Revista Portal Útil

Vários brasileiros conquistaram títulos nas principais ligas europeias, com destaque para Marquinhos e Lucas Beraldo (PSG), Militão, Vinicius e Rodrygo (Real Madrid). Brasileiros também brilharam em copas europeias, como Rafael Tolói e Éderson (Atalanta na Liga Europa), Éder Militão, Vinicius e Rodrygo (Real Madrid na Liga dos Campeões) e Erik e Jonas Santos (Al-Ain FC na Liga dos Campeões da Ásia). O sucesso dos brasileiros no exterior em 2024 confirma a tendência de exportação de talentos e a busca de jogadores brasileiros por clubes estrangeiros.

 Footy Accumulators, site especializado em bônus de inscrição e premiações de apostas esportivas, realizou um estudo para conhecer quais jogadores de futebol brasileiros conquistaram troféus no exterior em 2024.

O futebol brasileiro é reconhecido mundialmente por sua habilidade, técnica e fome de vitória. Não é surpresa, portanto, que jogadores do país estejam constantemente exportando seu talento para os principais campeonatos do mundo. 2024 não foi diferente, e presenciamos diversos craques levantando taças em solo estrangeiro. Este artigo analisa os jogadores brasileiros que mais se destacaram ao conquistar títulos nas ligas mais relevantes do planeta.

É importante ressaltar que o estudo considerou apenas os campeonatos finalizados em 2024 e levou em conta as principais ligas nacionais e copas domésticas.

O que este artigo aborda:

Brasileiros conquistadores: Um panorama dos craques que brilharam fora do Brasil em 2024
Brasileiros conquistadores: Um panorama dos craques que brilharam fora do Brasil em 2024
Pin It

Europa: Domínio Verde e Amarelo

A Europa, como era de se esperar, foi o continente com a maior concentração de brasileiros campeões. Na França, o poderoso PSG, embalado por uma defesa sólida, viu a dupla Marquinhos e Lucas Beraldo erguer tanto a Ligue 1 quanto a Copa da França. Na Espanha, o protagonismo ficou por conta do Real Madrid, onde Éder Militão, Vinicius Junior e Rodrygo celebraram a conquista da La Liga.

A Itália também viu brasileiros levantando canecos. A Juventus, com um quarteto defensivo brasileiro de peso formado por Bremer, Danilo e Alex Sandro, conquistou a Coppa Italia. Já na Serie A, o título ficou com a Inter de Milão, que teve a contribuição de Carlos Augusto.

Portugal foi palco de um duelo brasileiro na final da Taça de Portugal. De um lado, o FC Porto, que contou com um time recheado de talento nacional: Samuel Portugal, Otávio, o veterano Pepe, Wendell, Pepê, Galeno e Evanilson. Do outro, o Sporting Lisboa, que teve a tríplice de jovens promessas formada por Rafel Pontelo, João Muniz e Matheus Reis. Ao final, levou a melhor o Porto. Na liga portuguesa, o Sporting deu o troco e sagrou-se campeão nacional.

Seguindo para a Holanda, o PSV Eindhoven, liderado pelo trio defensivo André Ramalho e Mauro Júnior, conquistou o Campeonato Holandês. Já na Copa da Holanda, o Feyenoord, com o atacante Igor Paixão em boa fase, levou a taça.

A Áustria e a Grécia também tiveram seus times campeões com a presença de brasileiros. Na Áustria, o Red Bull Salzburg, que contou com o experiente volante Fernando, conquistou a Bundesliga. Já na Grécia, o Panathinaikos, que teve o trio Vitor Hugo, Willian Arão e Bernard, faturou a Copa da Grécia. O PAOK Salônica, por sua vez, garantiu o título do Campeonato Grego com a dupla de atacantes Marcos Antônio e Taison.

Destaques pontuais e surpresas

Nem todas as ligas tiveram brasileiros como protagonistas absolutos, mas alguns nomes merecem destaque. Na Alemanha, o jovem volante Arthur foi peça importante na conquista da dupla coroa pelo Bayer Leverkusen (Copa da Alemanha e Bundesliga).  Na Bulgária, o Ludogorets Razgrad dominou o cenário nacional com o quinteto brasileiro formado por Pedro Naressi, Raí Nascimento, Caio Vidal, Rick e Rwan Seco, conquistando tanto a Copa da Bulgária quanto a Primeira Liga Búlgara.

Na Irlanda, o experiente goleiro Marcelo Pitaluga conquistou a Premier Division irlandesa com o St. Patrick’s Athletic.  Na Turquia, o Galatasaray, que teve a dupla ofensiva Tetê e Carlos Vinícius, sagrou-se campeão do Campeonato Turco.

Brasileiros conquistadores: Um panorama dos craques que brilharam fora do Brasil em 2024

Brasileiros brilham também nas copas internacionais europeias

Brasileiros conquistadores: Um panorama dos craques que brilharam fora do Brasil em 2024

O sucesso dos brasileiros não se limitou às ligas nacionais. Na Europa League, a Atalanta, campeã da competição, contou com a dupla Rafael Tolói e Éderson em sua defesa sólida. Já na Champions League, o Real Madrid, que derrotou na final contra o Borussia Dortmund no último sábado, possui em seu elenco os brasileiros Éder Militão, Vinicius Junior e Rodrygo.

A final da Copa dos Campeões da CONCACAF ficou nas mãos do Pachuca, que venceu o Columbus Crew na final. Porém, nenhuma das equipes finalistas contava com jogadores brasileiros. No Campeonato Africano de Clubes, o Al Ahly conquistou o título, mas não possui jogadores brasileiros em seu elenco. Por fim, na Champions League da Ásia, o Al-Ain FC, campeão da competição, teve a participação dos brasileiros Erik e Jonas Santos., e nenhuma das equipes finalistas contava com jogadores brasileiros. No Campeonato Africano de Clubes, o Al Ahly conquistou o título, mas não possui jogadores brasileiros em seu elenco. Por fim, na Champions League da Ásiao Al-Ain FC, campeão da competição, teve a participação dos brasileiros Erik e Jonas Santos.

A presença de brasileiros em finais e conquistas de copas internacionais europeias demonstra a força e o reconhecimento do futebol brasileiro no cenário mundial. A cada ano, mais jogadores do país se destacam e contribuem para o sucesso de seus times em competições de alto nível.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse