Revista Portal Útil

Procurando por ideias de sala pequena e como decorar o ambiente? Por causa do espaço cada vez mais reduzido em casas e, especialmente, apartamentos novos, surge o desafio de garantir ambientes funcionais e completos.

Nesse caso, além de pensar em soluções como ambientes integrados, existe também a possibilidade de investir em espaços minimalistas. Ou seja, espaços que prezam pelo conforto e bem-estar dos moradores, ainda que o ambiente seja pequeno.

Por isso, trouxemos aqui algumas ideias que servem de inspiração para projetos que podem ser adaptados na sua sala pequena. Tanto para decoração colorida, moderna, vintage, romântica, rústica, entre outras.

Sendo assim, basta você medir cada canto da sala e pensar em soluções como nichos, prateleiras, lustres ou ainda sofás retráteis. Então, continue a leitura para conferir as ideias para salas pequenas.

O que este artigo aborda:

20 ideias de sala pequena
20 ideias de sala pequena
Pin It

Foto: Pexels

20 ideias para sala pequena

Em suma, ao seguir algumas dicas para sala pequena é possível acomodar móveis, livros, objetos decorativos e também eletrônicos de uma forma charmosa e muito funcional. Confira!

1. Móveis com profundidade menor são ideais

Primeiramente, entenda que móveis com profundidade baixa vão se encaixar melhor em salas pequenas. Dessa maneira, garantem mais funcionalidade e circulação para o ambiente, te deixando mais confortável para conviver com a família e amigos.

2. Opte por um bom rack e painel

No geral, alguns dos modelos de rack e painel são bem mais modernos do que se pensa. Sendo assim, perfeitos para ambientes que necessitam de uma decoração mais clean e com um estilo contemporâneo, pois contam com design mais arrojado e linhas simples.

Além disso, são ótimas opções para ganhar espaço na sua sala.

3. Porcelanato claro dá sensação de amplitude para sala pequena

Mais uma dica importante é que o porcelanato claro contribui visualmente para a sensação de espaço amplo. Uma vez que quando são neutras, as cores claras e sem estampas não roubam a cena, o que causa um respiro para móveis e também as áreas de circulação.

4. Espelhos são ótimos aliados na decor de salas pequenas

Tenha em mente que o espelho para sala pode dar sofisticação e um toque de conforto ao ambiente. Bem como vale ressaltar que espelhos são excelentes aliados para espaços pequenos. 

Isso porque o reflexo da peça pode causar a impressão de que o ambiente é maior. Assim como amplia a iluminação do ambiente com mais elegância. 

5. Tons claros são os favoritos para salas pequenas

Outro ponto importante é que o uso de cores claras é muito comum quando se trata de ambientes pequenos, já que tonalidades mais claras ajudam a espalhar melhor a luz, ampliando o local. 

Por fim, você pode aumentar esse efeito não apenas com a pintura das paredes, teto e pisos, mas utilizando também móveis claros.

6. Invista em boa iluminação para o ambiente

Entre as ideias para sala de estar pequena saiba que, se sua sala não é muito espaçosa, invista em uma luz principal no centro, que é ideal para iluminação de ambientes pequenos. Já nos sofás, é importante usar pontos de luz de destaque caso alguém goste de realizar uma leitura ou prefira uma luz mais baixa.

7. Tenha estantes para uma decoração funcional

Além de caber em qualquer lugar e ser realmente funcional, uma estante bem decorada ajuda a dar mais beleza para sua sala pequena. Ou seja, é uma forma de decorar sem ocupar muito espaço e garantindo a circulação das pessoas.

8. Que tal um rack colorido para a sua sala pequena?

Porém, não é porque as cores claras dão a sensação de amplitude, que a sua sala precisa ser sem graça e sem cor. Por exemplo, o segredo é investir em um móvel para ser o ponto de cor do ambiente.

Sendo assim, nossa dica é que você dê uma olhada em racks coloridos, que estão disponíveis em vários modelos e mudam a cara da decoração.

9. Parede de tijolinho funciona também para salas

Agora, outra dica é investir em uma parede de tijolinho para ser a “estrela” da sala. Dessa maneira, basta que as outras paredes sejam claras para que você continue com a sensação de amplitude no ambiente.

10. Sala integrada com cozinha americana

Em suma, uma forma simples de ganhar espaço e ter um ambiente funcional é fazer a sua sala integrada à cozinha americana. Uma vez que dessa forma você ganha um espaço amplo e confortável de socialização para a família.

11. Considere a organização do espaço

Além disso, quem mora em espaço pequeno precisa evitar bagunça a qualquer custo. Aqui, a saída é apostar em móveis que vão deixar a sala mais organizada e prática, mesmo que não sejam sob medida.

Então, ao procurar pelas peças do mobiliário, prefira as multifuncionais, como as gavetas anexadas em mesa de centro, sofá ou banco-baú, que  podem ser algumas boas soluções.

12. Coloque a TV embutida em nicho

No geral, essa é uma solução inteligente e bonita para as salas menores. Assim, a TV fica bem acomodada, sendo também uma decoração para o ambiente.

13. Encontre o sofá ideal para sua sala pequena

Definitivamente, o sofá é o móvel principal da sua sala. Dessa maneira, você deve saber escolher a peça perfeita para o seu ambiente. Por isso, busque até achar um sofá confortável, com proporções compatíveis para o espaço. 

14. Escolha uma boa opção de tapete

Mais uma escolha importante para a sala é o tapete, pois ele vai trazer a sensação de conforto. No geral, prefira tapetes lisos, sem estampas ou muitas informações.

15. Entenda que para os móveis, menos é mais

Ou seja, prefira uma sala com poucos móveis e pequenos. Bem como opte por móveis baixos se o teto for alto e que sejam de preferência leve, não sólido ou pesado. Por exemplo, sofás com braços finos ou então sem braços. 

16. Persianas deixam a sala mais aconchegante

Também para deixar sua sala ainda mais confortável, escolha uma boa persiana. Lembrando que ela deve ser condizente com a decoração do ambiente

17. Evite causar ofuscamento no ambiente

Principalmente em ambientes pequenos, o ofuscamento acontece quando a luz bate em alguma superfície e reflete diretamente nos nossos olhos, interferindo na sua visão. Assim, para evitar esse fenômeno indesejado dentro de casa é necessário tomar cuidado com os pontos de luz intensa próximo à materiais reflexivos, como espelhos

18. Opte por prateleiras flutuantes

Em suma, se as prateleiras forem compridas, é melhor ainda. Uma vez que isso trará à sua sala um efeito horizontal que faz com que o ambiente pareça mais profundo.

19. Móveis de madeira são escolhas certeira

Dessa maneira, os acabamentos com o visual da madeira são facilmente adaptáveis a diversos estilos de decoração. Além disso, trazem mais elegância para a sua sala.

20. Integração deixa a sala maior

Por fim, vale mencionar que integrar a sala de TV com a sala de estar ou cozinha vai te proporcionar um ambiente maior e mais receptivo para acomodar a família. Aqui, o segredo é seguir a mesma paleta de cores e decoração para garantir a unidade do espaço.

Por fim, se você quiser mais algumas ideias de sala pequena, veja o vídeo do canal Tu organizas por Nina Baz.

Então, o que achou das dicas de sala pequena? Deixe nos comentários.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse