Revista Portal Útil

Gerenciar um laboratório de análises clínicas não é uma tarefa fácil, mas é importante para a nossa sociedade. A pandemia do novo coronavírus mostrou como é vital ter laboratórios bem equipados, com um bom ritmo de funcionamento e que consigam dar conta da demanda de trabalho e análise de exames, testes e outros elementos básicos para a população. 

E tudo isso só é possível se os líderes desses estabelecimentos souberem como gerenciar um laboratório de análises clínicas do jeito certo. Sem uma boa gestão, o laboratório perde produtividade, pode ficar com um gargalo por causa da ausência de insumos e ter outros problemas que vão aumentar o prazo para a entrega de exames e prejudicar os clientes que precisam daqueles resultados.

Quer aprender algumas dicas para gerenciar um laboratório de análises clínicas e aumentar a sua produtividade? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

O que este artigo aborda:

5 dicas para gerenciar um laboratório de análises clínicas
5 dicas para gerenciar um laboratório de análises clínicas
Pin It

5 dicas para gerenciar um laboratório de análises clínicas

Agora, separamos 5 dicas fundamentais para a sua gerência.

1. Digitalize tudo que for possível

O primeiro passo para poder gerenciar um laboratório de análises clínicas com produtividade e agilidade é digitalizar todos os processos possíveis dentro da sua empresa. Isso reduz erros, diminui o tempo necessário para cada tarefa e otimiza a comunicação interna para dar mais agilidade aos trabalhos.

É claro que nem tudo pode ser digitalizado dentro de um laboratório de análises, mas tudo que puder ser, deve ser. Isso também reduzirá custos para a sua empresa, pois as versões digitais são sempre mais baratas do que as físicas.

Dessa forma, sobram recursos para garantir insumos e outras necessidades que vão permitir ao laboratório trabalhar sem gargalos.

2. Revise os processos internos frequentemente

Além de digitalizar o seu trabalho, é vital que o gestor de um laboratório de análises clínicas também revise constantemente os processos internos do seu estabelecimento. 

A ideia é que essa revisão permita analisar e identificar as necessidades internas de otimização da empresa. Às vezes, por exemplo, o negócio perde muito tempo com o processamento de exames por causa de alguma tecnologia antiga ou excesso de passos desnecessários.

Assim, ao analisar e revisar os processos internos, trabalhando junto com os colaboradores, é possível identificar quais são os pontos que merecem otimização e, assim, ganhar tempo ao fazer um trabalho cada vez mais produtivo.

3. Se capacite para o trabalho

Se você ainda não fez um curso de análises clínicas gratuito, curso de gestão, curso de administração de hospitais e laboratórios e outros conteúdos do tipo, é hora de mudar para começar a focar em se capacitar mais para esse trabalho.

É vital que você se esforce para ter cada vez mais condições, conhecimentos e aprimoramentos para gerenciar um laboratório de análises clínicas. Isso significa, claro, entender mais e mais de administração, liderança e dominar métodos de trabalho, mas também de análises clínicas e compreender o que os seus liderados fazem internamente.

Ao saber como é o trabalho de um analista clínico, você pode entender melhor o que ele precisa para alcançar um bom resultado e ajudar o seu laboratório a ter um desempenho acima da média.

4. Invista em aperfeiçoamento para sua equipe

Se você precisa se aprimorar para ajudar a sua equipe a ser mais produtiva, é claro que os seus analistas e colaboradores também precisam de aprimoramento. Existem vários benefícios nisso.

O primeiro deles é o ganho técnico: quanto mais capacidade eles têm, melhor será o desempenho de trabalho. É, de certa forma, igual ao futebol: você pode até montar uma tática para favorecer um determinado jogador e ele vai performar bem. No entanto, se ele treinar mais e estiver melhor física e tecnicamente, então vai performar ainda melhor.

Além disso, ao ver que a empresa investe em sua capacitação, os colaboradores se sentirão mais motivados a seguir trabalhando internamente e produzindo mais.

5. Analise dados e corrija

Por fim, é vital compreender que o processo de otimização de um laboratório de análises clínicas é algo contínuo, permanente. Você precisa sempre analisar os dados, ver as KPIs e métricas e procurar por onde otimizá-las.

Há sempre uma ou outra coisa que poderia melhorar, um ou outro resultado que poderia ser 2%, 5% melhor. Há sempre o que fazer.

Portanto, crie o hábito de analisar KPIs e usar Business Intelligence para entender o estado atual da sua empresa e o que pode ser alterado para que o seu negócio possa alcançar resultados cada vez melhores.

Conclusão

Pronto! Essas são as principais dicas para criar uma base estrutural que permitirá a você gerenciar um laboratório de análises clínicas com mais produtividade. Lembre-se de que ter uma boa base de gestão permite estar na frente da maioria dos seus competidores. A partir disso, você pode alcançar resultados cada vez melhores com a capacitação da sua equipe e o foco na otimização com base em dados.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse