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O que é gestão de pessoas nas empresas? O que significa gerir bem os talentos de um departamento ou de toda uma empresa? Essa é uma dúvida comum para todo líder ou gerente de Recursos Humanos iniciante que busca entender o que é HCM, por exemplo.

Neste conteúdo, além de responder o que é gestão de pessoas nas empresas, também vamos citar características da mesma e mencionar o setor responsável por organizá-las. Leia conosco, vamos lá!

O que este artigo aborda:

O que é gestão de pessoas nas empresas? – Confira 7 características!
O que é gestão de pessoas nas empresas? – Confira 7 características!
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O que é gestão de pessoas nas empresas?

Afinal, do que se trata? O que é gestão de pessoas nas empresas? Para sermos diretos, sucintos e bem explicativos, a gestão de pessoas em empresas se trata de uma série de ações, deveres e responsabilidades tomadas pelo setor de RH, os Recursos Humanos, buscando valorizar e gerir bem os recursos que possui.

São ações tomadas para melhorar a experiência do colaborador, beneficiar o clima organizacional, aumentar a produtividade sem deixar os colaboradores exaustos, entre vários outros detalhes que poderíamos citar.

A gestão de pessoas também consiste na boa escolha do pessoal, ou seja, um bom processo de recrutamento realizado por parte do setor de Recursos Humanos, sabendo escolher bem os talentos visando minimizar problemas futuros por más escolhas no processo de contratação.

7 características da boa gestão de pessoas nas empresas

Abaixo, separamos algumas ações realizadas pelo setor de RH que caracterizam a resposta para a sua pergunta sobre o que é gestão de pessoas nas empresas. Leia:

1. Seleção de pessoal

As tradicionais entrevistas de emprego pedindo aos candidatos suas habilidades e experiência não deixaram de ser eficazes para os profissionais de RH, mas é uma realidade que está passando por grandes transformações devido à atual era tecnológica. De fato, estamos vivenciando uma nova cultura que também está influenciando os processos de seleção de novos perfis.

Hoje, a grande maioria dos processos seletivos é feita diretamente nos portais de vagas online que permitem que as empresas divulguem suas vagas gratuitamente. Nestas plataformas, podem ser utilizadas diversas ferramentas, testes ou pré-entrevistas que auxiliam efetivamente na pré-seleção de candidatos.

2. Desenvolver planos de treinamento

O papel do líder em uma boa gestão de pessoas é fundamental não só no processo de contratação, mas também na motivação e desenvolvimento do trabalhador dentro da empresa, pois isso se traduz em resultados de produtividade organizacional.

Um gerente de recursos humanos deve, portanto, projetar e implementar os planos de treinamento necessários para promover o crescimento dos funcionários dentro da empresa.

Não apenas para motivá-los, mas também para aproveitar o talento potencial e impedi-los de deixar seus empregos (rotatividade). É uma formação contínua, um processo de aprendizagem, individual ou em grupo, que permite desenvolver competências essenciais e se adaptar às necessidades da organização.

3. Gerenciar os procedimentos administrativos da equipe

Um gestor de pessoas cuida da gestão dos documentos pessoais do trabalhador e documentos da empresa, assegurando as obrigações. Em particular, monitoriza o orçamento de pessoal, detecta assiduidades, processa salários e declarações anuais e gere as relações com consultores externos, associações comerciais e órgãos competentes.

4. Integração para novas contratações

A integração de funcionários é o processo de introdução de novos funcionários em uma empresa, também conhecido como onboarding. Acolher novos contratados é um processo real que está se tornando cada vez mais importante para os gerentes de RH.

Além do tradicional tour pelo escritório para conhecer todos os colegas, você também pode criar eventos mais divertidos e envolventes, como um aperitivo no café próximo à empresa.

Após o processo de exploração da empresa, inicia-se o processo de inserção propriamente dito com treinamento, tutoria e mentoria, para entender as funções de cada um dentro da empresa.

5. Monitoramento e avaliação de desempenho

O acompanhamento do candidato escolhido é essencial para melhorar continuamente suas habilidades e nível de organização. Por outro lado, a avaliação periódica de desempenho é uma tarefa mais árdua, mas igualmente fundamental para verificar o desempenho do candidato.

Até agora todas as empresas modernas introduziram um método de avaliação, porque representa uma oportunidade para a gestão da empresa e para os recursos humanos envolvidos. A chave é adotar metodologias objetivas e racionais e alavancar elementos de avaliação profissional e de trabalho.

6. Validar as necessidades de pessoal previstas

O gestor de recursos humanos deve definir a necessidade de funcionários em termos qualitativos e quantitativos. Em relação às decisões da empresa em termos de produção, ao seu modelo organizacional e aos propósitos gerais que a empresa persegue. O headcount da empresa em questão deve estar sempre equilibrado, sem faltar funcionários para cumprir funções essenciais, mas também sem encher a empresa de funcionários que, muitas vezes, estão só cumprindo horário.

7. Participar na definição das habilidades necessárias para a organização

A implementação de planos de carreira e cursos de gestão de pessoas ead para o crescimento dos colaboradores dentro da empresa é necessária para cobrir as necessidades expressas pelos responsáveis dos departamentos. Além disso, essas necessidades também são avaliadas com referência a uma possível mobilidade interna dentro da empresa.

Vale ressaltar que todas essas 7 características que citamos, podem ser somente gerenciadas pelo líder, podendo ser realizadas por outros funcionários e assistentes de RH, com base nas indicações do líder empresarial ali presente. Até a próxima!

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