sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 09:18:00
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O conteúdo "Como montar uma loja de roupas femininas do zero" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Empreendedorismo em .


Montar um empreendimento é uma tarefa que exige determinação, criatividade e planejamento. 

Estabelecer um negócio exige cautela, organização e disciplina, e, além disso, é necessário pesquisar sobre o mercado e o público-alvo. Se você tem a intenção de inaugurar um estabelecimento comercial, precisa observar detalhes que fazem a diferença. 

Por isso, desenvolvemos esse tutorial para te explicar sobre como montar uma loja de roupas e quais os passos que você deve seguir para alcançar o sucesso. 

Assim, terá informações relevantes que poderão te ajudar a conhecer as etapas para a abertura de seu empreendimento. Te convidamos a prosseguir na leitura. Vamos lá?

O que este artigo aborda:

9 Passos para montar uma loja de roupas femininas de sucesso

Montar uma loja de roupas femininas é uma ideia que pode ser gratificante e fazer sucesso. 

Como montar uma loja de roupas femininas do zero

Planejar o empreendimento envolve questões que vão desde a concepção de fases até o registro do negócio. Entretanto, você precisa conhecer seu público-alvo, analisar a concorrência, escolher um ponto com boa visibilidade e ter produtos que chamem a atenção das pessoas. 

Para isso, a criação do empreendimento exige determinação, força de vontade e disciplina. Começar do zero pode não ser fácil e se você estiver decidido, poderá surpreender seu público em potencial. Lembre-se que o comércio é flutuante e existem períodos que podem ser bons ou ruins.

Por fim, confira as dicas que separamos para você tirar sua ideia do papel e começar a empreender. 

1. Clientes

Esse passo define o desenvolvimento de seu negócio. Antes de começar, é importante definir o público que terá e quais as necessidades que as pessoas terão sobre seus produtos. Para uma loja de roupas femininas, é importante que você entenda o perfil das mulheres, para agradá-las com produtos diferentes, criativos e que atendam às suas expectativas. 

O universo feminino é um nicho que pode ser explorado com eficácia e desde que você esteja atualizado para as novidades do mercado. Para que sua loja dê certo, analise as características do público feminino como idade, classe econômica e perfil social. 

2. Fornecedores

Outro ponto importante sobre como montar uma loja de roupas é a relação de fornecedores. Para que você conte com produtos de qualidade e bom gosto, procure por empresas que ofereçam o melhor custo-benefício. Assim, não correrá risco de comprar produtos caros que possam resultar em prejuízos. 

Dê preferência para comprar seus produtos em fábricas, lojas de atacado e centros comerciais exclusivos para revenda. Escolha empresas que ofereçam boas condições de pagamento e tenham uma melhor variedade em seus catálogos. 

3. Produtos

Os itens que serão vendidos são o cartão de visitas de sua loja e devem atender às expectativas do público feminino. Existem vários nichos que você pode escolher como:

  • Moda fitness;
  • Roupas íntimas;
  • Moda praia;
  • Roupas casuais;
  • Social.

Importante ressaltar que, uma vez definido o estilo de roupas da loja, será possível escolher os fornecedores que atendam às suas propostas. Ou, se preferir, poderá trabalhar com fabricação própria.

4. Local de vendas

Se você pretende montar um estabelecimento físico, a escolha do local deve ser criteriosamente estudada. Afinal, você quer ser notado com seu empreendimento, não é? Por isso, defina um ponto comercial que tenha uma boa visibilidade e esteja visível para seus clientes. E lembre-se de analisar o espaço e o aluguel da loja. 

Mesmo com o crescimento constante do mercado virtual, as vendas em balcão ainda representam um bom faturamento aos lojistas. Nesse aspecto, as vendas diretas influenciam em uma melhor rotatividade comercial. 

5. Concorrência

Nessa dica, é importante saber o que seus colegas estão fazendo para impulsionar as vendas em seus negócios. Sempre vale a pena observar e acompanhar o desenvolvimento do mercado, para que assim você se mantenha atualizado e aplique novos recursos em seu empreendimento. 

Existem comportamentos que seus concorrentes expõem e você pode aprender com cada situação a fim de evitar os erros de lojas vizinhas. Por isso, selecionamos alguns fatores como:

  • Pontos fracos e fortes;
  • Produtos vendidos;
  • Público paralelo;
  • Ofertas e liquidações.

6. Conceitos da marca

Para deixar sua loja atraente, é bom criar conceitos que formem uma identidade única para o negócio. Sobre como montar uma loja de roupas, o nome da empresa pode ser uma alternativa excelente que ajudará a trazer impactos positivos para seu trabalho. 

Outro ponto importante é a decoração de sua loja. Crie um ambiente acolhedor, alegre e simples e, dessa forma, poderá atrair mais clientes. A iluminação da loja e a organização de vitrines não devem ser desprezados, pois são elementos que se destacam em um comércio de roupas. 

7. Funcionários

Você pode trabalhar sozinho e à medida que sua marca expandir, poderá precisar de funcionários. A contratação de colaboradores requer treinamentos, capacidade profissional e determinação da equipe para que o negócio possa se destacar em meio à concorrência. 

Para te ajudar nessa etapa, você pode contar com cursos, palestras e conteúdos específicos sobre como treinar e contratar pessoas para trabalhar em seu negócio. Com uma equipe preparada e capacitada, terá melhores chances de impulsionar a loja e obter o sucesso esperado. 

8. Estoque

O estoque é um fator que sempre deve estar em dia na sua loja. Estude criteriosamente os produtos com mais destaque de vendas e nunca deixe faltar. Combine prazos com os fornecedores e dessa forma, garantirá que seus principais produtos sempre estarão disponíveis para venda. 

9. Legalização

Antes de começar a trabalhar com seu negócio, é necessário legalizar sua marca. Essa etapa compreende algumas informações como:

  • Abertura de CNPJ;
  • Cadastro em órgãos municipais e estaduais;
  • Registro da marca;
  • Contratação de serviços para pagamentos dos clientes;
  • Abertura de conta bancária;
  • Comprovações de documentos pessoais.

Conclusão

Com a documentação em dia e sem erros no preenchimento de informações, em pouco tempo você terá seu negócio registrado e poderá começar a trabalhar em sua loja de roupas femininas.

Seguindo nossas dicas sobre como montar uma loja de roupas, você poderá contar com o sucesso de seu empreendimento e, em pouco tempo, terá destaque em meio a seus concorrentes.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

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