Para manter a estabilidade financeira de um empreendimento e assim mantê-lo competitivo no mercado, é necessário sempre realizar um planejamento, ter uma estratégia e controle dos resultados.
Trabalhar com finanças pode ser um grande desafio, ainda mais quando estamos falando sobre gestão empresarial.
Para te orientar melhor sobre como fazer um planejamento orçamentário empresarial, ter noção da sua importância, funções e até os modelos que existem, preparamos este artigo da Revista Portal Útil direcionado a você. Venha conferir!
O que este artigo aborda:
- O que é planejamento orçamentário empresarial?
- Qual o objetivo de um planejamento orçamentário empresarial?
- O que considerar para esse planejamento?
- Como fazer um planejamento orçamentário empresarial?
- Composição do planejamento
- Coleta de informações
- Tipos de planejamento orçamentário
- Estático
- Variável ou flexível
- Contínuo
- Base zero
- Matricial
- Ajustado
- Conclusão
O que é planejamento orçamentário empresarial?
De forma clara, o planejamento orçamentário empresarial é como uma ferramenta baseada em previsões ditadas pelo histórico, pelos objetivos da empresa e também outros fatores para controlar as finanças da empresa.
Seja qual for o tipo de negócio, independentemente de seu ramo ou abrangência, é fundamental que seja feito o balanço da sua receita mensal, algo que geralmente é executado no final de cada mês.
Esse balanço orçamentário chama-se contabilidade, funciona como um acompanhamento do fluxo de caixa que é feito após os gastos para mensurar os lucros que a empresa obteve.
Ao contrário disso, o planejamento orçamentário empresarial não espera ocorrerem as movimentações, mas procura simular essa realidade antes.
Se você quer pintar sua casa, pede um orçamento ao pintor para que tenha uma previsão de custos, correto?
Devido a isso, dizemos que o planejamento orçamentário empresarial é um instrumento que evita prejuízos e permite aproveitar melhor as oportunidades de gerar lucro.
Sem o planejamento orçamentário empresarial, um empresário não fica a par da realidade do próprio empreendimento e pode ter dificuldades para evitar prejuízos ou também para alavancar o crescimento da empresa.
O planejamento orçamentário empresarial é tido como indispensável para que o processo de tomada de decisões tenha embasamento.
Qual o objetivo de um planejamento orçamentário empresarial?
As finanças dos empreendimentos como conhecemos, de forma geral, funcionam primeiramente com a geração de gastos, como estoque, pagamentos, seguros, impostos, manutenções, etc.
De forma geral, esses gastos existem apenas com a finalidade de gerar lucro para a empresa, esse lucro deve ser sempre superior ao que foi gasto e assim, manter a existência e a continuidade, ou mesmo o crescimento do negócio.
Pensando nisso, existe o planejamento orçamentário empresarial, que é uma ferramenta criada com a finalidade de fazer uma projeção dos gastos e lucros que a empresa terá no decorrer de um determinado período.
O planejamento orçamentário empresarial ajuda a evitar contratempos e “surpresas” que possam vir a acontecer dentro do período simulado, assim como prejuízos e gastos adicionais.
O que considerar para esse planejamento?
Para que o planejamento orçamentário empresarial tenha mais precisão ao ser executado, deve-se considerar fatores como fluxo de caixa, que permite o giro contínuo e o crescente de capital dentro da empresa, assim como o orçamento mensal e anual.
Essas são métricas básicas que garantem que um planejamento orçamentário empresarial tenha o mínimo de confiabilidade na hora de simular o futuro financeiro do empreendimento.
Como fazer um planejamento orçamentário empresarial?
Para que o controle orçamentário de um empreendimento seja executado corretamente, é preciso que ela crie hábitos capazes de tornar essa ferramenta mais produtiva e direcionada a resultados positivos.
Observando isso, é importante que o negócio:
- Tenha pessoas capacitadas em planejamento orçamentário empresarial;
- Compreenda os cenários capazes de otimizar a performance da empresa;
- Tenha o costume de realizar reuniões para definir orçamentos;
- Estipule prazos para a conclusão do planejamento orçamentário empresarial;
- Consulte seus dados regularmente;
- Sempre revise e também refaça seu planejamento.
Assim, tanto a redução de custos como o aumento dos lucros é maior, tornando a empresa mais próspera e dando espaço para que seu crescimento possa acontecer.
Composição do planejamento
Um planejamento orçamentário empresarial é normalmente composto por:
- Planejamento das Vendas;
- Projeção de Deduções de Vendas;
- Orçamento de Custos de Produção;
- Orçamento de Gastos com Pessoal;
- Orçamento de Despesas Operacionais;
- Orçamento de Investimentos.
Coleta de informações
Para saber, com precisão, como distribuir o capital e obter melhores resultados, é preciso realizar um levantamento de dados.
As informações devem servir como base para que o futuro seja planejado com maiores acertos. Entretanto, tome cuidado para não repetir erros e para não desenvolver um planejamento orçamentário empresarial igual aos anteriores.
Caso isso aconteça, a empresa pode estagnar e a atuação será pouco útil.
Tipos de planejamento orçamentário
Existem alguns métodos de planejamento orçamentário empresarial usados por diferentes tipos de empresas, sendo que cada um deles se ajusta melhor à realidade de um empreendimento específico.
Listamos abaixo alguns destes métodos para exemplificar:
Estático
O planejamento orçamentário empresarial estático não sofre alterações, é uma forma de engessar as contas do negócio, e também de ter todos os dados organizados e definidos.
O planejamento orçamentário empresarial estático é bastante utilizado por grandes companhias, que direcionam os recursos para os setores de maneira estratégica.
Variável ou flexível
Esse método permite que as empresas desenvolvam seu planejamento orçamentário empresarial com uma margem maior, e, quando necessário, dá um aporte para gastos operacionais e com seus colaboradores.
Contínuo
O planejamento orçamentário empresarial contínuo é praticado por empresas que costumam realizar uma revisão contínua em seus orçamentos.
Existem empresas que realizam suas finanças projetadas a cada semestre, a cada ano, ou mesmo de forma mensal.
Base zero
O planejamento orçamentário empresarial base zero é um plano orçamentário que não se baseia em dados antigos para a execução de novas análises orçamentárias.
Nesse balanço, as empresas realizam suas projeções totalmente do zero, a fim de evitar que projeções de gastos passados possam interferir no futuro do negócio.
Além disso, esse tipo de planejamento orçamentário empresarial precisa de mais tempo de planejamento, já que o orçamento é executado do zero.
Matricial
Conhecido como plano orçamentário colaborativo, a empresa responsabiliza um funcionário de cada um dos setores da instituição para que seja feito um orçamento específico.
Método onde são identificadas todas as demandas orçamentárias, e no final, o negócio reúne os orçamentos e distribui os recursos de acordo com a necessidade.
Ajustado
O planejamento orçamentário empresarial ajustado é feito para que as empresas compreendam os motivos dos gastos além do planejado, e assim realizar ajustes de orçamento.
Esse tipo de plano possibilita que os negócios adequem seus gastos à realidade, principalmente quando o orçamento ultrapassar o planejado por necessidades concretas do empreendimento.
Conclusão
Um bom planejamento orçamentário empresarial assim como o cartão empresarial são necessários para a saúde de um empreendimento e o controle do seu capital.
O planejamento orçamentário empresarial tem o poder de manter uma empresa em constante crescimento e com o menor número de contratempos possíveis. Gostou de saber como funciona um planejamento orçamentário empresarial? Confira nosso blog para mais artigos relevantes para a sua empresa!
Artigos relacionados:
- Como montar uma loja de roupas femininas do zero
- Como ampliar os canais de distribuição?
- Entenda a diferença entre representante e revenda: qual é o seu modelo de negócio?
- Ganhe dinheiro com blogs e sites ricos em conteúdo relevantes
- 13 maneiras de atrair membros de coworking com marketing de conteúdo