Revista Portal Útil

Com certeza você já viu o alumínio composto sendo utilizado em fachadas comerciais, painéis publicitários, totens, peças de decoração, comunicação visual, entre outros locais. 

O aluminium composite material, ou ACM – como é mais conhecido – é fabricado a partir da junção de uma chapa de polietileno revestida por duas de alumínio, com pintura externa em poliéster, que confere aspecto brilhante e cores vivas ao material. 

Por sua constituição, o alumínio composto é um leve, porém também forte e resistente, o que faz com que possa ser empregado tanto em estruturas internas, quanto em locais externos e expostos a agentes climáticos e poluentes.  

Mesmo quando tem contato com intempéries como sol forte, vento, chuvas e maresia, o ACM tem a capacidade de manter suas características originais, sem perder o brilho, a cor e a robustez. 

As chapas de alumínio composto também resistem a algum nível de impacto e, por isso, ajudam até mesmo a proteger as superfícies nas quais estão instaladas desses fatores prejudiciais. 

Além dessas, existem inúmeras outras vantagens na utilização do ACM e você confere tudo que precisa saber sobre esse material a seguir. Acompanhe!

O que este artigo aborda:

Fachada de uma loja em ACM
Fachada de uma loja em ACM
Pin It

Onde utilizar chapas de ACM?

Por ser um material versátil, o ACM é empregado em diversas aplicações, sendo a mais comum delas em fachadas de lojas, indústrias, galpões, escolas, hospitais, bancos e outros estabelecimentos com caráter comercial. 

Além desse uso, o ACM pode ser empregado na montagem de divisórias, testeiras de postos de gasolina, luminosos, mobiliários, sinalizações comerciais e industriais, revestimentos de baú de caminhão, entre outros. 

Para aumentar a gama de aplicações do alumínio composto, é possível cortar e moldar o material em diferentes formatos, o que permite a montagem de estruturas ainda mais criativas, ideal para estabelecimentos comerciais que desejam chamar a atenção de potenciais clientes. 

Como é a instalação das chapas de ACM?

A instalação de chapas de ACM é bastante simples, prática, rápida e limpa, podendo ser iniciada e finalizada no mesmo dia. 

É necessário contar com o auxílio de um profissional capacitado, responsável por montar a estrutura da maneira mais adequada e correta possível.

O primeiro passo da instalação é o nivelamento, para um encaixe correto das placas, sem vãos ou desníveis que comprometam o resultado final. 

Após isso, ocorre a montagem das estruturas auxiliares em alumínio, que são fixadas com chumbadores e parafusos, local no qual as placas de ACM serão coladas. 

Antes da colagem, as chapas devem ser limpas com álcool isopropílico, para que haja uma boa aderência das fitas colantes.

Depois da limpeza, é aplicado um produto para aumentar ainda mais a força da cola da fita dupla-face que será utilizada para a fixação da placa na estrutura metálica auxiliar. 

Então, o montador deve remover a fita de proteção dos adesivos e posicionar a placa de ACM no local da instalação, sempre seguindo as setas que indicam o sentido correto do material, pressionando a chapa para uma melhor fixação. 

Por fim, é necessário vedar as juntas de dilatação, que são os espaços entre uma placa e outra, utilizando silicone. Esse processo ajuda a garantir um melhor acabamento e maior vida útil do produto. 

Finalizada a montagem, é retirado o filme de proteção que envolve as chapas e, então, é só apreciar o resultado final.

Vantagens do ACM

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o material, vamos falar sobre as vantagens que o alumínio composto pode trazer para seu dia a dia. A lista é grande, veja só:

  • Ótimo custo benefício: além do bom valor na aquisição e montagem, o ACM oferece baixa manutenção e, se bem cuidado, pode durar até 30 anos. Com isso, o custo com substituição de placas e reformas também é eliminado, resultando em um ótimo custo benefício no longo prazo;
  • Isolamento térmico e acústico: as três placas que compõem o material impedem que tanto o calor, quanto o frio, bem como sons altos penetrem o local onde as chapas são instaladas, aumentando o conforto interno, ao mesmo tempo em que embelezam o exterior; 
  • Ótima opção para instalação litorânea: por interagir bem com intempéries, incluindo a maresia, o ACM conserva sua beleza e características originais mesmo quando utilizado no litoral, onde outras soluções, como pinturas, por exemplo, podem não se adaptar tão bem;
  • Material sustentável: a durabilidade do ACM contribui para a redução de resíduos produzidos pelo homem, o que tem impacto altamente positivo no meio ambiente. 

Além disso, o ACM é 100% reciclável e bloqueia os raios solares, ajudando na redução do uso de aparelhos de ar condicionado.

Com isso, o uso da energia elétrica também é reduzido, o que diminui a emissão de poluentes na atmosfera e ajuda na preservação de recursos naturais.

Depois dessas informações, fica fácil entender por que o uso do ACM vale a pena, não é mesmo?

Para saber mais e entender como o material pode ser utilizado em seu projeto, procure por um distribuidor de confiança e tire suas dúvidas. Com certeza, você não irá se arrepender ao optar por essa ótima solução!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse