segunda-feira, 16 de maio de 2022 - 16/05/2022 13:18:08
Revista Portal Útil

Publicado por Marcela Ferreira em 10/05/2022 às 21:31.

Hoje em dia a correria do dia a dia e da vida nas grandes cidades já atingiu o limite do estresse, do desgaste e do cansaço, por isso a meditação se faz tão necessária, e tem se popularizado tanto.

Os desafios diários podem envolver o trânsito caótico, a condução de condições ruins, a poluição do ar e até do som, entre tantos outros fatores. 

Sem falar nos desafios do trabalho, que também podem gerar ansiedade e até angústia.

O que vale para qualquer segmento, seja uma loja do varejo que vive cheia, ou uma imobiliária que aluga sala privativa.

Afinal, todo ser humano tem seus limites, os quais tendem a ser mais desafiados no trato diário com outras pessoas, seja um superior ou um subordinado.

Mente saudável: como a meditação pode ajudar

Além disso, uma das vantagens que a meditação oferece, logo de cara, é o fato de que ela ajuda a equilibrar a mente e ganhar em termos de autocontrole e satisfação, mas não se limita a isso. Ocorre que o corpo também se beneficia dessa prática.

Por isso, aqui trazemos vários detalhes sobre como a meditação pode ajudar qualquer um que esteja buscando um crescimento interior. 

Para isso, também abordamos o que ela é, quais seus estilos e os benefícios ocasionados.

O que este artigo aborda:

O que é a meditação?

Raramente a gente para pra pensar nisso, mas nós não somos naturalmente autocontrolados. 

Isso quer dizer que é muito fácil o ser humano se deixar levar pelas circunstâncias, seja no sentido de fazer mal a alguém ou a si mesmo.

No caso da ansiedade e da angústia, quem sofre é a própria pessoa. Partindo dessa constatação, a meditação nada mais é do que um exercício que ajuda a centralizar a própria atenção, como modo de fortalecer a consciência individual.

O mais interessante é que isso que começa em uma camada meramente psicológica e anímica (aquilo que é próprio da alma), dá saltos qualitativos incríveis, chegando a impactar a própria saúde e estrutura biológica da pessoa.

Nesse sentido, qualquer atividade pode ser terapêutica para quem medita. Se a pessoa trabalha com lavagem de tapetes, que é uma atividade que pode ser feita de modo mecânico, ela pode integrar esse esforço de focalização da atenção.

No entanto, o método tradicional consiste em ficar parado, conforme veremos adiante. 

O que precisa ficar claro aqui é que a meditação se inicia na mente, mas pode fazer bem para a frequência cardíaca do praticante, e até para a regulação do sangue.

Os diversas classes existentes

Hoje em dia se fala de muitos tipos diferentes de meditação, alguns bem novos e surgidos inclusive no ambiente corporativo, justamente como solução para alguns ambientes tóxicos que podem surgir em algumas empresas.

No fundo, o interesse é dos gestores e empresários também. Afinal, uma equipe que trabalha em uma clínica médica especializada pode ter um desempenho muito melhor se os colaboradores fizerem meditação, sem dúvida.

Ademais, hoje as modalidades mais famosas são as seguintes:

  • Mindfulness;
  • Meditação Transcendental;
  • Raja Yoga;
  • Meditação Vipassana;
  • Meditação Zazen.

A primeira delas é eminentemente corporativa, e consiste em ganhar domínio para poder produzir mais no futuro. 

Já a transcendental foca em autoconhecimento pessoal, como tomar posse das atividades da própria consciência.

As outras três são bem mais tradicionais, importadas do oriente, inclusive, como o próprio nome já indica. 

Elas consistem em conhecimentos milenares sobre o equilíbrio entre mente, corpo e o cosmos inteiro.

As vantagens e benefícios da meditação

Além de algumas vantagens que citamos acima, de passagem, há outras que podemos aprofundar, como a memória da pessoa, que fica bem melhor.

Na verdade, não é só a memória, pois todo o cérebro é reestruturado com a meditação, desde a parte funcional até o próprio suporte neuroquímico dele.

Em alguns casos, seu alcance sobre a biologia do corpo é equivalente ao de medidas propriamente medicinais, como as de um especialista em acupuntura.

Basta considerar que a meditação bem feita pode ajudar no controle de peso, impactando diretamente na dimensão gastrointestinal do corpo humano.

Também há uma relação direta entre meditação frequente e a produção de alguns hormônios, como o próprio cortisol, que se reduzido pode ajudar a diminuir a gordura abdominal, além de ajudar no controle do estresse.

Conclusão

Resumindo, o estilo de vida que levamos hoje é muito mais exigente do que qualquer outra época humana, ao menos em termos de estresse diário e exposições semelhantes.

Para que a meditação possa ajudar a administrar esse cenário, é preciso entendê-la melhor. Com as informações e dicas que trouxemos aqui, fica mais fácil entrar nesse universo.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

1

Pode ser do seu interesse

Gaba sensações e benefícios

Gaba sensações e benefícios

Conheça a Blue Med Alvorecer

Conheça a Blue Med Alvorecer

Como organizar a rotina para emagrecer

Como organizar a rotina para emagrecer

Aparelhos tecnológicos permitem que a medicina possa se expandir

Aparelhos tecnológicos permitem que a medicina possa se expandir

Dicas para uma pele perfeita sem usar produtos caros

Dicas para uma pele perfeita sem usar produtos caros

Como a gravidez pode afetar o sono da gestante?

Como a gravidez pode afetar o sono da gestante?