Revista Portal Útil

Todo mundo, alguma vez na vida, já imaginou como seria sua casa dos sonhos. Com um projeto arquitetônico você pode transformar aquilo que foi idealizado no seu sonho em algo concreto e totalmente viável.

O projeto arquitetônico é a parte construída pelo lápis e o papel. Ele é feito por meio de estudos e esboços que são traçados antes da execução física do projeto.

Existem vários tipos de projetos arquitetônicos. Alguns exemplos são: 

  • Projeto arquitetônico residencial;
  • Projeto arquitetônico empresarial; 
  • Projeto arquitetônico de reforma;
  • Projeto arquitetônico comercial;
  • Projeto arquitetônico governamental.

Um projeto de arquitetura é muito conhecido pela sua preocupação estética. Mas, para além da apresentação visual, parâmetros culturais, funcionais e socioeconômicos também são características importantes para serem consideradas na elaboração do projeto. 

Nos tópicos abaixo, iremos explicar um pouco mais sobre as partes que envolvem planejar, elaborar e realizar um projeto arquitetônico.

O que este artigo aborda:

Projeto arquitetônico de uma casa
Projeto arquitetônico de uma casa
Pin It

Para que serve um projeto arquitetônico?

Realizar uma obra exige muito conhecimento, principalmente quando executada pela primeira vez.

Vamos usar nossa imaginação por alguns segundos.

Imagine-se na posição de uma pessoa com gostos muito específicos e refinados e que deseja possuir em sua casa uma parede com o pé direito bem alto e com mais de 6 metros de largura inteiramente feita de mármore carrara, com luzes que acendem por detrás desta peça majestosa. 

Bem luxuoso, não é mesmo?

A viabilização e a concretização desse ideal são feitas através de projeto arquitetônico, o qual será responsável por pensar cada detalhe desta exigência, desde o lugar onde será providenciado o mármore até a instalação da peça, já prevendo e solucionando qualquer problema que possa vir a ocorrer.

Além de tornar sonhos realidade, o projeto arquitetônico conseguirá transformar o espaço de obra de acordo com os recursos disponíveis, sejam eles de ordem financeira ou física.

Recursos financeiros

Quando pensamos em realizar uma reforma ou uma obra, não podemos evitar de falar sobre os gastos. O orçamento é uma das partes principais para a execução de um projeto e, na maioria das vezes, existe um limite a ser respeitado. 

Ao realizar um projeto, é possível prever todos os gastos e decidir por alternativas que tornem o investimento mais barato.

Além de que isto evitará decisões feitas de forma impulsiva, que sempre acabam por aumentar o valor do orçamento. 

Recursos físicos 

Realizar o planejamento da obra respeitando os recursos físicos já existentes no terreno, além de baratear o orçamento, pode agregar menos impacto na natureza, caracterizando uma ação sustentável.

Por que optar por um projeto arquitetônico?

Ao optar por um projeto arquitetônico, você obterá diversas vantagens. Abaixo, listamos mais alguns motivos para você não ter mais dúvidas de que deveria investir em um projeto antes de realizar uma obra.

Ambiente funcional e bonito

Decidindo por realizar um projeto de arquitetura, é possível criar ambientes que sejam funcionais, de acordo com as suas demandas e necessidades. 

Nem sempre o que é necessário possui uma boa estética. Porém, com a opção de poder realizar um planejamento antes de executar uma obra, é viável transformá-la em algo que seja esteticamente bonito para você, unindo o útil ao agradável.

Agregar valor

Atualmente, procurar por referências, sejam rústicas, minimalistas ou até modernas e contemporâneas, tornou-se muito mais fácil com as redes sociais. 

Desta forma, transformar um ambiente a partir destas referências fará com que mais pessoas se identifiquem e se encantem com a transformação, agregando valor ao imóvel.

Realizar uma reforma, repaginar uma fachada ou personalizar qualquer ambiente que esteja planejando construir, além de torná-lo único no mundo, certamente agregará valor ao seu projeto.

Etapas do projeto arquitetônico

Assim como qualquer outro projeto grande e complexo, é necessário estabelecer etapas para que nenhum detalhe passe despercebido e deixe de ser considerado.

Logo abaixo listamos as principais etapas de um projeto arquitetônico.

Reunião e elaboração

Por ser a etapa inicial, ela será caracterizada por entender as ideias e as necessidades do cliente e como, possivelmente, poderão ser executadas.

Visita ao local

Ao fazer uma visita ao local do projeto, o arquiteto poderá realizar as medições das áreas que serão construídas e tirar fotos para aprimorar ainda mais a elaboração do projeto, tendo muito mais conhecimento e informações acerca da área física. 

A partir disso, o profissional poderá fazer uma análise sobre terreno e vizinhança, definindo suas especificidades.

Estudo preliminar

O estudo preliminar permite que, diante das informações coletadas na visita ao local, sejam elaboradas as estratégias para cumprir com as exigências e necessidades do cliente, através dos estudos de natureza física, como por exemplo a luminosidade natural.  

A partir disso são definidos os primeiros passos da obra (local e tamanho da área de cada ambiente) e também a estimativa do orçamento do projeto.

Anteprojeto

Toda a parte da construção gráfica e visual do projeto será apresentada nesta etapa.

Ela consiste em levantamento de dados, fazer estudos de viabilidade e legalidade, realizar os esboços de planta, desenhos 3D, layouts e tudo o que é necessário para que o cliente entenda a proposta do projeto.

Projeto Executivo

Após a revisão e a aprovação do anteprojeto, esta etapa será responsável pelas informações técnicas mais detalhadas do projeto.

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre projeto arquitetônico, veja essas dicas no vídeo do canal Penna Arquitetura e Urbanismo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse