Revista Portal Útil

Escrever um post de blog é uma habilidade importante para se ter no cenário digital de hoje. Para amadores e escritores solo, o blog pode ser uma boa maneira de compartilhar seus pensamentos e experiências.

Por outro lado, os profissionais podem usar os blogs como uma forma de aumentar o alcance do cliente e a geração de leads.

No entanto, é importante lembrar que o plágio é um dos maiores problemas com os quais as pessoas têm de lidar ao escrever um post de blog. O plágio não apenas desvaloriza seu trabalho, mas também pode levar a consequências legais.

Portanto, é essencial a detecção de plágio ao escrever uma postagem no blog. Neste artigo, discutiremos a importância de detectar o plágio e como detectá-lo. Vamos começar um por um:

O que este artigo aborda:

Qual a importância da detecção de plágio para blog?
Qual a importância da detecção de plágio para blog?
Pin It

Qual a importância da detecção de plágio?

Aqui estão alguns fatores que o ajudarão a avaliar a importância de verificar o plágio em seu trabalho.

Classificação e SERP

A classificação e a SERP são medidas importantes do sucesso e da visibilidade de um blog. O conteúdo que é apresentado no blog desempenha um papel significativo no ranking.

Infelizmente, o conteúdo plagiado pode criar sérios problemas com a classificação de um blog, pois o mecanismo de pesquisa pode penalizar o blog ou até mesmo removê-lo da SERP.

Como funciona?

Se você pegar o conteúdo de uma fonte existente e usá-la como está, sem qualquer tipo de alteração ou credenciamento, ele será reconhecido como plagiado pelo mecanismo de pesquisa. Como resultado, ele (o mecanismo de pesquisa) diminuirá a classificação do seu site.

As consequências de ter sua classificação rebaixada são diversas. Seu tráfego pode cair, o que pode levar a uma diminuição na receita.

Em 2023, esse é mais ou menos o principal motivo pelo qual é necessário usar a detecção de plágio em cada conteúdo que você escreve.

Sendo assim, como muitas marcas e empresas sobrevivem devido à sua presença online, qualquer coisa que a coloque em risco deve ser cuidada.

Protegendo seu blog contra ações legais

Proteger seu blog de ações legais é importante para garantir seu sucesso e longevidade. Conteúdo plagiado pode levar um blog a ser alvo de ação legal, pois copiar o conteúdo de outro sem sua permissão pode ser considerado uma violação de direitos autorais.

Por exemplo, se você postar um artigo que foi copiado de outro site sem permissão ou atribuição, o proprietário do site pode tomar medidas legais contra o blogueiro por violação de direitos autorais.

O Digital Millennium Copyright Act de 1998 é a principal lei nos Estados Unidos que rege a violação de direitos autorais na Internet. Ele protege os proprietários de direitos autorais e descreve as etapas que eles podem seguir para proteger seu trabalho.

Diferenciando seu blog dos outros

Diferenciar seu blog dos demais é fundamental para que ele se destaque e conquiste a atenção dos leitores. Se um visitante acessar seu site e descobrir que ele contém o mesmo conteúdo dos sites de 1º ou 2º lugar, ele não permanecerá em seu site nem planeja voltar.

De acordo com o pesquisar, mais de 25% dos pesquisadores clicam no primeiro resultado orgânico nas SERPs.

Estamos apontando isso simplesmente para destacar o fato de que há uma grande chance de que os visitantes do seu site já tenham visitado as páginas de melhor classificação antes de chegarem à sua. Obviamente, isso se aplica se você não estiver sentado no topo da classificação.

Por outro lado, se o conteúdo que você postar for exclusivo, os visitantes irão apreciá-lo. Você será capaz de construir seus leitores e também se destacar dos outros.

Mantendo a confiança ea lealdade do leitor

Outra razão pela qual você deve verificar se há plágio em seu conteúdo é manter a confiança de seus leitores e mantê-los fiéis à sua marca.

É difícil ganhar a confiança de seus leitores por meio de conteúdo de qualidade. Se o seu público souber que você está plagiando conteúdo de outras fontes, eles perderão a confiança em você. Seu tráfego diminuiria e sua marca começaria a retroceder.

Como a detecção de plágio funciona?

Quando se trata de detectar praticamente qualquer conteúdo por plágio, só há uma maneira de fazer isso. E isso é usar um detector de plágio online.

Encontrar manualmente o plágio pode ser um tanto possível se os documentos forem limitados. Por exemplo, se você precisa encontrar plágio em um artigo comparando-o com, digamos, 10 outros documentos, isso pode ser feito mesmo sem a ajuda de uma ferramenta.

Mas hoje em dia, especialmente no contexto de SEO, o plágio deve ser verificado em bilhões de fontes online existentes. É por isso que as ferramentas são usadas.

As ferramentas típicas de detecção de plágio são feitas essencialmente para rastrear toda a Internet para verificar recursos como:

  • Páginas web;
  • Bibliotecas online;
  • E-books;
  • Arquivos acadêmicos.

Existem alguns detectores de plágio que você pode encontrar na web. No entanto, usar qualquer plágio aleatório não é confiável nem aconselhável. Você deve ter cuidado ao escolher um detector de plágio preciso e conhecido.

Aqui estão algumas boas opções com as quais você pode começar:

  1. Editpad;
  2. Turnitin;
  3. Check-Plagiarism.

Recomendamos essas três ferramentas devido à sua precisão e facilidade de uso. Destes três, apenas o Turnitin é pago. Os outros dois são de uso gratuito.

Antes de encerrarmos este post, vamos dar uma ideia de como essas ferramentas funcionam e como você pode usar os resultados fornecidos a seu favor. Pegamos algum conteúdo de uma fonte online e o executaremos em um dos verificadores de plágio listados acima.

Em seguida, enviaremos uma captura de tela dos resultados e apontaremos os vários elementos para mostrar o que eles significam. Obviamente, os resultados não são os mesmos para todas as ferramentas. Mas você ainda terá uma melhor compreensão do mesmo jeito.

Veja como os resultados aparecem no detector de plágio do Editpad:

Na maioria das ferramentas online, o código de cores nos resultados é bastante explicativo por si só. Como você pode ver na imagem acima, as partes plagiadas são mostradas em vermelho.

Isso basicamente ajuda o usuário a visualizar facilmente o plágio no texto sem ter que procurar manualmente pelas frases exatas.

Conclusão

Em conclusão, os blogueiros precisam estar cientes da importância da detecção de plágio ao escrever uma postagem no blog. Plágio refere-se a roubar o trabalho de outro autor, levando a possíveis consequências legais e profissionais.

Ao usar o detector de plágio e entender as diferenças entre plágio e violação de direitos autorais, os blogueiros podem garantir que seu trabalho seja original e confiável.

Isso não apenas ajudará a proteger a integridade da postagem do blog, mas também garantirá que o autor receba o devido reconhecimento por seu trabalho.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse