O quarto é um dos cômodos que mais revela a personalidade de seu morador, sendo um lugar próprio para o descanso, mas, por vezes, também para os estudos e até o lazer. Este último aspecto é evidente em quartos infantis, onde as crianças podem brincar, dormir e estudar com tranquilidade.
Porém, várias mudanças vão surgindo com o passar do tempo e os gostos e as necessidades de uma criança dão lugar aos de um adolescente. Isso inclui mudanças no próprio quarto, como a troca das camas por beliches, uma nova pintura e até o acréscimo de alguns móveis.
Se você tem um filho que está passando por esse momento, confira a seguir algumas dicas para facilitar a transformação de um quarto infantil em um quarto para adolescente.
O que este artigo aborda:
Mudar é preciso
A chegada da puberdade é um momento, na maioria das vezes, bastante complicado tanto para quem está neste processo quanto para aqueles que estão à sua volta. Vale lembrar que os corpos do menino e da menina estão em transformação para se tornarem, enfim, adultos.
E essa mudança é evidenciada tanto no corpo, que vai ganhando uma nova forma, quanto na personalidade do indivíduo. O lado infantil vai sendo deixado para trás, junto com certas brincadeiras e comportamentos que até então eram comuns.
Então, antes mesmo de começar a mexer no quarto de um pré-adolescente, é preciso considerar esse novo contexto, respeitando a individualidade desse jovem e entendendo quais são suas necessidades e preferências.
O diálogo precisa ser estabelecido entre pais e filhos para que tais aspectos, em conjunto com as possibilidades reais (financeiras e espaciais), possam ajudar na mudança do cômodo da melhor forma possível.
Pintura
A transformação de um cômodo passa também pela sua pintura e isso não poderia ser diferente em um quarto de adolescentes. A escolha das cores deve considerar suas preferências, mas de forma equilibrada, para não deixar o ambiente pesado ou muito escuro, já que há uma certa tendência por tons fortes.
Papéis de parede também são uma opção, mas, por terem uma durabilidade média de 15 anos, o melhor é que eles sejam mais neutros, com destaque para os detalhes.
Cama
Uma das mudanças mais evidentes de qualquer adolescente é o crescimento físico, o que nos leva à necessidade da troca da cama infantil pela de solteiro. Lembre-se ainda de considerar o peso médio do indivíduo na hora de trocar o colchão. Para quem tem mais de um adolescente, o uso de beliches é uma boa solução.
Na parte decorativa, a roupa de cama ganha destaque e também pode ser renovada. Peças infantis devem ser trocadas por aquelas de estampas joviais. Mas, na dúvida, opte pelas neutras e invista em fronhas e cobertores estampados.
Guarda-roupa
Se a criança cresce, as roupas também mudam, bem como o seu tamanho. Nessas horas, vale a pena investir em um guarda-roupa, caso você não tenha um, ou trocá-lo por um modelo mais adequado à nova realidade.
Sendo um móvel que será usado por mais tempo, prefira cores neutras e peças com um material de qualidade. Modelos com espelho nas portas ou no compartimento interno são boas escolhas.
Decoração
Essa é a parte que o adolescente terá mais liberdade de escolha, pois suas preferências ficam em maior evidência. Deixe-o livre para colocar quadros e pôsteres nas paredes — lembrando de usar materiais que não danifiquem as paredes ao serem removidos.
O uso de prateleiras e nichos, além de ajudar na organização, é uma ótima forma de decorar o quarto, com os livros e os jogos do adolescente. A mesa de estudos, por sua vez, ganha um ar personalizado com um quadro de avisos com post-its e adesivos e uma luminária colorida.
Para deixar o quarto mais receptivo aos amigos, vale a pena investir num tapete macio, almofadas e puffs. Com todas essas dicas, fica muito mais fácil transformar o quarto infantil em um quarto para um adolescente.
Artigos relacionados: