Perder um ente querido nunca é fácil. Mesmo que você tenha se despedido, a morte muitas vezes deixa um vazio, uma sensação de que você perdeu algo para sempre.
Como você honra a memória de alguém depende de você; apenas saiba que a história deles não precisa terminar com a morte deles.
O que este artigo aborda:
- Viva a vida que eles querem para você
- Ver, ouvir ou sentir alguém que morreu
- Mas quando a pessoa morre ela vê seu velório?
- Escolha um lugar para lembrá-los
- Conclusão
Viva a vida que eles querem para você
Quando perdemos alguém que amamos, podemos sentir que nada vai dar certo novamente. Com o passar do tempo, a ferida que eles deixaram para trás começará a cicatrizar, mas muitas vezes nos perguntamos: “Como vamos continuar?”
Tudo bem. O luto leva tempo para ser processado, e a maneira como você avança na vida será exatamente isso: o seu caminho a seguir.
Apenas lembre-se de que seu ente querido desejaria profundamente que você se sentisse feliz novamente.
Eles gostariam que você realizasse seus objetivos, experimentasse alegria, aproveitasse ao máximo a vida que você tem.
Quando você pensar em como homenagear um ente querido que faleceu, não se demore no buraco que ele deixou para trás. Em vez disso, celebre quem eles eram e o que eles fizeram, e façam o seu melhor para manter o espírito deles. Então, eles sempre estarão com você.
Quando alguém que amamos morre, podemos querer celebrar sua memória. Escolher memoriais que se ajustem ao seu legado e aos valores que eles mantinham pode ser uma boa maneira de ajudar você e outras pessoas a sofrer por eles. Aqui estão algumas ideias para lembrar de um ente querido depois que ele morreu.
Ver, ouvir ou sentir alguém que morreu
É normal ver, ouvir ou sentir alguém que morreu. Embora isso possa ser assustador e perturbador, não significa que haja algo de errado com você.
Depois que alguém morre, é normal vê-lo ou ouvi-lo. Algumas pessoas também relatam sentir o cheiro ou o calor de alguém próximo a elas, ou apenas sentem uma sensação muito forte de sua presença. Às vezes, esses sentimentos podem ser muito poderosos. Eles podem ser reconfortantes, mas também perturbadores.
Essas experiências são normais. Quando alguém próximo a você morre, pode demorar um pouco para que partes do seu cérebro e a maneira como você pensa ‘recuperem’. Levará algum tempo para o seu cérebro processar o que aconteceu e para que a finalidade disso seja absorvida.
Mas quando a pessoa morre ela vê seu velório?
Conversar com a pessoa que morreu também é uma parte normal do processo de luto. Como ao vê-los ou senti-los, você pode se encontrar conversando com eles porque seu cérebro esqueceu temporariamente que eles morreram.
Ou você pode falar com eles porque sente falta deles e acha reconfortante falar com eles em voz alta. Não há nada de errado com isso. Em muitos casos, pode até ajudá-lo a manter o vínculo que você tinha com eles quando estavam vivos.
Escolha um lugar para lembrá-los
Escolher uma placa para um banco em um local de beleza favorito, ou até mesmo uma pedra do lado de fora do campo de futebol de seu time, pode ser uma ótima maneira de lembrar publicamente de seu ente querido.
Também oferece a você e a outras pessoas que sentem falta um lugar para visitar e relembrar. Muitas atrações locais ou pontos de beleza oferecem maneiras de homenagear um ente querido, ou você pode perguntar ao conselho local sobre como organizar um banco público.
Quando um ente querido faleceu, você tem várias considerações imediatas a serem levadas em consideração, incluindo planejamento funeral, logística financeira, tanatopraxia, cremação e enterro, e assim por diante.
Idealmente, você passou algum tempo com sua família e ente querido planejando este evento, e esta lista representa principalmente ações únicas.
Depois de passar pela primeira onda de atividade, você terá que decidir como honrar o legado de seu ente querido ao longo do tempo. Aqui estão algumas maneiras de manter a memória dessa pessoa:
Conclusão
Mas só porque seu ente querido faleceu não significa que ele desaparecerá de sua vida – ou do mundo – completamente. Há coisas que você pode fazer para garantir que a memória deles permaneça viva.
Honrar um ente querido pode assumir muitas formas. Você pode optar por honrá-los em particular por meio de seus próprios rituais ou reunir familiares e amigos para um evento mais público.
Você pode até criar um espaço memorial permanente com o nome deles, permitindo que estranhos conheçam a pessoa que você conhecia tão bem.
Artigos relacionados: