Revista Portal Útil

O Brasil é um país de proporções continentais. Sendo assim, manter uma grade curricular única pode ser realmente um desafio maior do que o esperado. Mesmo quando se tenta alguma abordagem nova, várias situações podem surgir no caminho.

Sendo assim, conhecer melhor o campo em que se está trabalhando, e também aprender como fazer novas aplicações é crucial. Cursos online, por exemplo, são uma das adaptações mais interessantes do setor privado.

Mas enquanto isso, o setor público tenta caminhar com uma nova tentativa para os momentos da sociedade moderna, que é chamado de novo ensino médio.

Já se faz alguns anos que o projeto está em tramitação, porém foi adiado por conta do evento da pandemia recente. Agora, com a retomada das coisas no sentido normal, é interessante notar que o projeto está para caminhar.

Mas como está o andamento do novo ensino médio? O que tem sido alterado no projeto e o que está se mantendo como eficaz.

Hoje estamos aqui exatamente para falar mais sobre o novo ensino médio na prática e tirar as suas dúvidas. Vamos conferir?

O que este artigo aborda:

Novo ensino médio na prática: Como está a implementação?
Novo ensino médio na prática: Como está a implementação?
Pin It

O que é o novo ensino médio?

A proposta do novo ensino médio tem o objetivo de tornar esta etapa de formação pré universidade para algo mais atrelado ao formato do ENEM, além de entregar conteúdos da área técnica.

Ou seja, os alunos não só se preocuparão em ter uma base curricular comum, como também terão a oportunidade de aprender algo voltado para o ensino técnico e profissionalizante.

Desta maneira, desde o primeiro ano do ensino médio já será possível trabalhar conceitos variados de ensino voltados diretamente para alguma profissão em si.

Isto aumenta a carga horária de 2400 horas para 3000 mil horas. Entretanto, a divisão faz com que mais tempo seja empenhado na formação profissional e técnica, transferindo cerca de 600 horas originais de um tipo de formação para o outro.

A divisão então acaba com 1800 horas para a base curricular comum nos padrões do ENEM e as 1200 horas restantes para o complemento técnico.

Como está o andamento do novo ensino médio?

A lei que aprovava esta nova diretriz teve a sua origem em 2017, entretanto, somente no final de 2019 ela realmente estava pronta para entrar em vigor. Algumas escolas já estavam se estabelecendo para garantir toda a infraestrutura e em 2020 tudo indicava ir por este caminho.

Entretanto, a realidade da pandemia e as incertezas do ensino causadas por conta das ações de prevenção não permitiram a sua implementação. O quadro permaneceu até 2021 e em 2022 as coisas voltaram a entrar nos eixos.

Esta mudança visivelmente causa a necessidade de muitos ajustes. Principalmente pelo fato de que algumas escolas teriam que se adaptar em questão de salas extras e equipamentos.

Sem contar o fato da necessidade de contratar professores qualificados para diferentes áreas de ensino. Todo este processo leva tempo e não seria prático fazer uma inicialização uniforme em território nacional.

Quem já aderiu?

Hoje podemos notar que todas as turmas de primeiro ano já se enquadram no novo padrão e se mostram como prontas para iniciar o processo nas novas turmas.

Para 2023 a previsão é que haja uma nova inclusão das turmas de segundo ano, onde eles devem continuar a mudança que já tem sido implementada. E claro, as novas turmas de primeiro ano também estarão dentro do padrão.

O processo dá um dos passos finais em 2024 ao adicionar também as turmas de terceiro ano. Entretanto, durante todo o processo é feito um trabalho especial de formação continuada em todos os professores.

A capacitação dos professores também têm uma parte muito importante neste novo currículo para garantir a estabilidade e controle dos novos assuntos.

Algumas escolas saíram na frente com projetos piloto. Aderindo às mudanças e fazendo com que os alunos e professores pudessem experimentar uma maneira de alcançar os objetivos finais.

Em uma entrevista para coletar os resultados posteriormente, cerca de 9 a cada 10 alunos achou que o projeto foi bastante benéfico e melhor do que o modelo anterior.

Motivos para a mudança

A alteração que impulsionou o projeto foi o alto nível de desistência de grande parte dos alunos. Em que nas comunidades pobres pode chegar bastante próximo dos 50%, sendo algo quase inaceitável.

O foco especial em áreas de interesse também tenta jogar de maneira mais inteligente com os pontos fortes do aluno, ao invés de investir completamente em áreas que não serão utilizadas profissionalmente e que não são do seu agrado.

Isto não abole completamente a necessidade de se ter um conhecimento básico, mas as coisas param de ter o mesmo peso. O que traz uma visão muito mais lógica e interessante para os estudantes.

Além disso, existe também um foco muito grande nos próprios professores. Capacitando-os para alcançar resultados ainda melhores. Eles aprendem novas técnicas e experiências além de reciclarem outros importantes.

Com estas novas promessas, um dos maiores focos é aumentar a adesão escolar dos alunos, assim como o número de aprovações. E claro, tudo isto com o objetivo de existir uma aprendizagem real, não só uma maquiagem nos números.

No longo prazo as possibilidades são realmente interessantes, e podem significar uma real transformação na história das pessoas envolvidas.

Conclusão

Como você pode ver, mesmo estando para entrar em vigor, o novo ensino médio ainda tem algumas etapas pela frente. Por isso, não é totalmente possível criar uma data ou mesmo bater o martelo de quando será realizada uma ação.

O fato é que você realmente pode perceber que existem excelentes opções para o futuro. Quem sabe ainda o que será adaptado ou não para se obter resultados.

Mas enquanto isto, as opções mais diversificadas de educação profissional ainda continuam sendo os cursos online grátis. Estas são ferramentas poderosas e bastante eficientes para quem deseja de fato alcançar bons resultados no longo prazo.

Então por hoje é isso, qualquer outra dúvida sobre como está o andamento do novo ensino médio estamos à disposição para ajudar você. Basta colocar sua pergunta na sessão de comentários e em breve responderemos.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse