O licenciamento é um procedimento obrigatório para todo proprietário de moto ou carro. Ele tem a finalidade de atestar que o veículo se encontra em regularidade com as normas de segurança, ambientais e de emissão de ruídos.
Para licenciar a sua moto, é necessário recolher, anualmente, uma taxa de renovação e fazer a emissão do CRLV (Certificado de Registro de Veículo).
Atualmente o documento é emitido por meio digital e pode ser consultado através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O novo documento é emitido automaticamente após o recolhimento da taxa.
O CRLV é um documento de porte obrigatório, ou seja, o proprietário deve sempre estar em posse dele quando estiver transitando com a moto, seja físico ou digital.
Agora que você já sabe o que é licenciamento de moto veja qual a importância de manter pagamento em dia? Destacamos abaixo 5 pontos para mostrar os motivos de manter o documento sempre atualizado:
O que este artigo aborda:
- 1. Pode gerar apreensão
- 2. Evitar multa e perda de pontos na CNH
- 3. Prejuízo financeiro
- 4. Garantir a cobertura do seguro
- 5. Tranquilidade
1. Pode gerar apreensão
Veículos com o licenciamento atrasado são proibidos de circular em vias públicas.
Ou seja, caso a moto com o licenciamento atrasado seja flagrada no trânsito, ela é apreendida e recolhida ao pátio, e somente é liberada após a regularização do licenciamento.
2. Evitar multa e perda de pontos na CNH
Dirigir moto não licenciada é passível de multa. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o ato é considerado infração grave, com multa de R$293,47 e perda de 7 pontos na habilitação.
3. Prejuízo financeiro
Além da multa, a perda de pontos na habilitação, e a dor de cabeça de ter a moto apreendida, quando a moto é recolhida ao pátio o proprietário é obrigado arcar com os custos da diária no pátio e ainda do guincho que remove a moto ao pátio.
4. Garantir a cobertura do seguro
Você sabia que, caso tenha seguro contratado, o licenciamento atrasado impede a cobertura da seguradora em caso de sinistro?
Se a moto for roubada, e o documento estiver atrasado, a seguradora pode se negar a indenizar o proprietário, além disso, em caso de acidente causado pelo segurado, a seguradora não indenizará o bem e nem o terceiro. O licenciamento atrasado impossibilita a utilização do seguro contratado.
5. Tranquilidade
Não menos importante, quem anda com o licenciamento em dia dirige com maior tranquilidade, e tranquilidade no trânsito é essencial para garantir a sua segurança e a dos demais.
Artigos relacionados: