O gerenciador financeiro de uma ferramenta é responsável por acompanhar, organizar e controlar as finanças empresariais. Ele registra receitas, despesas e investimentos, auxilia na criação de orçamentos e fornece análises para tomada de decisões financeiras eficazes.
Entre os desafios que o gerenciador financeiro ajuda os negócios a superarem estão o equilíbrio financeiro, a tomada de decisões estratégicas e o cumprimento das obrigações da empresa. Mas, um gerenciador financeiro pode ir muito além.
Aqui, você vai conhecer e entender as vantagens de implementar um gerenciador financeiro na sua empresa e ainda vai saber como escolher a melhor opção. Confira mais!
O que este artigo aborda:
- 1. Controle detalhado e preciso
- 2. Redução de erros
- 3. Otimização do tempo
- 4. Centralização das informações
- 5. Mobilidade e acesso fácil
- 6. Apoio ao planejamento estratégico
- Como escolher o melhor gerenciador financeiro?
- Segurança de dados
- Facilidade de uso
- Funcionalidades essenciais
- Acessibilidade e integração
- Preço e suporte ao cliente
- Sua busca por um bom gerenciador financeiro chegou ao fim!
1. Controle detalhado e preciso
Quando o assunto é a saúde financeira da empresa, cada centavo importa. Um gerenciador financeiro permite que esse controle seja bastante rígido, dando uma visão detalhada sobre a entrada e a saída de dinheiro.
Uma das formas de o gerenciador financeiro auxiliar é na automatização da importação de dados de contas bancárias e cartões de crédito. Outro ponto é a classificação das transações em categorias específicas, auxiliando na análise de gastos e custos.
Todo histórico financeiro se transforma em informações e insights no gerenciador financeiro. Isso possibilita que o empreendedor tenha previsões e projeções financeiras, ajudando a planejar o futuro com maior precisão.
Um bom gerenciador financeiro pode ser potencializado quando é integrado a outros sistemas utilizados pela empresa. Assim, com mais dados, consegue-se ir além na visão estratégica financeira do negócio.
2. Redução de erros
Com tarefas automatizadas e menor interferência manual, a empresa passa a reduzir os erros com informações e dados. O gerenciador financeiro realiza cálculos matemáticos automaticamente, minimizando falhas que podem ocorrer em planilhas manuais.
Ao deixar os detalhes para o gerenciador financeiro, você, empreendedor, pode focar sua energia e sua atenção em estratégias de crescimento da sua empresa e no relacionamento com clientes. Menos erros significa mais tempo!
3. Otimização do tempo
Falando em tempo, não é à toa que crescemos ouvindo aquela máxima: tempo é dinheiro. Um gerenciador financeiro é um aliado na otimização do tempo dentro das empresas, impactando não somente o setor, mas toda a organização.
Um dos fatores de maior impacto é a conciliação entre registros financeiros e extratos bancários, tornando o processo mais rápido e preciso. Além disso, o gerenciador financeiro torna fácil e rápido encontrar informações financeiras já que você não vai gastar tempo procurando em documentos físicos ou em várias planilhas.
4. Centralização das informações
Dê adeus às planilhas que tomam seu tempo e deixam as informações espalhadas. Com um gerenciador financeiro, você centraliza os dados e cria relatórios financeiros detalhados, economizando horas no seu dia.
Com as informações organizadas e centralizadas, você consegue ter uma visão muito mais ampla e real da situação. É assim que você passa a tomar decisões assertivas e realmente estratégicas.
5. Mobilidade e acesso fácil
A evolução tecnológica permite o desenvolvimento de funcionalidades e recursos para os gerenciadores financeiros que oferecem impactos positivos para as empresas. Um desses ganhos está na facilidade de acesso, tanto para a equipe como para os gestores.
Muitos gerenciadores financeiros estão na nuvem, permitindo que os usuários acessem suas informações financeiras de qualquer lugar com conexão à internet. Há também aqueles que têm versões para aplicativos, tornando mais fácil o acesso em seus smartphones ou tablets, mesmo em trânsito.
Se você está preocupado com a sua equipe, saiba que o gerenciador financeiro facilita a colaboração, permitindo que várias pessoas acessem e atualizem informações financeiras de forma simultânea e a partir de diferentes dispositivos. Tudo isso com registro, segurança e organização.
Um bom gerenciador financeiro também é intuitivo e didático, projetados com interfaces fáceis de usar. Isso torna o acesso às informações financeiras mais acessível para toda a equipe, independentemente do nível de experiência técnica.
6. Apoio ao planejamento estratégico
São inúmeras as maneiras que um gerenciador financeiro pode auxiliar no planejamento estratégico do negócio. O primeiro fator está em fornecer dados financeiros detalhados e relatórios que auxiliam na compreensão da situação financeira, permitindo identificar áreas de oportunidade e desafio.
Com um gerenciador financeiro, sua empresa pode definir metas e objetivos reais a longo prazo. Além disso, ajuda na criação de orçamentos detalhados, alinhados com os objetivos estratégicos, ajudando a empresa a alocar recursos de forma eficiente.
Um bom gerenciador financeiro te ajuda a crescer com segurança. Suas informações são preciosas para avaliar a viabilidade de iniciativas estratégicas, projetos de expansão e investimentos.
Mais do que projetar o futuro, o gerenciador financeiro também torna o presente mais fácil. Ele facilita o acompanhamento contínuo do desempenho em relação aos objetivos estratégicos, permitindo ajustes conforme necessário.
Como escolher o melhor gerenciador financeiro?
É incrível como um sistema pode ajudar você a transformar a gestão financeira do seu negócio. Mas, para obter todos os ganhos, é preciso ter atenção na hora de escolher o gerenciador financeiro da sua empresa.
Se você está buscando o melhor gerenciador financeiro, na sequência, você vai encontrar os principais pontos que precisam ser observados nesse processo!
Segurança de dados
Tenha em mente que o gerenciador financeiro vai armazenar todos os dados e informações das finanças do seu negócio, então, segurança é primordial. Escolha um gerenciador que ofereça criptografia sólida, autenticação em duas etapas e armazenamento seguro de dados.
Facilidade de uso
Um bom gerenciador financeiro deve ser intuitivo e fácil de usar. Teste a interface do usuário para garantir que você e sua equipe se sintam confortáveis ao utilizá-lo no dia a dia.
Lembre-se que ele precisa se adaptar à realidade da sua empresa e se encaixar no dia a dia da sua equipe!
Funcionalidades essenciais
Certifique-se de que o gerenciador ofereça funcionalidades básicas, como registro de transações, categorização, geração de relatórios e criação de orçamentos. Verifique se atende às necessidades específicas da sua empresa.
Mas, evite focar somente no agora: analise também se o gerenciador pode acompanhar o crescimento da sua empresa!
Acessibilidade e integração
Verifique se o gerenciador é acessível em várias plataformas, como web e dispositivos móveis. Também confira se ele pode ser integrado a outros sistemas ou aplicativos que você já utiliza, como software de contabilidade.
Preço e suporte ao cliente
Avalie o custo da ferramenta em relação ao seu orçamento e às funcionalidades oferecidas. Não esqueça de considerar o suporte ao cliente fornecido pela empresa; afinal de contas, se ocorrer qualquer problema, é preciso saber que você estará amparado.
Sua busca por um bom gerenciador financeiro chegou ao fim!
Com o sistema ERP Omie, você encontra todas as funcionalidades de um banco digital diretamente no sistema de gestão, para facilitar sua rotina.
Adaptável a diversos segmentos, esse sistema facilita o controle e a gestão das finanças de forma descomplicada e simples. Tenha mais controle sobre seu planejamento financeiro, conciliação bancária e antecipação de recebíveis em um único lugar.
Acesse, conheça e teste gratuitamente!
Artigos relacionados: