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Com todas as mudanças e inovações na era digital, para que um empreendedor possa se destacar no mercado, ele precisa acompanhar e se adaptar a todas elas.

Isso porque hoje, o mercado mudou, bem como as formas como os clientes se relacionam com as empresas. Tudo passou a ser feito pela internet.

Logo, quando o empreendedor não se adapta às novas tecnologias, ele acaba ficando para trás. Isso faz com que muitos empreendedores se perguntem: como divulgar meu negócio na internet?

Afinal, as redes sociais, sites e blogs se tornaram a principal vitrine para vender os produtos e serviços de uma empresa.

Se você também está se perguntando: como divulgar meu negócio na internet? Saiba que temos a resposta para essa e diversas outras dúvidas que os empreendedores possam ter na hora de migrar os seus produtos e serviços para o mundo digital.

Ainda que pareça algo extremamente complicado e de difícil acesso, saiba que a internet é um ambiente bastante democrático e simples de ser usado.

Basta um pouco de dedicação e você conseguirá divulgar o seu negócio nas redes. Pensando nisso, criamos este texto para falar um pouco mais sobre “como divulgar meu negócio na internet”.

Logo, se você tem interesse em ficar por dentro de todas essas informações, continue lendo este texto e descubra tudo que separamos.

O que este artigo aborda:

Tablet com o google aberto no navegador
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Defina a sua identidade na internet

O primeiro passo para que você consiga divulgar o seu negócio na internet é definir a identidade da sua empresa.

Essa identidade é definida em conformidade com o público alvo e o tipo de negócio do seu empreendimento.

Com isso, você pode adotar uma identidade mais profissional ou mais despojada e jovem, dependendo dos seus clientes e do perfil da sua empresa. Além do mais, também é importante criar uma identidade visual forte e marcante.

Através disso, você conseguirá mais visibilidade e reconhecimento por parte dos clientes, bem como tirar um diferencial em relação aos concorrentes. 

Crie conteúdos originais

Um erro muito comum que os empreendedores cometem na hora que migram o seu serviço para internet é copiar os conteúdos de outras páginas.

Ao invés disso, você deve fazer uma produção de conteúdo para redes sociais de forma original, evitando o plágio. Isso porque os posts para redes sociais devem conter a essência do seu negócio.

Logo, quando se copia o conteúdo de outras empresas, isso pode prejudicar a sua, pois, muitas vezes não está ligado a sua atividade.

Essa dica se aplica tanto para redes sociais quanto para sites e blogs presentes na internet. Você precisa ser criativo, planejar as faltas e os post, além de investir em conteúdos autorais próprios.

Com esse sentido, não vale copiar postagens, imagens e conteúdos de outras páginas. Tudo deve ser produzido com foto dela e com muita responsabilidade.

Esse conteúdo produzido precisa ser relevante e ter relação com público que acompanha as redes sociais da empresa.

Escolha a melhor rede para publicar o conteúdo

A Internet trouxe uma incrível variedade de redes sociais. Você pode usar o Instagram, Facebook, Tik Tok e muito mais. Com tantas opções fica difícil escolher. Mas sua empresa não precisa de um perfil.

O ideal é entender qual desses seus prospects e clientes atuais mais utilizam, e então colocar toda a sua energia nisso. Pesquisar personas vai te ajudar muito nessa tarefa.

Você também pode aproveitar e utilizar todos os recursos da plataforma escolhida, pois eles podem te ajudar a produzir seu conteúdo. 

No Instagram, por exemplo, o Stories pode ajudar a descobrir preocupações de clientes em potencial e existentes.

Você cria uma caixa de perguntas e depois faz um vídeo para responder a essas perguntas. O Reels, também dessa rede social, pode te ajudar na hora de criar vídeos curtos e divertidos acerca do seu negócio, e muito mais.

Hoje, estar em um ambiente virtual é mais do que uma tática eficaz de marketing é imprescindível para você fortalecer a sua marca.

Crie uma agenda para os posts

Pouco adianta criar uma página para sua empresa nas redes sociais e não produzir conteúdo relevante e de forma periódica.

Sendo assim, você precisa estabelecer uma agenda com as datas de todas as suas postagens, evitando criar um intervalo grande ou curto entre elas.

Isso porque, quando a empresa faz postagens a todo momento, isso faz com que seja gerado um desconforto no seguidores, assim como não irá dar tempo suficiente para que eles consumam o conteúdo postado.

Da mesma forma, postar na rede social com pouca frequência faz com que as pessoas esqueçam da sua página. Uma boa dica é que você faça pelo menos 3 postagens por semana, nos casos onde não há tempo suficiente para postar um conteúdo por dia.

Faça anúncios caprichados

Outra dica para quem busca uma resposta para a pergunta: como divulgar meu negócio na internet? Essa dica é fazer anúncios caprichados.

Os anúncios são uma das melhores estratégias de marketing digital para quem deseja alavancar as vendas.

Nesse caso, além de um conteúdo de qualidade, os anúncios também devem ser bem produzidos. Nesse caso, se você trabalha com uma loja de suplementos, é interessante fazer vídeos que falam sobre a importância da suplementação para uma boa qualidade de vida.

Logo, é interessante unir os benefícios do serviço ou produto que você vende com a qualidade de vida da pessoa/cliente em potencial.

Interação com os clientes 

Finalmente, último item da nossa lista de dicas de como divulgar meu negócio na internet e a interação com os clientes.

Isso porque, é de suma importância entender que as redes sociais são uma ferramenta para interação entre as pessoas.

Essa premissa vale também para lojas que pretendem divulgar os seus produtos. Nesse caso, você não deve focar apenas em divulgar aquilo que é vendido, mas também interagir com as pessoas interessadas, respondendo dúvidas e questionamentos.

Fazendo isso, além de aumentar a sua autoridade nas redes sociais, isso vai também fazer com que haja uma acréscimo no engajamento e consequentemente uma maior satisfação por parte dos interessados.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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