quinta-feira, 26 de maio de 2022 - 26/05/2022 18:34:29
Revista Portal Útil

O conteúdo "Revalidação do diploma médico: O que e como solicitar?" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Emprego em .


O profissional que deseja construir uma carreira médica passa por muitos desafios. Já no vestibular, a alta competitividade demanda dedicação extrema dos candidatos. O investimento durante toda a formação é outro ponto que chama atenção na área.

Por essas e outras razões, muitos estudantes optam pela realização da graduação em outros países. Depois de formados, esses profissionais retornam para o Brasil com o propósito de exercer a medicina. 

Para trabalhar legalmente, esses médicos precisam passar por um processo chamado “revalidação de diploma”, também conhecido como Revalida. 

O que este artigo aborda:

O que significa revalidação de diploma?

A revalidação de diploma é um processo criado pelo governo por meio do qual ocorre uma espécie de “autenticação/validação” do diploma emitido por uma instituição estrangeira. 

O que é o programa Revalida?

Revalida é o nome dado ao processo de validação dos diplomas estrangeiros. O programa, também conhecido como Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, é realizado anualmente com o objetivo de validar diplomas expedidos por universidades de todo o mundo.

Médico

Esse exame é uma prova organizada e realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), aplicado em universidades públicas espalhadas por todo o país.  

A prova do Revalida é unificada e consiste em um exame que avalia os conhecimentos e as competências do médico. Para atuar como médico no país, é necessário atender às exigências de formação correspondentes aos diplomas médicos emitidos pelas universidades brasileiras.

Isso significa que o médico formado no exterior precisa demonstrar que adquiriu os conhecimentos mínimos exigidos dos médicos que se formaram no Brasil. Portanto, o Revalida avalia o conhecimento, as habilidades e as competências dos médicos e sua capacidade para o exercício da profissão em território brasileiro.

Como funciona o Revalida?

O Revalida é um exame que avalia o conhecimento técnico do médico. Ele pode ser feito tanto por brasileiros que estudaram fora do país quanto por médicos estrangeiros que desejam atuar em território brasileiro. 

A avaliação é dividida em duas etapas (eliminatórias): prova escrita e prova de habilidades clínicas. Por meio do exame, o candidato precisa demonstrar suas habilidades, suas capacidades e seus conhecimentos. 

Quem pode fazer o exame  Revalida?

Qualquer profissional formado em medicina em instituições de educação superior estrangeiras pode se inscrever para o Revalida. Porém, o Inep exige o cumprimento de alguns requisitos. Confira quais são:

  • Ser brasileiro ou estrangeiro — no segundo caso, o candidato deverá ter residência legal no Brasil;
  • Portar diploma médico expedido por uma instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem e autenticada pela autoridade consular brasileira. O documento também poderá ser autenticado nos termos da Convenção de Apostila de Haia, conforme Decreto n. 8.660/2016; e,
  • Apresentar Cadastro de Pessoa Física (CPF) emitido pela Receita Federal.

Quais documentos são exigidos?

A inscrição para o Revalida pode ser feita online, usando o site oficial do Revalida, mantido pelo Inep.

Para confirmação da inscrição, o candidato precisa enviar o diploma de graduação digitalizado, como solicitado pelo sistema:

  • Documento legível;
  • Frente e verso do diploma;
  • Em formato JPG, PDF ou PNG; e,
  • Com tamanho máximo de 2MB.

Candidatos que enviarem os seus documentos por meios distintos não terão a inscrição confirmada. O envio deve ser realizado via sistema de inscrição e seguindo os prazos e demais critérios definidos no edital.

Como se inscrever para o Revalida?

No site oficial, o Inep divulga informações e cronogramas de realização das provas do Revalida. Os editais e os prazos são amplamente divulgados pelo órgão, e as inscrições são feitas via plataforma.

Depois da inscrição, o Inep disponibiliza para o candidato o Cartão de Confirmação de Inscrição. Esse cartão contém o número da inscrição no Revalida, a data, a hora e o local de realização das provas, além de orientações gerais relacionadas ao exame.

São considerados aprovados os participantes que alcançarem o desempenho mínimo exigido. As notas de corte das provas são divulgadas no edital. 

As orientações para os profissionais que vão participar do Revalida são: ler o edital com atenção, estudar as provas anteriores, realizar cursos preparatórios e ficar atento aos prazos e ao envio correto dos documentos, seguindo as exigências do Inep. 

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Melhore suas chances de conseguir um emprego com um curso de informática

Melhore suas chances de conseguir um emprego com um curso de informática

Qual o salário mínimo na Europa em 2022? Veja os valores em Euros

Qual o salário mínimo na Europa em 2022? Veja os valores em Euros

Encontre o emprego perfeito usando estas dicas

Encontre o emprego perfeito usando estas dicas

Soft Skills que os empregadores mais valorizam atualmente

Soft Skills que os empregadores mais valorizam atualmente

Alô RH: 3 sinais de que você deve trocar os benefícios que você oferece!

Alô RH: 3 sinais de que você deve trocar os benefícios que você oferece!

Como fazer para trabalhar fora do Brasil?

Como fazer para trabalhar fora do Brasil?