Revista Portal Útil

A premissa para quem quer fazer ciência é fazer perguntas. E as crianças são ótimas nisso. Por estarem sempre observando o que acontece ao nosso redor, vivem questionando e criando brincadeiras.

Sendo assim, os fenômenos à nossa volta causam curiosidade, que é a principal característica de um cientista! 

Ou seja, toda criança possui grande potencial para gostar de ciências. Aquelas que não gostam, apenas não sabem que são pequenos cientistas da vida.

O que este artigo aborda:

Criança brincando com um microscópio
Criança brincando com um microscópio
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Relação entre a ciência e as crianças

Para ensinar uma criança, a experiência é a base para a fixação das informações e criação de entendimento. Além disso, na infância os olhos estão sempre atentos e a curiosidade sempre aguçada para descobrir os “porquês” e os “comos” da vida.

O ímpeto de colocar as mãos para tocar, sentir e cheirar os objetos é o que determina a relação entre as crianças e a ciência fazer tanto sentido.  

Estão sempre experienciando situações, testando possibilidades e assim, descobrindo o espaço onde vivem, o corpo que habitam e o mundo em que estão.

Brinquedos educativos que incentivam o gosto por ciências

É possível encontrar brinquedos com viés educativo e voltados ao tema ciências. Esses brinquedos possuem uma categoria específica, chamada de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 

Sendo assim, tanto para crianças que já gostam do tema, como para pais que querem incentivar os filhos a se aproximarem do tema, essas são ótimas opções.

Esses brinquedos apresentam opções de kits que trazem às crianças noções de vocabulário científico e introduzem a sustentabilidade ambiental e a energia limpa. Além disso, existem diversos outros temas em expansão da ciência abordados nos brinquedos STEM, e que possuem grande relevância na vida prática. 

O mais legal é que trazem lições que se concentram em temas como as leis do movimento, por exemplo, e empregam o conceito de ciência física. Dessa forma, as crianças podem aplicar no brinquedo o que aprenderam a construir.

Opções de brinquedos e brincadeiras

Agora, veja algumas ideias de atividades educativas para crianças que você precisa conhecer.

Kit Astronomia

É um kit ciências inspirado na metodologia STEM, que integra conteúdo didático e muita diversão. Além disso, ensina conceitos relacionados à Astronomia por meio de atividades simples e criativas. 

Visita ao planetário

Se não tem luneta, vai de planetário! É possível fazer um ótimo passeio para envolver as crianças com o tema!

Kit Laboratório

Para crianças maiores de 10 anos que adoram experimentos e ciência, esse kit é uma grande oportunidade de criar experiências divertidas e guiadas pelo jogo.

Kit Vulcão

É possível construir um vulcão com o kit que vem com o molde e gesso incluídos. A criança pode pintar e decorar o  vulcão com lava e paisagens. Além disso, com vinagre e bicarbonato de sódio na “cratera” consegue realizar uma erupção incrível para marcar o experimento. 

Desafio do ar

Encher uma bacia de água, colocar uma garrafa pet pequena dentro até afundar e usar o canudo para resolver a questão. O desafio é tirar a garrafa pet da água sem usar as mãos. É possível lançar a proposta para que a criança possa pensar um pouco. 

Para retirar a garrafa do fundo, basta colocar o canudo na boca da garrafa enquanto está dentro da bacia e começar a soprar. Como a teoria de “dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço” propõem, enquanto o ar entrar, a água sairá e a garrafa começará a flutuar.

Desafio da água

Para esse desafio, serão necessários 2 copos descartáveis, fita adesiva e água. Para começar, deve-se cortar um pedaço de barbante e fixar no copo usando a fita na parte interior (pode ser na lateral ou no fundo).

Neste caso o tamanho do barbante não importa, mas pode ser de meio metro para os menores, e ainda mais comprido para os maiores. 

Encha um dos copos com água e em seguida molhe o barbante (se preferir pode molhar antes). Enquanto a criança segura o copo vazio, o pai ou cuidador vai virar o outro esticando o cordão na diagonal e mirando na saída da água pelo barbante.

É possível que as primeiras tentativas não deem certo. No entanto, essa é a graça da ciência e das brincadeiras que a envolvem: a tentativa e o erro.

Nesta brincadeira existem duas forças físicas, propriedades da água, atuando. Ao molhar o barbante, a adesão — que faz a água grudar — é causada. E o que mantém todas as moléculas de água unidas ao passar pelo barbante é a coesão.

Conclusão

E aí, gostou das opções de brinquedos e brincadeiras da Revista Portal Útil para crianças que gostam de ciências? Uma dessas opções com certeza trarão ótimas experiências para os pequenos!

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