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Aumentar o faturamento da empresa nem sempre é fácil. Afinal de contas, muitas vezes o aumento está relacionado com a criação de novos produtos e serviços. No entanto, em outros casos, esse aumento pode estar relacionado com coisas mais simples, como ajustes em contratos ou novos recursos no produto.

Por isso, neste artigo da Revista Portal Útil, saiba mais sobre como você pode aumentar o faturamento da empresa e como entender de onde a sua empresa está ganhando dinheiro.

O que este artigo aborda:

Desenho de uma fatura sendo paga
Desenho de uma fatura sendo paga
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Como calcular o faturamento da empresa?

Para calcular o faturamento da empresa você não precisa ir muito longe. Afinal, esse cálculo é o mais simples de todos, já que você só precisa somar tudo o que a empresa recebeu de dinheiro a partir da venda de produtos ou serviços.

Assim sendo, o cálculo do faturamento da empresa está relacionado, muitas vezes, ao ano de atividade. Mas também pode ser calculado mensalmente, diariamente e até por hora! Afinal, é só fazer as devidas divisões e multiplicações.

Lembre-se que o cálculo do faturamento da empresa não é o lucro dela. Logo, o dinheiro que a empresa recebe mensalmente não reflete necessariamente no quanto ela lucra. Mas sim, reflete o resultado financeiro bruto.

Como aumentar o faturamento da empresa?

Segundo a empresa Agenda Consulta, aumentar o faturamento é algo que pode ser feito de várias maneiras. No entanto, é preciso tomar cuidado para que não haja um desalinhamento de estratégias. Afinal, muitas vezes é preciso trabalhar e oferecer outros produtos e serviços para aumentar o faturamento mensal e anual.

Veja algumas ideias:

  • Renegociação de contratos;
  • Cobranças que ficaram pra trás;
  • Inserção de novos produtos aproveitando a estrutura;
  • Remodelação do produto;
  • Abertura de novos mercados e nichos;
  • Aquisição de alguma empresa concorrente.

A seguir, entenda mais sobre essas ideias.

Renegociação de contratos

Uma das formas mais interessantes, rápidas e automáticas de aumentar o faturamento de uma empresa, é aumentar o valor dos contratos. É claro que, para aumentar um contrato, é preciso negociá-lo. Por isso, delegar a sua melhor equipe de negociação para essa atividade é o que fará a sua empresa ter um melhor resultado financeiro.

No entanto, para aumentar o contrato, é preciso oferecer mais atributos, produtos e serviços. Caso contrário, será mais difícil conquistar o aumento.

Além disso, você também pode criar cláusulas com aumentos automáticos ou mesmo previstos de tempos em tempos. Isso fará o faturamento aumentar no piloto automático, em alguns casos.

Cobranças que ficaram pra trás

Outra maneira de aumentar o faturamento da sua empresa é considerar fazer as cobranças que ficaram para trás. Muitas empresas são credoras de valores que dariam um grande respiro para as operações. Logo, conseguir uma equipe que se responsabilize por essas cobranças pode ser uma ótima maneira de aumentar o faturamento.

Muitas vezes será necessário delegar uma equipe judicial para conseguir cobrar determinados clientes. Ter uma equipe jurídica, nesse caso, é muito mais promissor do que tentar reinventar a roda ou trabalhar mais horas por dia. Afinal, se há crédito a ser conquistado de contratos antigos, trabalhar para alcançá-lo é importante.

Inserção de novos produtos aproveitando a estrutura 

Se você já tem uma estrutura produtiva com produtos de alta qualidade e que já resolvem um problema, saiba que pode haver ainda muito potencial a ser explorado. Isto é, você pode aproveitar a mesma estrutura para conquistar mais clientes e melhorar o seu produto de maneira exponencial.

Por exemplo, se você produz um software ou mesmo algum produto agrícola, sempre há margem para encontrar uma nova forma de monetizar um recurso ou mesmo alguma sobra da produção.

Empresas de tecido, por exemplo, podem vender retalhos para quem precisa desse tipo de material. Empresas de software podem implementar um novo recurso e assim criar um plano extra com valor agregado maior.

Remodelação do produto

Remodelar o produto nem sempre é o caso, mas muitas vezes pode ajudar a empresa a faturar muito mais. Por exemplo, se há determinados recursos em um produto e você cria recursos adicionais, pode-se cobrar um valor extra por aquilo.

Isto é, muitas vezes o aumento do faturamento não precisa estar relacionado a uma invenção do zero. Mas sim, uma otimização do que já existe.

Abertura de novos mercados e nichos

Os novos mercados e novos nichos podem ser, definitivamente, a sua passagem para um faturamento maior. Esse tipo de situação é muito comum para empresas de sistemas, que vendem para determinado nicho e percebem que outro nicho também pode aproveitar os mesmos recursos. Basta ajustar os anúncios e pronto: novos potenciais clientes podem comprar!

Aquisição de alguma empresa concorrente

E por fim, outra maneira rápida de aumentar o faturamento e conquistar mais mercado, é comprar a empresa concorrente. Seja para incorporar um mercado específico ou para incorporar determinado recurso que a outra empresa oferece.

As aquisições, inclusive, fazem parte do processo de crescimento de muitas empresas.

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