Revista Portal Útil

Todo gamer ou aquelas pessoas que desejam começar a se aventurar pelos mais variados jogos procuram comprar um videogame. Afinal, todos desejam jogar seus títulos com qualidade gráfica e resolução, além de ter uma imersão incrível com seu som, não é mesmo?

Escolher um videogame, especialmente nessa nova geração de consoles, não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, diante de várias opções e especificações, é necessário pesquisar bem para saber comprar um videogame que te proporciona experiência única ao jogador.

Atualmente, há diversos consoles de videogame disponíveis para todos os gostos: há aqueles que são portáteis e contêm os jogos mais clássicos, ou aqueles que possuem realidade virtual embutida, assim como os consoles de mesa.

Assim, saber comprar um videogame que se adequa ao seu perfil de jogador é o primeiro passo para uma boa escolha.

Que tal saber as principais dicas de qual melhor videogame para comprar? Interessado? Venha e saiba mais sobre os principais modelos disponíveis no mercado!

O que este artigo aborda:

Como comprar um videogame? 8 dicas
Como comprar um videogame? 8 dicas
Pin It

Qual melhor videogame para comprar?

A atual geração de consoles se prova como um grande trunfo, afinal, ela continua surpreendendo mesmo após três longos anos presentes no mercado. Inclusive, já conseguimos ver que a geração anterior, que se iniciou lá pro final de 2013, se mostra ultrapassada diante das novas tecnologias gráficas e sonoras.

A geração anterior é considerada uma das mais duradouras de todos os tempos. Afinal, ela atualizou seus modelos para acompanhar as atualizações nas placas gráficas e nos processadores dos computadores, como: o PS4 Pro e o Xbox One X.

Com isso, você poderá tomar uma decisão sobre qual videogame comprar, considerando os principais modelos de consoles da geração atual:

  • Xbox Series X: com SSD, imagem em 4k, tecnologia de Ray Tracing e gráficos com processamento até então superiores aos consoles da Sony. A máquina da Microsoft é considerada um dos pilares da empresa;
  • Xbox Series S: já o Series S tem uma proposta diferente da do Playstation 5 e do Series X, sendo um console com maior custo-benefício, sem todo o poder dos demais. Ou seja, com imagens em resolução de 1080p e processamento gráfico inferior, seu custo cabe em todos os bolsos e introduz os jogadores ao que há de melhor da nova geração;
  • PS5: O novo console da Sony, o Playstation 5, torna os gráficos mais fluidos em seu processamento, também em 4k. Além disso, a empresa promete chegar até aos 8k e apresenta a tecnologia de Ray Tracing, presente também nos aparelhos da Microsoft;
  • Nintendo Switch: A grande novidade da empresa japonesa, o Switch é um console tanto de mesa quanto portátil. Os únicos pontos que atraem são seus exclusivos, como os jogos do Mario, Zelda e Pokémon, uma vez que o console ainda pertence à antiga geração e apresenta preços elevados em seus títulos.

Cada console tem suas peculiaridades e funcionalidades específicas. Por isso, é imprescindível conferir a seção com os melhores consoles de videogame para entender os avanços desse universo e encontrar a opção perfeita para o seu perfil.

Dicas para comprar um videogame

Qual videogame comprar?
Foto: Pexels

Pois bem, diante de tantas opções no mercado, comprar um videogame pode ser uma tarefa difícil. Entretanto, há vários pontos e fatores que devem ser levados em consideração para facilitar essa decisão.

Atualmente, os consoles deram um grande salto quando comparados com a geração antecessora, tanto em questões de armazenamento mais rápido no SSD quanto, também, em seu processamento gráfico.

Poucas são as diferenças entre os modelos de videogame, porém, cada um apresenta benefícios e pontos negativos quando são comparados lado a lado. Os novos consoles, certamente, ainda serão utilizados por muitos anos. Especialmente, por seu desempenho se equiparar ao dos computadores.

Assim, teremos atualizações ao longo dos anos tal como aconteceu na geração anterior, porém podemos esperar que as tendências sejam rodar os jogos cada vez mais leves e lisos.

Escolher o console de videogame é uma decisão séria, pois se trata de um investimento a longo prazo. Para isso, há fatores que podemos considerar como:

1. Identifique seu perfil

O primeiro ponto é identificar qual é o tipo de jogo que faz o seu perfil. Você é um jogador que prefere desempenho, não se importa com a qualidade gráfica ou é apaixonado pelos exclusivos da Nintendo?

Deseja jogos com mais história ou algo mais casual? Tudo isso deve ser levado em conta visando o desempenho do console e seus títulos exclusivos.

2. Saiba o quanto você pode pagar

Outro ponto importante é saber se o console cabe no seu bolso. O Xbox Series S, por exemplo, é um pouco limitado em sua questão gráfica, mas oferece quase tudo o que o Series X pode oferecer, sendo um excelente custo-benefício e uma boa porta de entrada para acompanhar os títulos dessa nova geração.

3. Confira as configurações técnicas

Processamento gráfico, qualidade de imagem em 4K, armazenamento em SSD e possibilidade de se jogar mídia física são pontos que devem ser pautados também. E tudo isso se encaixa no seu perfil de jogador: se você deseja mais desempenho, vale um console que tenha configurações adequadas, e por aí vai.

4. Verifique os recursos dos controles

Qual melhor videogame para comprar?
Foto: Pexels

acessibilidade do joystick também é importante, especialmente para quem precisa desses recursos bônus. Atualmente, a Microsoft lançou o ‘Adaptive Controller’, um controle que pode ser adaptado para atender a todos os públicos de gamers. Saber se há esses dispositivos de adaptação é fundamental, caso haja necessidade de utilizá-los.

5. Cheque os jogos exclusivos

Os jogos exclusivos são outro ponto forte de cada console. Caso você goste de uma boa história, os consoles da Sony são excelentes opções por terem títulos como God of War, The Last of Us, Uncharted e Horizon, com tramas imperdíveis.

Entretanto, caso seu jogo seja mais casual, a Nintendo oferece The Legend of Zelda ou Mario para sua diversão. Tudo depende do seu perfil.

6. Verifique o armazenamento do aparelho

O armazenamento é de grande importância para qualquer console. Os modelos da nova geração apresentam SSD como armazenamento, garantindo um carregamento de jogo mais rápido. O tamanho do disco também é importante, uma vez que os jogos em mídia digital serão instalados nele.

7. Entenda a retrocompatibilidade dos modelos

Você sabia que é possível jogar os títulos da antiga geração nos novos também? Pois é! Entretanto, tudo depende da retro compatibilidade dos modelos. Por isso, se você tem o desejo de jogar novamente os clássicos ou conhecer um pouco mais sobre a história dos consoles, é uma boa verificar se há ou não essa disponibilidade.

8. Analise os serviços de assinatura

Atualmente, todos os modelos de console apresentam serviços de assinatura com jogos e benefícios para seus assinantes. A Microsoft conta com a Game Pass, enquanto a Sony com o PS Plus. Ver quais são seus benefícios também é um fator a ser levado em consideração na hora de escolher o modelo.

É importante avaliar os fatores e colocar tudo na ponta do lápis na hora de comprar um novo console e tudo isso deve ser levado em conta na hora de escolher o videogame.

Sendo assim, com essas dicas ficou mais fácil escolher o modelo, não é mesmo? Seja bem-vindo à nova geração e aproveite ao máximo do que os consoles têm a oferecer. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse