Revista Portal Útil

A saúde íntima feminina está diretamente ligada à saúde do seu corpo como um todo. Sendo assim, ao cuidar de uma, você estará também cuidando da outra. Ainda que seja um tema de grande importância, muitas mulheres o consideram um tabu.

Em grande parte, a falta de cuidados com a região íntima se dá pela rotina agitada das mulheres, fazendo com que tais cuidados sejam deixados de lado. Com isso, há a possibilidade de trazer sérios prejuízos a uma área que é considerada naturalmente mais delicada e sensível que as demais.

No entanto, saiba que existem algumas atitudes simples, como  a mudança de hábito, que podem ser de grande ajuda na hora de cuidar da saúde feminina.

Assim, as mulheres podem preservar a sua saúde, bem como proteger essa região. E foi justamente pensando nisso que criamos o texto que se segue. Nele, trouxemos algumas das principais dicas de como cuidar dessa região.

Portanto, se você não quer perder nada sobre as nossas dicas, continue lendo o texto e saiba mais.

O que este artigo aborda:

Cuidados com a saúde íntima feminina
Cuidados com a saúde íntima feminina
Pin It

Utilize sabonetes íntimos

Como dito, essa região é muito mais delicada e sensível que outras. Sendo assim, ela merece cuidados diferenciados. Portanto, uma boa dica é escolher os sabonetes íntimos para tomar banho ao invés de utilizar sabonetes comuns.

Isso porque esses sabonetes possuem propriedades que evitam a proliferação de fungos que causam doenças como a candidíase, bem como também evitam os desconfortos.

Visite o ginecologista regularmente

O ginecologista é o médico especialista na área e capaz de dar um acompanhamento adequado à mulher, iniciando antes mesmo da sua puberdade. Sendo assim, visite regularmente o ginecologista para ter mais cuidados com a saúde das partes íntimas femininas.

Além do mais, aproveite esse momento de consulta para tirar as suas dúvidas e relatar algum tipo de anormalidade que você percebeu no seu corpo, como alergias, coceiras, odores, corrimentos, entre outros.

Evite passar muito tempo com roupas úmidas

Sabemos o quão prazeroso é passar horas e mais horas na praia ou na piscina. No entanto, passar muito tempo com roupas úmidas pode prejudicar a saúde das partes íntimas. Isso porque roupas molhadas favorecem a proliferação de fungos causadores de infecções.

Sendo assim, passe o menor tempo possível com as suas roupas úmidas e, sempre que der, troque-as.

Opte por roupas íntimas de algodão

A calcinha é um item de grande importância na hora de cuidar da saúde íntima das mulheres. Isso porque essa peça tem mais contato que outras com a sua vagina.

Sendo assim, optar por tecidos que não abafem e sejam macios é o ideal. Um bom exemplo disso são as calcinhas de algodão, que permitem uma maior ventilação das partes íntimas e evitam a transpiração em excesso, proliferação de fungos e secreções. Evite os tecidos sintéticos que causam alergias.

Utilize moderadamente os protetores diários

Muitas mulheres acabam usando os protetores para evitar que odores e corrimentos entrem em contato com a sua calcinha

. No entanto, eles devem ser utilizados de forma moderada. Isso porque esses itens estão em contato com a região íntima das mulheres e podem fazer com que haja uma interrupção na circulação do ar no local. Com isso, há uma elevação nos riscos de infecção por parte das mulheres. Sendo assim, evite passar muito tempo com esses itens.

Opte pela depilação a laser

Tanto a depilação com cera quanto a depilação com lâminas pode ser bastante prejudicial à saúde das mulheres. Isso porque elas contribuem com o aparecimento de alergias e outros tipos de desconfortos que são causados na pele.

Sendo assim, o ideal é que as mulheres optem pela depilação a laser. Para tanto, existem várias opções disponíveis no mercado, onde elas podem procurar pelo melhor depilador a laser.

Troque o absorvente regularmente durante o período menstrual

Trocar o absorvente é uma prática que deve ser feita de forma regular quando as mulheres estão no período menstrual. Isso porque eles podem contribuir para uma redução na higienização e ventilação da vagina, o que favorece a proliferação de micro-organismos capazes de prejudicar o local, causando infecções e desconfortos.

Muitos especialistas apontam os absorventes internos como sendo uma das melhores opções para as mulheres. Além do mais, de acordo com eles, a troca deve ocorrer a cada 5 horas de utilização.

Evite a utilização de roupas apertadas

É muito comum a utilização de roupas apertadas por parte das mulheres. No entanto, se você as utiliza com frequência, saiba que o ideal é reduzir o ritmo de utilização dessas peças.

Isso porque além de abafar, elas também acabam por contribuir com um aquecimento da região íntima feminina. Assim, cria-se um ambiente propício à proliferação de fungos e bactérias.

Evite lavar a parte interna da vagina

Outro hábito comum que deve ser evitado pelas mulheres é lavar a parte interna da sua vagina. Esse hábito deve ser evitado porque pode irritar a mucosa da vagina da mulher, bem como fazer com que a defesa natural do corpo seja reduzida.

Assim, especialistas recomendam fazer apenas uma lavagem externa da área, utilizando os sabonetes íntimos encontrados em farmácias e supermercados.

Durma sem roupa

Essa é mais uma atitude que pode ser de grande ajuda na hora de cuidar da saúde de suas partes íntimas. Isso porque ao dormir sem roupa, ela mantém a sua região íntima ventilada, evitando desconfortos, secreções, suor, abafamento e outros tipos de incômodos que podem prejudicar a sua vagina. Portanto, durma sem roupa e aproveite todos os benefícios que essa prática pode trazer a sua saúde.

No entanto, se você não é adepta dessa prática e se sente desconfortável ao dormir sem roupa, opte pelas calcinhas de algodão folgadas, que não apertem a região íntima ou causem abafamento.

Banho depois das relações sexuais

Para finalizar o nosso texto, temos uma última dica para as mulheres se cuidarem. Essa dica diz respeito ao banho após a prática das relações sexuais.

Isso porque a higienização da área após a relação pode ajudar a manter a saúde da mulher em dia. Portanto, após a relação, tome um banho. Este banho poderá prevenir o aparecimento de doenças, proliferação de micro-organismos e remoção de lubrificantes sintéticos e naturais que restaram na vagina.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Marcela Ferreira

Enfermeira pós graduada com especialização em traumas, urgência e emergência. 12 anos de experiência na área de saúde mental na rede SUS do município de Belo Horizonte. Atuo com criança, adolescentes, adultos e usuários de múltiplas drogas.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse