Revista Portal Útil

O mundo digital oferece diversas oportunidades de negócio para quem deseja ganhar dinheiro, seja por meio do comércio ou por prestação de serviço. Nesse sentido, mesmo se você não tiver muito expertise na área, existem meios testados e aprovados de como vender na internet para iniciantes e ainda assim obter sucesso.

O e-commerce, por exemplo, é um segmento que a cada dia que passa torna-se mais relevante no cenário econômico. 

Isso acontece porque os meios digitais favorecem bastante a disseminação do varejo por meio de redes sociais e marketplaces, além da expansão das negociações para além das barreiras geográficas.

Para se ter uma ideia, só no ano de 2021 o comércio virtual teve um aumento de 48,1% no faturamento, abocanhando assim uma fatia de 12% de todo o segmento varejista, segundo dados da Neotrust

O crescimento dessa tendência mostra como a internet abraçou e ofereceu a infraestrutura necessária para que novos comerciantes pudessem conquistar seu lugar ao sol. 

Diante disso, preparamos esse conteúdo com cinco dicas de como vender na internet para iniciantes. Essa é uma ótima oportunidade de aprender mais um pouco sobre esse ecossistema e botar os conhecimentos em prática. Confira!

O que este artigo aborda:

Loja online vista através de um computador
Loja online vista através de um computador
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Como vender na internet para iniciantes?

1. Defina um segmento de atuação

O primeiro passo do nosso guia de como vender na internet para iniciantes é identificar uma oportunidade de mercado, ou, em outras palavras, definir um segmento de atuação lucrativo.

Afinal, o que você pretende vender? Como funciona o mercado desse segmento do varejo? Ter todas essas informações à mão é importante para compreender:

  • Qual a estratégia e principal diferencial de seus concorrentes;
  • Se existe padrões e sazonalidades nesse mercado;
  • O potencial de crescimento e o que pode ser inovado.

A partir disso, o lojista iniciante terá mais autonomia para investir seu tempo e dinheiro no ramo escolhido com mais eficiência e confiança. 

Não importa se você vai vender artigos para pets, produtos de jardinagem, artesanato ou peças de vestuário: conheça bem a dinâmica de mercado para identificar brechas pelas quais sua loja terá mais destaque!

2. Estude seu público-alvo

Enquanto a transformação digital fez surgir inúmeras novas oportunidades para que comerciantes com pouco investimento conseguissem criar, divulgar e expandir seu negócio, nada mais natural que a concorrência também se tornasse mais acirrada. 

Dessa forma, com tantos empresas e produtos similares atuando em segmentos semelhantes, cada vez mais é necessário buscar inovação e recursos para aprimorar a experiência de comprar do cliente e fidelizá-lo a seu negócio.

Nesse sentido, conhecer seu público-alvo é fundamental! Afinal, sabendo identificar as principais necessidades, padrões de comportamento e perfil de consumo dos seus possíveis clientes, é possível pensar em produtos, atendimentos e canais de comunicação mais assertivos.

Portanto, uma das regras de ouro do nosso guia de como vender na internet para iniciantes é colocar o consumidor no centro de todas as suas estratégias. 

Pois recebendo um tratamento de primeira e recebendo um produto que dialogue com as suas dores, sua loja virtual conseguirá se posicionar de maneira relevante no mercado!

3. Conclua trâmites burocráticos

Se você pretende começar a vender na internet de maneira mais informal, esse tópico não será tão relevante assim. Afinal, comerciantes pessoas físicas não precisam se atentar a determinadas obrigações tributárias e legais que uma empresa com CNPJ.

Entretanto, se você tiver uma lojinha profissional para garantir seu ganha pão, é preciso ficar atento para seu enquadramento tributário e outras obrigações.

Se você tiver um faturamento médio anual inferior a R$ 130 mil, seu negócio será enquadrado como microempreendedor individual (MEI). Caso seja superior, a loja será enquadrada como micro ou pequena empresa. 

No site do SEBRAE você terá todas as informações pertinentes para cada caso.

4. Invista em uma ferramenta de e-commerce

A quarta dica do nosso guia é uma inovação dos últimos anos que promete ser um grande aliado para qualquer um que tenha uma loja online. Uma ferramenta de e-commerce é um recurso digital que te oferece toda uma infraestrutura virtual já pronta para que você possa gerenciar sua loja.

Com uma ferramenta dessas, você tem acesso a uma plataforma centralizada para controlar catálogo de produtos e todos os indicadores operacionais e comerciais.

Além disso, você também pode contar com recursos como:

  • vitrine virtual de sua mercadoria;
  • promoção da marca nas redes sociais e marketplaces.
  • parcerias logísticas para fretes e envios;
  • e muito mais! 

Portanto, essa tecnologia pode ser um aliado e tanto para que seu negócio ganhe eficiência, melhore a presença digital e venda mais.

5. Defina e execute um planejamento estratégico

Finalmente, tendo todo o conhecimento de mercado e público-alvo que você precisa, resolvido todas as formalizações burocráticas e contando com uma boa estrutura de e-commerce, você já está pronto para elaborar estratégias e colocar seus planos em prática.

Esteja presente nos canais de comunicação e vendas mais frequentados pelo seu público, resolva suas principais necessidades e monitore constantemente sua performance e resultados.

E aí, gostou das dicas de como vender produtos na internet para iniciantes? Para mais conteúdos de qualidade que nem esse, fique de olho nas atualizações do blog. Boas vendas e até a próxima!

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Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

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