Você sabia que o termo Black Friday surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos e no dia após a Ação de Graças? Naquela época eram comuns as partidas de futebol americano universitário. E, por isso, o trânsito ficava intenso e os policiais da região deram o nome de “Black Friday”.
Já os comerciantes, que podiam vender, desde prateleira de aço inox a roupas, contabilizavam os prejuízos com tinta vermelha e os lucros com tinta preta. Havia muitos desfiles e patrocínio pelas ruas e, não demorou para entenderem que o feriado atrairia os consumidores e, consequentemente, aumentaria os ganhos.
Nos Estados Unidos, não existe a “Black Fraude” e os descontos podem chegar a 90%. Tudo porque os estoques se renovam e ninguém quer deixar estoques antigos parados e ter prejuízo.
O que este artigo aborda:
Os números da Black Friday no Brasil
Não é só lá fora que o comércio se movimenta e, assim como uma ponte rolante, a época pode fazer você sair do ponto A para o ponto B com maior facilidade. E você ficará surpreso com estes números. Confira, logo abaixo!
- De 2018 a 2020, a média de movimentação foi de mais de R$ 4 bilhões no e-commerce;
- Os gastos médias em 2020 crescerem para R$ 652;
- Foram mais de 1,18 milhões de pedidos na quinta-feira (véspera);
- Os 6 milhões de pedidos gerados, superaram as expectativas e também o ano de 2029 em 15,5%;
- Os destaques foram para os nichos de cosmético e perfumaria;
- Propagandas enganosas foram os grandes vilões da Black Friday, com 5,6 mil reclamações no site Reclame Aqui.
Já os produtos mais comprados, foram:
36,50% – Celular/Smartphone
36,30% – Eletrodomésticos
29,30% – Televisores/Vídeo
24,10% – Informática/Tablets
22,40% – Móveis/Decoração
22,20% – Moda/Vestuário
21,30% – Eletroportáteis
Dicas para vender mais
Mesmo você, que faz AVCB Bombeiros, pode conquistar maior lucratividade em promoções e etc. Dentre as dicas primordiais, estão:
- Antecipação de algumas ofertas, ou seja, aquele chamado “esquenta” funciona e muito. Chamar a atenção dos clientes e futuros clientes é uma forma de potencializar as compras na data específica.
- Veja os valores médios dos produtos que você vende no mercado. Se estiver desproporcional, a tendência é que seu estoque permaneça quase inalterado. Subverta as expectativas e crie algo atrativo.
- Aumente seu estoque neste período para que não falte e não desagrade o cliente. Atendimento diferenciado e ágil também são fatores importantes.
- Utilize as redes sociais para engajar o público. Pode-se até contratar uma empresa que ficará responsável pelo setor. Cores chamativas, palavras que atraiam a atenção, imagens impactantes. Tudo serve para ‘fisgar’ o cliente numa hora dessas.
- Mesmo que o fluxo de pessoas seja grande, estar próximo daqueles que fecham as compras é imprescindível. Eles foram até sua loja, gastaram o dinheiro e, portanto, nada mais justo do que atenção e proximidade.
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