quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 26/05/2022 17:46:59
Revista Portal Útil

O conteúdo "Época de manga: tudo sobre o momento certo para plantar e colher" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Casa e Jardim em .


A época de manga é um dos períodos mais aguardados todos os anos. Se você nunca se lambuzou com essa fruta suculenta em um dia de verão, não sabe o que está perdendo.

A manga é uma fruta doce e com bastante carne. Algumas espécies são fibrosas, mas todas apresentam um sabor sensacional e um frescor na medida certa. Essa fruta tem tudo a ver com o clima do nosso país.

Esse sucesso não se restringe ao nosso país. Ela está conquistando o mundo e o seu cultivo pode ser feito, por exemplo, em vaso autoirrigável ou mesmo no quintal da sua casa.

Está curioso para saber mais sobre ela? Confira, agora, tudo sobre o momento certo de plantar e colher manga neste artigo exclusivo da Revista Portal Útil.

O que este artigo aborda:

Manga oferece vários benefícios para a saúde

Todo mundo espera a época de manga para se deliciar com essa gruta. Com ela, podemos preparar sucos, sorvetes, saladas e acompanhamento para carnes, além de outras utilidades.

Pé de manga com várias mangas

Isso sem contar que o próprio fruto in natura já é o maior sucesso. Mas além do seu sabor diferenciado, a manga é muito boa para a saúde.

A presente de nutrientes, como vitamina A e C, fibras e magnésio, é capaz de fortalecer o sistema imunológico, além de diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

Os benefícios do grupo não param por aí. Ela ajuda no funcionamento do sistema digestivo, combate à gastrite e melhora a qualidade da pele. São várias as vantagens que essa fruta tropical pode oferecer a todos nós.

Época de manga: quando plantar e colher?

A época de plantar manga ideal é no início das chuvas. Algumas regiões do país podem variar, mas geralmente dezembro, janeiro e fevereiro, na maior parte do país, há grandes chances de precipitação.

Mas novembro e março não ficam para trás. São períodos do ano em que também há incidência de chuvas, o que permite que a semente desse fruto possa ser cultivada.

O critério mais utilizado para a colheita de mangas é a alteração de cor da sua casta e da polpa. Essa mudança ocorre em torno de mais ou menos 100 dias após a planta ter florescido e quando acontece a queda de alguns frutos maduros.

Época de manga: passo a passo do plantio

Embora seja originária da Índia, a manga é uma das frutas mais conhecidas e populares do Brasil. Isso pelo fato de que, nosso clima quente e seco em grande parte do país, é perfeito para o crescimento da planta. 

Dessa forma, chegou o momento de aprender a como plantar esse fruto no solo ou no vaso. A seguir, vamos demonstrar o passo a passo dessa empreitada, que pode ser bem prazerosa.

Caso você tenha um terreno em casa, uma dica extra é aproveitar essa grande oportunidade para ter uma mangueira no quintal. Pode ter certeza que esse ambiente será bem sombreado, além de proporcionar mangas deliciosas. Sendo assim:

  • Embrulhe o caroço da fruta ou das sementes em um papel-toalha úmido;
  • Insira o caroço ou duas sementes em um saco plástico transparente e feche-o;
  • É importante deixar esse saco próximo a uma janela por pelo menos duas semanas. O broto de manga vai aparecer rapidamente;
  • Com os brotos aparentes, desembrulhe as sementes ou o caroço;
  • Nesse caso, você pode escolher um vaso de 15 ou 20 litros. Insira argila expandida no fundo. Por cima, uma manta geotêxtil cai muito bem. Ao final, plante o caroço ou as sementes na terra;
  • deixe o vaso no sol e regue-o constantemente. Em seguida, você terá um pé de manga no vaso.

E o plantio no solo?

Esse foi nosso passo a passo de como plantar manga em um vaso. Caso optar pelo plantio no solo, é só seguir as dicas iniciais e:

  • Em vez de utilizar um vaso, faça uma cova de 50 centímetros de diâmetro e de profundidade no solo;
  • Utilize uma mistura de adubo e aditivos para plantio, ou mesmo apenas terra natural com 500 gramas de farinha de ossos bovinos. Isso vai ajudar no desenvolvimento melhor da planta.

Qual o cultivo correto de uma mangueira?

Agora que você já compreendeu como funciona o processo de germinação e qual a época de manga, o próximo desafio são os cuidados necessários.

É preciso que a planta cresça com saúde para, dessa forma, produzir frutos suculentos que farão total diferença para você e sua família. A mangueira necessita de água, então inclua a rega na sua rotina diária.

Em relação ao cultivo do pé de manga plantado no solo ou no vaso, a maior diferença entre eles é que, no solo, as folhas não necessitam de poda. Agora, se sua planta estiver em um vaso, é preciso se atentar a esse processo pelo menos uma vez no ano, após frutificar. 

Lembrando que a adubação é outro cuidado fundamental. No caso da planta no solo, o adubo pode ser inserido em torno da árvore a cada três meses, por exemplo no vaso, apenas no primeiro plantio já é o suficiente, já que seu crescimento será limitado.

Conclusão

Como você percebeu ao longo do texto, essa fruta tropical é bastante famosa e exige alguns cuidados para que o cultivo seja eficaz.

Vários aspectos devem ser observados, como época de manga, solo, período, irrigação, adubação, entre outros.

O importante é saber como fazer isso corretamente e esperar que a mangueira cresça e dê os tão esperados frutos que estão presentes na nossa culinária. Se você nunca provou essa delícia, não perca tempo e experimente!

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

O que você não sabia sobre caixa de gordura

O que você não sabia sobre caixa de gordura

O que é preciso para montar seu home office?

O que é preciso para montar seu home office?

Mudas de plantas: Veja as principais dicas para elas se desenvolverem

Mudas de plantas: Veja as principais dicas para elas se desenvolverem

Dicas para ampliar sua casa com espelhos

Dicas para ampliar sua casa com espelhos

Funcionalidades e modelos de climatizador de ar

Funcionalidades e modelos de climatizador de ar

3 dicas para um home office perfeito

3 dicas para um home office perfeito