela se baseia em fazer o que precisa ser feito para alcançar os objetivos de acordo com o que foi planejado, utilizando todos os recursos da melhor forma possível.

Podemos então dizer que essa é algo como uma junção dos conceitos anteriores, faz sentido?

Qual a relação desses conceitos em uma empresa?

Esses conceitos fazem muito sentido nas rotinas das organizações e mesmo que sejam diferentes em significados, eles estão sempre se relacionando e é importante entender suas diferenças para que os processos sejam feitos da maneira esperada.

É interessante entender seus pontos fracos, fortes e fazer análises através de diferentes metodologias como SWOT para identificar suas fraquezas, oportunidades, forças e desafios para entender no que é preciso ser mais eficiente, eficaz ou efetivo.

Entender seu negócio, pessoas, ferramentas, erros e acertos é preciso para definir onde é preciso focar mais ou menos e o que é preciso mudar dentro da organização. Vale dizer que, para estimular as características de eficiência, efetividade e eficácia na empresa é preciso ter ações como:

  • Incentivar a pro atividade e inovação dos colaboradores;
  • Encorajar a busca por crescimento e oferecer oportunidades, treinamentos e trilhas de conhecimento;
  • Criar senso de equipe;
  • Olhar para comunicação interna e eliminar ruídos em seu negócio;
  • Ter metas e objetivos claros;
  • Investir em boas lideranças;
  • Dar feedbacks e fazer com que seu colaborador saiba onde ele está;
  • Ter atenção às tecnologias, ferramentas e processos que podem colaborar com seu negócio.

Ser efetivo, eficaz e eficiente é preciso para oferecer bons produtos, serviços, experiências e, claro, resultados para seus clientes e seus objetivos. Como seu negócio ou até mesmo seus planos pessoais estão olhando para isso? Aproveite que sabe mais sobre nomenclaturas e não confunda mais sobre elas!

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