segunda-feira, 4 de julho de 2022 - 04/07/2022 12:19:01
Revista Portal Útil

O conteúdo "Pré-natal online: o acompanhamento à distância é eficiente nesses casos?" foi feito por Marcela Ferreira e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Saúde em . Conteúdo atualizado em .


O pré-natal é fundamental para uma gestação segura e tranquila para as mães e bebês. Ele deve ser feito desde quando a gravidez é descoberta até o nascimento da criança.

O principal objetivo do pré-natal é prevenir e/ou detectar precocemente patologias tanto maternas como fetais. Com isso, a gestação pode ser desenvolvida da maneira mais saudável possível, diminuindo, inclusive, os riscos para a gestante. 

Dentre as patologias que podem ser descobertas neste período está a hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias, sífilis, malformações em fases iniciais, entre outras.

O pré-natal também permite o tratamento intraútero que proporciona ao recém-nascido uma vida normal, avaliação dos aspectos relativos à placenta, e preparo da mulher para toda a maternidade. 

Neste momento, os profissionais devem levar informações educativas sobre o parto e o cuidado da criança para a mães, além de fornecer orientações essenciais sobre hábitos de vida , higiene pré-natal e manutenção do estado nutricional apropriado.

Pré-natal online: o acompanhamento à distância é eficiente nesses casos?

Também são fundamentais para orientar as gestantes sobre o uso de medicações que possam afetar o desenvolvimento do feto ou até mesmo do parto, assim como sobre o tratamento de manifestações físicas próprias da gravidez.

O pré-natal é tão importante que especialistas dizem que ele é o primeiro passo para parto e nascimento humanizados, saudáveis e tranquilos. Com isso em mente, eis que surge a dúvida em muitas mães:

Esse acompanhamento pode ser feito por telemedicina? A resposta é uma só: depende. Desde que a mãe tenha um bom médico que atenda à distância, sim, o pré-natal online funciona perfeitamente.

Saiba mais!

O que este artigo aborda:

Pré-natal por telemedicina: como isso funciona?

Em meio a pandemia, a população precisou ficar reclusa em casa para evitar a exposição ao vírus da COVID-19. Foram quase 2 anos com medidas de segurança, inclusive, o isolamento social. 

Essas medidas foram recomendadas para toda a população, mas principalmente para os grupos de risco onde as grávidas se encontram. Elas estão mais vulneráveis ao vírus e precisam se proteger ao máximo contra ele.

Por isso, elas precisaram parar de ir às consultas médicas presenciais durante o isolamento. Para não pausar um momento tão importante quanto o pré-natal, muitas recorreram ao atendimento online.

Foi uma grande novidade para a maioria das mães, contudo, muitas delas adoraram o sistema online e pretendem terminar o acompanhamento por ele. Isso porque a telemedicina oferece diversos benefícios. 

Ela permite um acompanhamento médico mais seguro e confortável, já que a grávida não precisa se locomover até o hospital para ver seu médico. É mais prático, rápido e igualmente eficiente.

Vale muito a pena!

Como funciona?

Basicamente, o pré-natal online funciona como uma teleconsulta. A grávida faz o agendamento prévio com o seu médico e ela receberá um link de acesso. Quando chegar o dia do atendimento, ela acessa esse link pela internet e entra em uma chamada de vídeo com o profissional.

Neste momento, eles vão conversar normalmente, tirar dúvidas e analisar a situação da paciente e do bebê. O médico conseguirá ver os exames da grávida normalmente, os quais serão enviados por e-mail.

Da mesma forma, ela receberá receitas, atestados e pedidos médicos, se necessário. Tudo isso pela internet. Vale lembrar que a grávida pode estar em qualquer semana gestacional e é importante que ela tenha boa conexão de internet.

Assim, o atendimento será bastante vantajoso! Pode parecer superficial, mas ele não é, muito pelo contrário. Esse modelo de pré-natal é muito útil para tirar dúvidas, conscientizar, gerar conhecimento e trocar experiências  entre profissional e paciente.

Além, é claro, de orientar sobre os principais temas da gravidez. É muito mais prático, rápido e fácil! A telemedicina proporciona comodidade, cuidado e segurança para as mamães de todo o país.

Consultas online não substituem a realização dos exames

Os exames são fundamentais em um pré-natal. Por meio deles, é possível identificar possíveis problemas durante a gravidez e tentar tratá-los o quanto antes durante a gestação. 

Mesmo com a telemedicina, eles precisam continuar sendo feitos normalmente durante toda a gestação, conforme os pedidos médicos. Assim, a grávida consegue diminuir os riscos e garante tranquilidade para toda a  família de que ela e o bebê estão bem.

O médico pode pedir esses exames durante a telemedicina e depois, os resultados são enviados para ele analisar digitalmente, mantendo o acompanhamento à distância normalmente. 

Se preferir, a gestante pode pedir que uma parte do pré-natal seja feita à distância e outra pelo método presencial ou marcar apenas algumas consultas presenciais, caso isso a deixe mais tranquila.

De qualquer forma, a telemedicina veio para ajudar as gestantes, vale a pena testar essa tecnologia para manter os cuidados com o próprio corpo e com o bebê com a maior praticidade, comodidade e segurança possível.

Pergunte para o seu médico se ele atende de forma remota e tente uma vez, se gostar, pode incluir a telemedicina na sua rotina tranquilamente, sem medo.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

Mente saudável: como a meditação pode ajudar

Mente saudável: como a meditação pode ajudar

Ozonioterapia na podologia funciona? Entenda!

Ozonioterapia na podologia funciona? Entenda!

Veja 7 hábitos de higiene para uma vida mais saudável

Veja 7 hábitos de higiene para uma vida mais saudável

Veja o que é a endometriose e seus principais sintomas

Veja o que é a endometriose e seus principais sintomas

Ainda não sabe o que é a Luteína? Clique e saiba mais

Ainda não sabe o que é a Luteína? Clique e saiba mais

Conheça o bioativo HYPSKIN® para a saúde da pele

Conheça o bioativo HYPSKIN® para a saúde da pele