Revista Portal Útil

Quando o assunto são crianças e bebês, todo o cuidado é pouco. Todos os anos, muitas crianças sofrem acidentes domésticos, e isso ocorre principalmente porque, nessa idade, elas não têm a total noção do perigo, e casas mal preparadas podem ser um convite para que as travessuras e os aprendizados típicos dessa idade se tornem acidentes mais graves.

A prevenção é sempre o melhor caminho; uma supervisão atenta dos pais ou cuidadores, aliada a itens que fornecem mais segurança no ambiente doméstico, são o segredo para evitar que os pequeninos se machuquem. Por isso, a Revista Portal Útil separou alguns itens essenciais para manter os bebês mais seguros.

O que este artigo aborda:

Bebe em um berço
Bebe em um berço
Pin It

1. Portões com grade de segurança 

Quedas são um dos acidentes mais frequentes com crianças, e casas que possuem escadas precisam de portões de segurança, para evitar que principalmente bebês, quando começam a engatinhar, tenham acesso a elas. Os portões com grades de segurança vão evitar que elas caiam de escadas, e ainda podem ser utilizados para bloquear a passagem para certos cômodos da casa, como a cozinha e o banheiro, onde existem muitos itens perigosos.

2. Grades nas janelas

Outro item de extrema importância são grades que impeçam a criança de cair de uma janela, principalmente em casas como sobrados ou apartamentos. Este tipo de acidente pode ter consequências muito graves, por isso a instalação desse equipamento se faz necessária para a segurança das crianças. Outra dica é sempre evitar colocar móveis ou objetos nos quais elas possam subir e ter acesso à janela.

3. Protetor de tomada

Bebês e crianças pequenas são muito curiosas e gostam de explorar todo o ambiente, e as tomadas normalmente ficam em locais baixos e de fácil acesso, o que as tornam muito perigosas. Choques elétricos podem ser muito graves; para isso, um protetor de tomada bem fixado é muito eficiente, pois evita que eles coloquem o dedo ou algum objeto dentro delas.

4. Travas para gavetas

Gavetas também costumam ser muito atrativas para bebês e crianças, e na primeira oportunidade, elas irão abri-las. Para evitar que se machuquem ou peguem algum item dentro da gaveta que possa apresentar riscos, pode-se usar travas, para evitar que a gaveta seja aberta facilmente.

5. Tapete antiderrapante

O banheiro costuma ser muito perigoso para crianças que estão começando a andar, e a hora do banho é onde muitas quedas acontecem, devido ao piso molhado ser bastante escorregadio. Tapetes antiderrapantes ajudam que bebês e crianças tenham mais firmeza e evitam que escorreguem, podendo se machucar. 

6. Protetor de quinas

Na fase em que aprendem a andar, os bebês não costumam ter muita noção de espaço, por isso é comum que trombem com objetos pela casa. Quinas de mesas de jantar, mesas de cabeceira, camas, entre outras, podem ser bem perigosas, por serem pontiagudas. Protetores de quinas ajudam para que esse tipo de acidente não ocorra com facilidade.

7. Tela para berço

Mosquitos e outros insetos são muito comuns em dias quentes em determinados lugares, e podem picar o bebê ou a criança enquanto elas dormem. Telas para berços previnem esse tipo de situação, que, além de tudo, pode trazer o risco de doenças transmitidas por esses insetos.

8. Cercadinho

O cercadinho é um item ideal para quando estamos ocupados fazendo comida, trabalhando ou mesmo assistindo à televisão e precisamos deixar o bebê em um lugar seguro, onde possamos monitorá-lo. O cercadinho evita que a criança saia andando ou engatinhando pela casa sem supervisão, e ajuda a evitar muitos acidentes domésticos. Colocar o bebê com seus brinquedos favoritos dentro do cercadinho irá deixá-lo entretido nesse período.

9. Tapete emborrachado 

Tapetes emborrachados de EVA também são itens que ajudam a evitar que bebês se machuquem nas quedas, que são muito frequentes quando estão aprendendo a andar, pois ainda não possuem força e equilíbrio suficientes. O ideal é separar um ambiente da casa e revesti-lo com o tapete emborrachado, para que naquele espaço o bebê possa dar seus primeiros passos com segurança. Também é muito útil para crianças que já andam e precisam de um lugar seguro para brincar.

10. Babá eletrônica

A babá eletrônica é um excelente aliado para o monitoramento dos bebês quando eles dormem em um quarto de bebê separado dos pais. Ela permite monitoramento em tempo real, e alguns modelos possuem câmera com visão noturna, para que o monitoramento possa ser feito em ambientes com baixa iluminação, trazendo mais tranquilidade para os pais na hora do sono.

11. Andador

Talvez, um dos itens mais indispensáveis quando se trata dos primeiros passos de um bebê seja o andador. Ter um andador de bebê irá ajudar ele a dar seus primeiros passos com muito mais segurança, além de auxiliar que tenha a coordenação motora necessária para começar a caminhar sozinho. Normalmente, bebês que utilizam andadores começam a andar com mais facilidade; além disso, são ótimos para exercitá-los.

Além dos itens de segurança que auxiliam nos cuidados com os bebês e com as crianças pequenas, é sempre importante ter o máximo de atenção nessa fase da vida, pois a curiosidade e a vontade de aprender e explorar os ambientes são muito comuns, e podem colocar os pequenos em risco.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

Marido infeliz no casamento? Veja o que fazer

pergunta convidamos quem entende tudo sobre relacionamentos amorosos, Maicon Paiva, o fundador do Espaço Recomeçar. Todo casamento traz a esperança de que o casal seja feliz e que estejam unidos […]

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse