sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 10:39:17
Revista Portal Útil

O conteúdo "É permitido usar detector de metais no Brasil?" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Curiosidades em .


Para quem deseja se aventurar pelo universo de caça ao tesouro, é muito bom ficar ligado nas regras sobre isso. É lógico que ninguém quer ter problemas com isso, então, é importante se atentar para a legislação do país e as condições para não ter problemas no futuro.

No caso específico do Brasil, há algumas particularidades que muitos não entendem. Em outras palavras, não é tão simples como parece. Não se trata apenas de pegar o seu detector de metais e explorar qualquer lugar. Por isso, neste texto falaremos sobre o assunto para te deixar muito bem informado e preparado para a sua caça.

O que este artigo aborda:

Como funciona esse universo dos detectores?

Um simples passeio pela internet pode dar ao internauta uma boa noção sobre tudo o que acontece no universo da caça aos metais. Existe toda uma comunidade que participa de práticas assim, como hobby, na verdade. Desde redes sociais, até contatos trocados, tudo nesse meio respira os metais, os melhores detectores, os terrenos mais interessantes, entre outros.

Não faltam, inclusive, muitos vídeos sobre essa prática. Neles os aventureiros dão muitas dicas sobre marcas de equipamentos e como, por exemplo, conseguir um bom lugar para começar a atividade.

Em resumo, as pessoas compram pela internet o seu detector de metais e saem em busca dessas suas descobertas. Convencionou-se chamar essa prática de detectorismo, para dizer dos amantes dessa prática de escolher um bom terreno e saírem a procurar seus metais.

É permitido usar detector de metais no Brasil?

Onde comprar um desses?

Se você é dono ou dona de casa, por exemplo, e já se arriscou nas pesquisas pelas lojas virtuais para procurar produtos para sua casa, com certeza deve ter visto também algumas outras opções. Mas, quando falamos de arriscar nessa procura, é pra valer.

Pensemos num caso hipotético. Uma pessoa deseja comprar um aspirador de pó robô e entra em uma loja específica. Lá no meio do catálogo encontra uma máquina para lavar tapetes, um dispositivo que limpa o chão e recolhe a poeira, e lá no meio também um detector de metais. É claro que vale muito a pena pesquisar direto com o fabricante, porém, pode ser o caso de conseguir em uma loja dessas um valor e condições de entrega muito melhores.

Detector para quê?

Outra coisa que precisa pensar na hora de sua compra é a função de que deseja. Se quiser procurar determinados tipos de metais como ouro, por exemplo, opte por um aparelho com uma frequência maior, para que no momento de sua atividade de procura consiga o funcionamento que deseja. Já se o seu objetivo é outro, com metais menos densos, pode apostar em uma voltagem menor.

Se você é um desses que já está nessa atividade, ou ainda é um dos que desejam fazer isso. Já se perguntou se, no Brasil, esta prática é legal? Ou ainda se há alguma proibição oficial no Brasil?

O detectorismo é proibido no Brasil?

Essa prática de uma espécie de caça aos metais, chamada detectorismo no Brasil pelos próprios adeptos, é bem mais comum do que se imagina. Mas é preciso se perguntar, já no início, se essa prática é legalizada no país. Imagine o tamanho do problema se você participa dessas atividades e encontra uma norma civil que não a permita. Além disso, pode acarretar uma punição.

No caso particular do Brasil, de maneira bem resumida, não há uma proibição da prática. Pelo menos não formalmente. Ou seja, nada consta na lei que penalize pessoas pela atividade de procura de metais de qualquer tipo, utilizando instrumento específico para isso.

Como ter indicações sobre essa prática?

Algumas instituições prescrevem recomendações para as pessoas que participam desse movimento. É o caso, por exemplo, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A orientação é para que as pessoas, mesmo que por hobby, se atentem para os ambientes com algum tipo de restrição.

Sítios arqueológicos, a rigor, são restritos, e constituem também um exemplo simples de um dos lugares que não se pode ter essa atividade. Isso acontece porque se danificar algo num terreno como esse, pode ser o caso de perder ou modificar qualquer coisa. E configura, nesse caso, um crime que é passível de uma penalização. Por isso, observe bem onde quer fazer a sua caça aos metais!

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

O que um advogado civil faz?

O que um advogado civil faz?

Confira empresas que são consideradas decacórnios

Confira empresas que são consideradas decacórnios

Saiba o que é uma marina de barcos

Saiba o que é uma marina de barcos

Guarda Móveis: Saiba o Que É, Para Que Serve e Como Contratar

Guarda Móveis: Saiba o Que É, Para Que Serve e Como Contratar

Como a eletrostática pode queimar o seu projeto ou equipamento eletrônico?

Como a eletrostática pode queimar o seu projeto ou equipamento eletrônico?

NASA: 5 Invenções que usamos no dia a dia

NASA: 5 Invenções que usamos no dia a dia