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Aqui você receberá atenção para ser orientado no marketing viral básico e de quebra daremos exemplo para você usar e aumentar suas chances de viralizar. Primeiramente, quando postamos ou compartilhamos nas mídias sociais, o intuito é se conectar com o maior número de pessoas possíveis, porém precisamos fazer essa abordagem do jeito certo. 

A seguir você saberá passo a passo como viralizar

O que este artigo aborda:

Marketing viral: o que é, como fazer e 8 dicas
Marketing viral: o que é, como fazer e 8 dicas
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O que é Marketing Viral?

É quando um conteúdo – post ou stories, alcança os interesses do público e posteriormente, são amplamente divulgados pelo mundo todo por compartilhamento. Então esse viral será espalhado de forma orgânica, conforme enviam imagens e vídeos dentro das mídias sociais. Mesmo que as campanhas de marketing viral também possam começar como conteúdo pago, o certo é utilizar tráfego orgânico. Portanto, a disseminação pode ser aprimorada por meio de sites de notícias e mídia, bem como por e-mail.

Como fazer o marketing viral?

Além de aumentar o alcance e o reconhecimento da marca, o ponto principal é o menor custo, ou seja, não precisa investir em tráfego pago. Entretanto, sabemos que o marketing viral é difícil, mas o ponto-chave é continuar produzindo e ajustando à medida que avança, verificando contas rivais e fazendo melhor que a concorrência, também é uma forma de estratégia.

Agora não sei se vocês conhecem, mas já ouviram falar em social media? Ou melhor, já se perguntaram, por que contratar uma social media?

O que é uma social media?

São profissionais que têm o conhecimento e habilidade para prestar serviço como autônomo, atuando como gerente de redes sociais para empresas.

O que faz uma social media?

É responsável pelo desenvolvimento das estratégias para criar relação de interação entre público e o perfil da rede social. Além disso, o social media é responsável por: 

  • acompanhamento de métricas
  • gestão de anúncios
  • elaboração de arte do post
  • gerenciamento de um calendário de conteúdo

Finalmente, a profissão do futuro está sendo do profissional social media, pois as empresas não tinham muitas opções para falar com seu cliente, a não ser TV, rádio ou jornais, inviável economicamente. Então o profissional entra para ajudar os pequenos empreendedores a estarem presentes nas mídias sociais.

8 dicas de como alcançar o marketing viral

Lembra que abordei sobre estudar a concorrência? Pois bem, o melhor recurso para lançar sua própria campanha é analisar as marcas que fizeram sucesso nas redes sociais. 

1. Como impulsionar seus anúncios

A Dove Real Beauty Sketches é um excelente exemplo para este assunto, porque é uma campanha compartilhada e discutida nas mídias sociais. Adivinha quanto tempo faz que foi lançada? Isso, 15 anos. A estratégia foi utilizar mulheres reais, não modelos! Isso se deu com uma pesquisa, onde apenas 2% tinham autoestima alta.

2. Objetivo da campanha

Temos que ter como objetivo inspirar nosso público e a marca de roupas esportiva da NIKE, soube aproveitar bem isso. Inseriram os melhores atletas na campanha e abordaram a superação de grandes dificuldades e expectativas da sociedade para alcançar suas metas.

Ainda tiveram a participação de Colin Kaepernick, jogador da NFL, falando sobre a injustiça racial.

3. CTAs nas campanhas

É importante que as CTAs estejam inseridas no anúncio, podemos encontrar isso na Associação de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), onde os participantes foram filmado jogando água gelada em suas cabeças e desafiaram as pessoas a fazer a mesma coisa com o fim de arrecadar dinheiro para doação.

4. Se liguem na atualidade

Para condenar o assédio sexual e a masculinidade tóxica, a empresa Gilette lançou um anúncio na esteira do movimento #MeToo que aborda o encorajamento dos pais a ensinar os filhos de uma maneira diferente, esse viral conquistou 4 milhões de visualizações em 48 horas.

5. Anúncio sobre Like a Girl

Este anúncio serve para demonstrar a utilização de compartilhamento estatístico de anúncios. Desta forma, o anúncio mostrava diversificadas opiniões de meninas sobre si mesmas durante a puberdade. Esse vídeo gerou 90 milhões de visualizações em 3 meses após o lançamento.

6. Música de fundo 

Em 2011, a Nissan lançou um marketing viral dos “pôneis malditos”, sendo um sucesso impressionante nas mídias sociais, despertando não apenas os risos, mas alavancou uma  venda de 81%.

7. Mexa no emocional

A campanha do Itaú sobre o bebê dando risada por um motivo simplório, para abordar sobre o fim do extrato mensal impresso. Foi realmente um viral na internet, essa campanha seguiu um roteiro simples, com baixo orçamento, transmissão da linguagem simples, gerando resultado viral, aceitação da informação e através das emoções gerou fixação do público.

8. Humor nas campanhas

Uma campanha que arranca nossas melhores risadas é com certeza sensacional, pois todo brasileiro ama um anúncio cômico, ainda mais abordando sobre os homens, de maneira descontraída.

Atente-se que no anúncio os homens são demonstrados como na realidade, mentindo para sair e se dar bem, sem a namorada e ainda fala sobre mulher não gostar de futebol, tornando tudo sentimental, cômico, a história é contada por 3º, alguns homens se identificam e inclui uma atitude comum no dia a dia.

Por fim, se você quer saber mais sobre o marketing viral, veja o vídeo do canal Viver de Blog.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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