Revista Portal Útil

A logo é definitivamente uma das peças mais importantes da sua empresa, ao escolher a logo certa, você está dando um grande passo rumo ao sucesso da sua empresa.

A primeira coisa que você vai apresentar para o seu cliente é a logo, antes mesmo de ele se tornar efetivamente seu cliente, ou seja, a sua logo é que chegará para o seu público-alvo. Sendo assim, você pode ganhar muitos clientes para a sua empresa, só pela simpatia que eles podem ter pela logo, então por isso é algo tão importante.

Na sua logo você deve passar a identidade e toda história da empresa, deve ser algo que quando alguém olhar já ligue diretamente à sua empresa. Por exemplo, quando você vê um ‘’M’’ amarelo em um fundo vermelho qual empresa vem na sua cabeça? Exatamente isso, não precisa ter nada escrito, só de olhar a logo já sabemos do que se trata. Assim deve ser com sua logo. Fique aqui para saber como criar um logo que fixe na cabeça das pessoas.

O que este artigo aborda:

Importância de uma logo para sua empresa
Importância de uma logo para sua empresa
Pin It

Como criar um logo eficiente?

Existem diversas ferramentas na internet nas quais você consegue criar um logo. Um ótimo exemplo é o logo maker da Wix e Designevo, basta seguir o passo a passo para criar sua logo. O resultado é incrível, você escolhe cada detalhe e no final ele te entrega várias opções para você escolher a que mais tem a cara da sua empresa. Mas não é só isso, você pode escolher a que mais gostou, e personalizar da sua maneira, mudando cores, letras, símbolos e tudo que quiser.

Para iniciar a sua logo, você precisa conhecer bem a sua marca e o produto que você vende, parece besteira, mas muitas pessoas não conhecem muito bem o próprio produto. Saiba falar sobre sua empresa e tudo que envolva ela, faça uma boa descrição da mesma. Depois escolha símbolos, letras e cores que mais se parecem com a empresa.

Existe uma variedade de logos, com letras, símbolos, com iniciais, textos… Basta você escolher o que mais te agrada e que mais chama atenção, não se esqueça das cores, elas são muito importantes para passar a mensagem da sua empresa para o cliente. Está ligado ao que a pessoa vai sentir ao ver as cores na sua marca. Cada cor passa um sentimento, então fique atento à escolha das cores.

Um exemplo é o vermelho, que emocionalmente transmite paixão, energia e força, sendo assim pode chamar a atenção para comida, esporte e entretenimento. Você pode usá-lo para aguçar o apetite, promover a confiança e a energia, além de também chamar atenção como sinal de urgência.

Escolha o símbolo ou letra de acordo com a mensagem que você quer passar para o cliente. Muitos logos passam a mensagem de que é uma empresa séria, e comprometida com o cliente, outras passam o entendimento sobre a qualidade do que a empresa tem para oferecer.

Logo como identidade visual da sua marca

Você provavelmente já entendeu a importância da logo, pois o logotipo é um elemento visual fundamental para sua marca é uma ferramenta de marketing relevante, então quando a pessoa olhar aquele símbolo ela vai automaticamente ligar a alguma coisa, seja sua loja ou seu produto.

Então você deve começar criando uma imagem que seja a cara dos seus produtos se for uma loja de vendas, ou então algo parecido com você mesmo caso sua empresa forneça serviços. Assim, se uma pessoa esquecer o nome da sua loja, caso veja algo parecido com sua logo, ela vai lembrar rapidamente do seu logo, já que ela representa muito bem toda a sua empresa no geral.

Faça algo único, a exclusividade faz parte para que seu cliente associe a sua logo com a sua empresa. Não tente fazer algo parecido com uma marca grande e famosa, isso só vai deixar o cliente mais confuso e pode até atrapalhar.

Exemplos de logos bem-sucedidas

O dever da logo é fixar a marca na cabeça dos clientes. Dessa forma, você vai poder usá-la em seus cartões de visitas, na fachada da empresa, nos panfletos, em tudo que envolve o marketing.

No mercado existem muitas marcas que deram muito certo e que seus logos são de muito sucesso, imagens que só de olhar a logo você automaticamente faz a ligação dela à empresa, ou seja, eles atingiram o alvo certo, que é fazer a marca se destacar. Vamos ver um pouco sobre esses logos tão famosos.

A coca-cola é um belo exemplo, iniciaram com uma logo que não fez tanto sucesso, mas ao longo dos anos foram se reinventando e hoje é mundialmente conhecida, tanto que ao olhar a logo você provavelmente já se lembra do gosto da coca-cola.

Outro bom exemplo é a Apple, que começou com uma logo totalmente elaborada, cheia de detalhes, porém não fez sucesso, mas em 1977, foi criado a logo da maçã, que é algo simples, mas cheio de identidade e que chama muita atenção. Ao ver uma maçã mordida você já liga diretamente à marca da Apple, que foi se modificando ao longo dos anos, mas nunca tirou o símbolo tão conhecido.

Conclusão

Diante de tudo isso, é possível perceber o quanto uma logo é importante para o seu negócio, seja ele virtual ou físico. Ao ter um símbolo que as pessoas automaticamente associam com sua marca, você aumenta consideravelmente as chances de uma pessoa procurar sua empresa caso precise de algum serviço ou produto oferecido por ela.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse