A caixa de gordura é um item obrigatório em toda residência. um aparelho que não permite que a gordura ou objetos grandes possa obstruir as tubulações. É instalada em pias, devido a lavagem de pratos, talheres e outros utensílios. É necessário manter uma rotina de manutenção de limpeza para que ela nunca te deixe na mão.
O que este artigo aborda:
- Como funciona as caixas de gordura
- Porque as caixas de gordura entopem
- Quando limpar a caixa de gordura
- Como saber se a caixa de gordura está entupida
- Os principais sintomas
- Como limpar uma caixa de gordura
- Porque Contratar uma desentupidora de caixa de gordura
- Quando chamar a ajuda de um Profissional
Como funciona as caixas de gordura
As caixas de gordura devem ser bem posicionada em pias para receber os restos de alimentos, funcionando como um filtro, e devem ser instalados no mesmo pavimento, no térreo.
Pode ser feita em alvenaria com revestimento em argamassa, lembrando sempre de produzir a tampa, para facilitar na hora de ser fazer a manutenção.
Outra opção é comprar caixas de gorduras prontas, em PVC. Escolhendo tanto o modelo de alvenaria ou o modelo já pronto, deve seguir o volume dimensionado.
Porque as caixas de gordura entopem
Devido ao excesso de gordura e restos de alimentos faz com que isso aconteça rapidamente.
A substâncias presentes na gordura e no óleo de cozinha quando se juntam com outros químicos no esgoto formam um conglomerado que podem bloquear os encanamentos. De acordo com uma pesquisa nos Estados Unidos essa mistura causa cerca de 47% dos transbordamentos de esgoto.
Quando limpar a caixa de gordura
- Em Residências – De 6 em 6 meses
- Em Apartamentos – De 3 em 3 meses
- Em Bares e Restaurantes de porte pequeno- De 1 em 1 mês
- Toda semana em caso de grandes restaurantes ou locais com muito uso de óleo ou gorduras.
Nem sempre lembramos de fazer essa manutenção e a caixa acaba entupindo, e esse problema tem que ser resolvido imediatamente, pois apresenta um grande desconforto e risco tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.
Como saber se a caixa de gordura está entupida
Encanamentos sãos bem fáceis de descobrir quando estão entupidos, e a caixa de gordura é do mesmo jeito.
Os principais sintomas
- Mau cheiro saindo da pia
- A água fica mais lenta para escoar
- A caixa de gordura transborda
- Objetos voltam pelo ralo
Esses são os sinais que vemos claramente e precisam de um reparo imediato.
Como limpar uma caixa de gordura
À primeira vista, limpar uma caixa de gordura pode parecer uma tarefa fácil, mas não é tão simples assim. Além disso, é um trabalho que tem um cheiro nada agradável e pode fazer um pouco de sujeira.
Em primeiro lugar, é preciso muito cuidado para proteger o encanamento e de quem está executando a limpeza.
Acima de tudo, para esse trabalho é utilizado chave de fenda, máscara, saco de lixo e esponja.
Porque Contratar uma desentupidora de caixa de gordura
Nem sempre soluções caseiras podem resolver o problema, devemos tratar cada caso em particular, o que deu certo para o seu vizinho, pode não dá certo para você, talvez o seu problema seja diferente.
Existem casos mais complexos que exigem que só podemos contar com profissionais experientes, e para isso você terá que contratar uma empresa desentupidora de caixa de gordura para solucionar o seu problema. Você já deve ter parado para pensar em fazer o serviço você mesmo, pelo simples fato de aparentemente o problema parecer ser algo simples, mas há casos que por falta de conhecimento e experiência o entupimento continua a persistir e acaba prejudicando ainda mais.
Por esse motivo é tão importante contar com uma empresa especializada e de confiança para que você tenha o resultado desejado, sem desconforto ou dores de cabeça.
Quando chamar a ajuda de um Profissional
Caso o encanamento persista em continuar obstruído, é melhor você chamar uma desentupidora de caixa de gordura para resolver o problema, pois eles são profissionais qualificados e responsáveis que vão respeitar a sua casa e o meio ambiente. Estes profissionais podem realizar a limpeza por meio de aspiração, sendo uma maneira mais prática de trabalho, além de destinar os dejetos para um local adequado.
Artigos relacionados: