quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 26/05/2022 05:14:22
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 09/05/2022 às 21:30.

Ainda que você já tenha uma certa experiência com lavagem de roupa, em certos momentos, podem haver dúvidas sobre como deixar a roupa com o aspecto de novas. 

Normalmente as pessoas têm dificuldades sobre como prosseguir com os cuidados de roupas masculinas no inverno. Contudo, não é um procedimento muito complexo. É disso que falaremos no conteúdo de hoje.  

Dessa forma, criamos uma lista com o passo a passo completo para você saber como cuidar dos seus moletons masculinos e acessórios e até mesmo roupa de couro. 

O que este artigo aborda:

Pode lavar minha roupa de frio na máquina de lavar?

Depende. Como foi pontuado, o segredo está no momento de lavar e checar a etiqueta. Assim dá para aplicar algumas regras conforme com o tecido da peça. Para isso, basta verificar na etiqueta para saber qual é o tipo de material.

Cuidados principais 

Independente de qual a categoria de tecido, a separação das roupas por cor tem que ser realizada sempre, antes de lavá-las na máquina ou deixá-las de molho. Isso porque as roupas coloridas podem desbotar ou manchar roupas brancas. Então, não esqueça dessa regra.

Duas blusas de frio de moletom

Além disso, é essencial separar as roupas conforme os tipos de tecido, já que cada uma delas precisa de um tipo de lavagem. Além do mais, o atrito entre tecido diferente pode decorrer do desgaste de fibras, além de colaborar na formação de bolinhas. 

Como lavar as roupas de frio?

Roupas com lã 

Roupas que contém lã podem ser lavadas na máquina de lavar ou na lavanderia. Mas, nas duas situações é primordial tratar com roupas que precisam de cautela. Uma recomendação importante é em hipótese nenhuma usar o calor, isso quer dizer na secagem ou na lavagem, pois desta forma elas podem encolher.

É válido ressaltar que é melhor usar sabão líquido ao invés de sabão em pó, pois o sabão em pó pode se fixar nas fibras. 

Roupas de moletom 

O moletom masculino, em sua grande maioria, é feio com algodão ou mesclagem de poliéster e algodão. O algodão, por ser fibra natural, é muito vulnerável ao calor. Por essa condição, não utilize água quente, muito menos na secadora. 

Se o seu moletom tiver zíper, o ideal é fechá-lo e virá-lo do avesso e depois disso colocá-lo na máquina. Isso evita que estrague outras roupas durante a centrifugação.

Roupas de couro 

Roupas feitas de couro não devem ser lavadas. Utilize uma solução de água e detergente neutro para limpar o item com ajuda de um pano macio, podendo optar por um limpador específico para couro. No caso de detergente, utilize um pano molhado para removê-lo depois da limpeza.

Para elevar a vida útil do item, use um impermeabilizante de couro após a limpeza, cumprindo as instruções do fabricante. 

Paletó e blazer

Blazer, paletó e demais peças de alfaiataria habitualmente podem ser lavadas em casa mesmo, porém nunca em máquina de lavar.

Siga essa etapa:

  • Dissolva o detergente líquido para roupa em um balde com água ou tanque e deixe o item de molho por meia hora;
  • Esfregue os pontos onde estão acumuladas mais sujeira como, por exemplo, colarinho e axilas;
  • Enxágue na água fria até remover todo o detergente;
  • Misture o amaciante como a água e mergulhe o item algumas vezes; 
  • Retiro excesso de água apertando o item. Em hipótese alguma torça a peça.
  • Deixei a secar na sombra. 

Roupas de camurça

Para limpar a peça utilize uma escova macia. Para limpeza e manchas mais profundas busque uma lavandaria para realizar uma lavagem a seco. Peças como essas são bastante delicadas e não podem ser molhadas. 

Outras sugestões para lavar roupa de frio

Sempre que puder lave a peça à mão

Como já foi mencionado, vários itens de inverno possuem tecidos que necessitam de cuidados no momento da lavagem. Entre eles, a opção de lavá-lo à mão com sabão de coco ou detergente neutro. 

Não torça, basta apertar levemente para tirar o excesso de água. Depois você ainda pode envolver com uma toalha branca e apertar para absorver o resto. 

Se você leu a etiqueta e observou que pode colocar a roupa na máquina, busque colocar a peça em saquinhos adequados para peças delicadas.

Escolha o vinagre branco 

Para roupas mais pesadas, ao invés de utilizar o amaciante, opte pelo vinagre branco. Isso porque além de remover bem o sabão das peças, ainda atua como bactericida.

Como secar as roupas de inverno?

  • Evite estender as roupas mais pesadas no varal, pois desta forma elas não deformam, incluindo aquelas que não podem ser pesadas. Deste modo, procure colocar na sombra ou deixar no sol, sobre uma toalha irá depender da recomendação na etiqueta;
  • Tecidos com flanela, lã e cotelê nunca devem ser colocados na secadora, pois, dessa forma elas podem estragar as fibras do tecido;
  • Quando estendê-las, opte por deixar um espaço entre os itens; 
  • Caso não tenha um espaço externo, para colocar as roupas de frio, então deixe as portas e janelas abertas para poder circular o ar e a ventilação. 

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe quais são os cuidados para manter os seus moletons e roupas de frio sempre como novos, continue acompanhando a Revista Portal Útil para mais tendências nas estações.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Quais as tendências da moda infantil em 2021?

Quais as tendências da moda infantil em 2021?

Como escolher o sutiã sem alça ideal

Como escolher o sutiã sem alça ideal

Smartwatch: O que é, como funciona e vantagens

Smartwatch: O que é, como funciona e vantagens

Como escolher roupas para bebês?

Como escolher roupas para bebês?

Canal de Moda no YouTube: Veja 5 Opções

Canal de Moda no YouTube: Veja 5 Opções

Quais as roupas femininas ideais para jogar tênis de praia?

Quais as roupas femininas ideais para jogar tênis de praia?