sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 11:05:44
Revista Portal Útil

O conteúdo "Estou grávida, e agora? Saiba o que fazer e quais cuidados tomar!" foi feito por Marcela Ferreira e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Saúde em .


Uma das coisas mais legais do momento de gravidez é a organização de etapas como o chá de bebê, que precisa de uma lista de presentes online bem elaborada pelos pais. 

Mas esse é um momento complexo, que gera muitas dúvidas. Então, se você está nesse momento se perguntando “estou grávida e agora?”, saiba que essa sensação de estar perdida, é normal. 

No entanto, alguns passos ajudam as mulheres que de repente têm a vida virada de cabeça para baixo.

Separamos alguns deles, os mais importantes, para o começo de gestação, que requer bastante atenção, mas podem ser incorporados em qualquer rotina. Acompanhe. 

O que este artigo aborda:

Estou grávida, e agora?  

Se você é uma das milhares de mulheres que estão se perguntando ´estou grávida e agora?´, não se preocupe, existe sempre alguém que já passou pelo susto dos primeiros meses de gestação para auxiliar. 

Mulher negra descobrindo uma gravidez

A primeira coisa, e a menos trabalhada, é cuidar da sua saúde mental. Não adianta criar uma rotina elaborada para cuidar da gestação se a sua mente não estiver de acordo. A máxima mente sã, corpo são, vale muito nesse momento. 

Esse é um momento muito importante da vida, mas que pode ser mais leve se você se cuidar em primeiro lugar. Então mantenha a calma, siga as nossas dicas e entenda que todas as emoções vão surgir, mas só aquelas que cultivamos ficam. 

Quais os sintomas de uma gravidez?

Mesmo que o susto do ´estou grávida e agora?´, aconteça depois de um exame de gravidez, o corpo aponta sinais de mudanças significativas. 

No entanto, esses sinais podem ser confundidos com períodos pré-menstruais, e por isso a confusão quase sempre é certa

Os sinais de gravidez mais comuns são os inchaços dos seios, das pernas e mãos; também ocorrem muitos enjoos, principalmente com cheiros que antes eram muito familiares. 

Mulheres grávidas, do início ao fim da gravidez, têm muito sono, ficam indispostas com maior facilidade. E, como o corpo está focado na produção de outro ser humano, além dos hormônios que mudam o humor repentinamente, o cérebro também fica focado.

Com isso, lapsos de memória são normais, e um foco menor também, o que muitas vezes é confundido com estresse. Existe uma região do cérebro feminino que fica em campo escuro, para que toda a atenção da mãe seja voltada para a criança. 

Tenha plena percepção do seu corpo, entenda como os quadris, seios e mente vai se adaptar ao processo de gestação e como é uma mudança sensível que pode ser vista desde o começo. 

E se depois dessa percepção, você continua com a sensação de ´estou grávida e agora?´, mantenha a calma e evolua nos passos que indicamos. 

Quais os primeiros cuidados na gravidez?

Está se perguntando “estou grávida e agora?” Calma e entenda que gravidez não é doença! Mulheres grávidas podem manter sua rotina completa, apenas acentuando alguns cuidados para o seu bem-estar e do bebe também. 

Aqui estão os passos para cuidar do começo de gestação com tranquilidade:

Inicie o pré-natal

O pré-natal é o acompanhamento médico mais importante da gravidez. É nele que o seu obstetra/ginecologista vai entender a evolução da gravidez, perceber com antecedência possíveis riscos e te ajudar a gerenciar a sua saúde. 

A primeira resposta para quem pergunta ´estou grávida e agora?´, é: faça o pré-natal. Esse é um programa que além dos cuidados médicos, também ajuda os marinheiros de primeira viagem a entender mais dos cuidados com um recém nascido. 

Providencie uma bateria de exames

Assim que se descobre a gravidez, na primeira consulta de pré-natal, uma bateria de exames vai ser solicitada. Indicativos hormonais, de doenças, exames de sangue, coração, pressão, tudo. 

Isso porque a gestação pode alterar significativamente, tudo no organismo da mulher. Então, para acompanhamento dessas alterações, é preciso ter uma bateria de exames no começo e manter uma rotina de acompanhamento deles. 

Faça a primeira ultrassonografia

A Ultrassonografia não serve apenas para saber o sexo do bebe, ela também indica como estão os batimentos cardíacos, mostra o desenvolvimento do feto até a formação e aponta possíveis alterações. 

A Ultrassonografia é bem importante, faça acompanhada e não fique nervosa. 

Cuide da alimentação

Em primeiro lugar, é preciso cuidar da alimentação especialmente para manter o seu próprio bem-estar, mas sempre pensando que tudo que entra no seu corpo também alimenta o bebe em formação. 

É verdade que durante a gestação é preciso comer por dois, no entanto, essa alimentação deve ser equilibrada e balanceada para proporcionar os nutrientes necessários para mãe e filho. 

No começo da gravidez, alimentos frescos, muitas frutas e sucos, a diminuição de farinha branca e açúcar ajudam muito a gestante a manter a disposição e diminuir o enjoo. 

Evite a bebida e elimine o cigarro

Se você sente os sintomas e já está se perguntando ´estou grávida e agora?´, mesmo sem muita certeza, elimine de imediato a bebida alcoólica e o cigarro. 

Esses são dois produtos que afetam diretamente o desenvolvimento do feto, podendo acarretar doenças sérias que afetam tanto a saúde da mãe quanto do bebe. 

Por isso, é muito indicado a interrupção imediata, por mais difícil que seja. 

Faça atividades físicas com cuidado

A atividade física é indicada em todos os momentos da vida, inclusive durante a gestação. Mesmo com ela avançada, se você já tem o hábito de uma rotina de exercícios intensa, ela pode continuar. 

No entanto, a única regra é ter o cuidado de se manter aliada com o seu médico. Acate as indicações dele se for preciso diminuir peso ou ritmo, e faça atividades voltadas para a adaptação do seu corpo também, como yoga e pilates

Não realize a automedicação

Esse é um dos grandes desafios de quem se pergunta “estou grávida e agora?”. Portanto, é importante que você pare de tomar remédios contraceptivos, e não se automedique contra as dores e sensações que são provenientes do início da gravidez. 

Descanse

Por último, mas não menos importante, esse é um período que vai exigir muito do seu corpo e da sua mente, então descanse sempre que puder, sem medo e sem julgamentos. 

O sono vai estar desregulado na maior parte do tempo, e é natural querer dormir mais que o normal. Tenha o seu momento de relaxamento sem preocupação. 

Assim como a prática de atividade física e a manutenção de uma alimentação saudável, o descanso é crucial. 

Conclusão

Se você está passando pelo susto do “estou grávida e agora?”, seguir os passos que indicamos vai deixar esse momento mais leve e prazeroso. 

A gestação é um processo que exige muita calma e paciência tanto da gestante quanto de quem está ao lado. Por isso, não se apresse, haja com responsabilidade, fazendo o pré-natal e se cuidando. 

Sempre que sentir alguma alteração no corpo, procure seu médico.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

Veja 7 hábitos de higiene para uma vida mais saudável

Veja 7 hábitos de higiene para uma vida mais saudável

Seguro de saúde para crianças: como escolher?

Seguro de saúde para crianças: como escolher?

5 dicas de como baixar a glicemia

5 dicas de como baixar a glicemia

Acne depois dos 20: causas e como tratar

Acne depois dos 20: causas e como tratar

Farm to Face promove o uso de cosmético natural

Farm to Face promove o uso de cosmético natural

Conheça as categorias da endometriose e seus principais tratamentos

Conheça as categorias da endometriose e seus principais tratamentos