Revista Portal Útil

Você sabe quais são os prédios mais altos do mundo e onde fica cada um deles? Altura é pouco quando falamos nos arranha-céus mais altos espalhados pelo mundo todo.

Mas se você quer saber mais sobre cada um deles para separar a sua passagem e seguro viagem internacional e fazer turismo, neste artigo separamos uma lista com os maiores para você.

Além disso, também vamos falar mais sobre os que já estão em construção. Continue a leitura e veja quais são!

O que este artigo aborda:

Prédios mais altos do mundo: saiba quais são e onde ficam
Prédios mais altos do mundo: saiba quais são e onde ficam
Pin It

Prédios mais altos do mundo: qual o maior?

Para começar vamos logo falar do maior entre os prédios mais altos do mundo: o Burj Khalifa. Já conhecido de muitos, o Burj Khalifa ainda é o prédio mais alto entre os demais.

Localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o prédio teve sua construção supervisionada pelo arquiteto Adrian Smith. Com imponentes 828 metros de altura, o custo total da obra foi de US$ 1,5 bilhão.

Assim, o prédio ainda conta com 163 andares, mais um andar subterrâneo e 57 elevadores.

História e curiosidades do Burj Khalifa

Apesar de toda sua imponência, o Burj Khalifa levou apenas 5 anos para ser erguido. O projeto de construção começou em 2004. A ideia de levantar o prédio mais alto do mundo foi do próprio governo local.

O objetivo era de diversificar e estimular a economia que, antes, estava totalmente baseada no comércio de petróleo. Assim, além da imagem do país, a construção também ajuda a potencializar o turismo nos Emirados Árabes.

O nome, Burj Khalifa, foi dado em homenagem ao líder de Ab Dhabie e Dhabi e ex-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Khalifa bin Zayed Al Nahyan.

Por sua vez, o design do prédio tem como inspiração a flor do deserto chamada “Spider Lily”. Além do recorde do maior prédio do mundo, ele ainda detém outras marcas, como o deck de observação ao ar livre e o elevador de serviço mais alto do mundo.

Prédios mais altos do mundo: os 4 seguintes da lista

Liderados pelo Burj Khalifa, a lista de prédios mais altos do mundo ainda conta com outras construções tão impressionantes quanto. Localizados em sua maioria no Oriente Médio e Ásia, temos ainda mais 4 construções que se destacam especialmente por sua altura. Confira.

Merdeka 118

O Merdeka 118, atualmente, figura em segundo na lista de prédios mais altos do mundo. Como seu nome já indica, o Merdeka possui 118 andares, e conta com 678,9 metros de altura.

Localizado na Malásia, na capital Kuala Lumpur, ele também é o prédio mais recente na lista. Além disso, a construção conta com mais de 400 mil metros quadrados de área.

Assim, o prédio abriga em seus 118 andares mais de 80 elevadores, lojas, escritórios, hotéis e até mesmo áreas residenciais.

Shanghai Tower

Em seguida, na nossa lista de prédios mais altos do mundo está a Shanghai Tower. Maior prédio da China, a Shanghai Tower possui 120 andares distribuídos por toda sua extensão de 623 metros de altura. O prédio ainda conta com três andares subterrâneos.

O prédio é apresentado em mais de 380 mil metros quadrados de área. Dessa forma a construção possui 97 elevadores para suprir todos os andares. Uma curiosidade é que muitos desses elevadores podem atingir uma velocidade de até 74 quilômetros por hora.

Abraj Al Bait

Dando sequência na lista de prédios mais altos do mundo, temos o Abraj Al Bait. Localizado em Mecca, na Arábia Saudita, esse é mais um prédio construído e mantido pelo governo local.

No entanto, a construção abriga um complexo de hotéis, muitos com função de abrigar peregrinos que visitam a Grande Mesquita de Mecca, destino sagrado na religião muçulmana.

Apesar de ser menor que os anteriores, o Abraj Al Bait é um dos mais caros. Isto é, o valor estimado da obra é de US$ 15 bilhões. Em termos de altura, o Abraj Al Bait conta com 601 metros, onde estão distribuídos 120 andares.

Ping An International Finance Centre

Por fim, fechando a lista de prédios mais altos do mundo, está o Ping An International Finance Centre. Com 562 metros de altura, o prédio está localizado na China, mas sua obra foi executada pela empresa americana de arquitetura, a Kohn Pedersen Fox Associates.

Assim, mesmo sendo destinada para abrigar escritórios da empresa Ping An Insurance, a construção também traz escritórios, hotéis e espaços para comércio.

Prédios mais altos do mundo em construção

Agora que você já sabe quais são os prédios mais altos do mundo, não podemos deixar de falar também daqueles que estão em construção. Tecnológicos e luxuosos, são construções que alinham conforto e comodidade, com praticidade e polivalência.

Mas quais são os prédios mais altos do mundo em construção? É o que vamos responder a seguir. Confira!

Jeddah Tower

Primeiramente, entre os mais altos em construção está a Jeddah Tower. Sem previsão de conclusão, esse é um dos mais ambiciosos projetos de edificação em todo o mundo.

Isto é, o maior objetivo da Jeddah Tower é ultrapassar o Burj Khalifa na lista dos mais altos. Localizado na cidade que lhe dá o nome, Jeddah, na Árabia Saudita, a construção deve ultrapassar 1.000 metros de altura.

No entanto, até o momento a Jeddah Tower conta com apenas 250 metros de altura, já que sua construção foi paralisada em decorrência da pandemia.

Suzhou Zhongnan Center

Mais um dos prédios mais altos do mundo em construção é o Suzhou Zhongnan Center. Com previsão para passar dos 720 metros de altura.

Contudo, a construção do Suzhou Zhongnan Center passou por alguns problemas com a mudança nas regras de construção na China, que baniu edifícios maiores do que 500 metros.

Contando atualmente com 499 metros, o projeto inicial era atingir o posto de segundo maior prédio do planeta.

Greenland Jinmao International Financial Center

Por fim, na lista dos mais altos em construção, temos o Greenland Jinmao International Financial Center. Também localizado na China, a construção que começou em 2019 promete entregar 499,8 metros e 102 andares até 2025.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse