Até o 6º mês de idade é preciso que a alimentação do bebê seja única e exclusivamente de leite materno, e nenhum outro alimento deve ser dado, nem mesmo água, a não ser que o bebê esteja tomando fórmula ao invés de leite materno, neste caso, a água é permitida.
Quando o bebê completa 6 meses de idade, é o momento de começar a introdução alimentar, onde também é permitido que a mamãe comece a oferecer água para o pequeno. Mas e quanto aos alimentos? O que oferecer e de que forma? Continue lendo este artigo da Revista Portal Útil e confira.
O que este artigo aborda:
- Quais alimentos dar ao bebê e como oferecê-los?
- Sugestão de cardápio para fazer a introdução alimentar do seu bebê
- Opções de café de manhã
- Opções de almoço ou janta
- Opções de lanche da tarde
Quais alimentos dar ao bebê e como oferecê-los?
Assim que o bebê completar a idade adequada, é preciso oferecer a ele papas na hora do almoço e jantar, e nas pequenas refeições, é preciso oferecer frutas raspadas e leite materno.
No caso das papas, os alimentos não devem ser batidos no liquidificador, processados, mixados ou peneirados, é necessário sempre amassá-los com um garfo, para que o bebê possa aproveitar ao máximo todos os nutrientes.
Além disso, essa é uma maneira dele ir exercitando a mastigação, e reconhecendo as diferentes texturas e sabores dos alimentos.
Já no caso das frutas, o ideal é sempre ir raspando-as com uma colher e ir dando ao bebê até que ele se mostre satisfeito.
Quanto aos alimentos que devem ser oferecidos no início da introdução alimentar, existem alguns que são mais indicados do que outros. Ainda assim, é preciso seguir as orientações do pediatra para atender melhor às necessidades do bebê.
Mas, basicamente, os melhores alimentos para iniciar o processo de introdução alimentar do bebê são os seguintes:
- Frutas: banana, abacate, maçã, melancia, mamão e caqui;
- Cereais e tubérculos: arroz, macarrão, batata, mandioca e batata doce;
- Proteína: ovo, peixe, frango fígado e carne moída;
- Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico e soja;
- Legumes e verduras: todos estão liberados (desde que seja possível amassá-los).
Sugestão de cardápio para fazer a introdução alimentar do seu bebê
Nesta sugestão de cardápio que preparamos para você fazer a introdução alimentar do seu bebês, estamos considerando um bebê de 6 meses, pois como já mencionamos, essa é a idade perfeita para introduzir o pequeno aos alimentos.
Não esqueça que todos os utensílios que serão utilizados no preparo das refeições do bebê, assim como as frutas, legumes e verduras devem ser muito bem higienizados. Além disso, procure dar todas as refeições ao bebê utilizando uma colher de plástico, para que ele não se machuque.
Opções de café de manhã
Confira nossas 3 sugestões de café de manhã para iniciar a introdução alimentar do seu bebê, lembrando que você pode fazer as adaptações que preferir, bem como seguir as orientações do pediatra:
- 1ª sugestão: 1 maçã raspada + leite materno, fórmula infantil ou mingau de maizena;
- 2ª sugestão: 1 banana amassada + leite materno ou fórmula infantil;
- 3ª sugestão: 1 pêra raspada + leite materno ou fórmula infantil.
Opções de almoço ou janta
Agora, veja as opções de almoço e janta que separamos para você. Aqui também estamos sugerindo 3 refeições, que também devem ser adaptadas conforme as necessidades do bebê ou conforme as orientações passadas pelo pediatra:
- 1ª sugestão: 1 colher de sopa cheia de batata doce amassada cozida + 1 colher de sopa de purê de cabotiá + ½ ovo cozido ou 1 colher de sopa de frango desfiado + 1 colher de sopa de feijão tipo purê;
- 2ª sugestão: 1 colher de sopa de brócolis cozido e amassado + colher de sopa de arroz cozido amassado + 1 colher de sopa de ervilha amassada (ervilha fresca, não de lata) + 1 colher de sopa de peixe cozido, desfiado e sem espinhos;
- 3ª sugestão: 1 colher de sopa de mandioca cozida e amassada + 1 colher de sopa de cenoura cozida e amassada + 1 colher de sopa de lentilha amassada tipo purê + 1 colher de sopa de carne moída;
Opções de lanche da tarde
Por fim, temos 3 opções de lanche da tarde para oferecer ao bebê durante sua introdução alimentar. Mais uma vez, vale ressaltar que você pode adaptar todas as opções e também deve sempre seguir as orientações do pediatra:
- 1ª sugestão: 1 abacate amassado + leite materno ou fórmula infantil;
- 2ª sugestão: 1 mamão amassado + leite materno ou fórmula infantil;
- 3ª sugestão: 1 caqui amassado + leite materno ou fórmula infantil.
No que diz respeito ao lanche da noite, geralmente as mães dão somente leite materno ou fórmula infantil para o bebê de 6 meses durante o processo de introdução alimentar.
Conforme o bebê vai crescendo, mais alimentos vão sendo inseridos, além da exclusão da necessidade de amassar todos eles para oferecer ao bebê, podendo deixar os que são mais “molinhos” inteiros para o bebê pegar com as próprias mãozinhas e ir se familiarizando com a textura dos alimentos.
Este é um processo muito importante da introdução alimentar que todas as mamães devem se preocupar em seguir.
Artigos relacionados: