Revista Portal Útil

O planejamento estratégico da empresa é essencial para que se possa compreender o que e quando fazer. Mas aplicar esse tipo de planejamento no contexto de uma empresa pode ser um desafio.

O processo serve para identificar oportunidades, onde são desenvolvidas estratégias, ações para potencializar Digital Services, produtos ou serviços presenciais. Assim, o planejamento é indispensável para compreensão de o que, porque e como fazer.

Sendo assim, para te ajudar a entender o que é e como aplicar o planejamento estratégico da empresa, separamos aqui 7 dicas. Continue a leitura e saiba mais!

O que este artigo aborda:

Planejamento estratégico da empresa: 7 dicas para fazer
Planejamento estratégico da empresa: 7 dicas para fazer
Pin It

Planejamento estratégico de uma empresa: o que é?

Antes de mais nada, precisamos definir o que é planejamento estratégico de uma empresa. Em resumo, ele é um processo sistemático, cujo objetivo é identificar as melhores condições, e formas, para se atingir uma determinada meta.

Na prática, ele está associado com os objetivos estratégicos de um negócio, e deve ser definido em curto, médio e longo prazo. A partir disso os gestores conseguem criar e executar estratégias para alcançar os objetivos. Mas o que é planejar, propriamente dito?

Por definição, planejar significa criar táticas, com o intuito de alcançar um determinado objetivo. Já a estratégia seria elaborar o melhor caminho e direção para que esse objetivo seja mais fácil de se alcançar.

Assim, também é importante que a empresa estabeleça algumas metodologias e práticas em prol do seu planejamento estratégico. É comum que as estratégias mudem em decorrência da volatilidade do mercado e das empresas.

Importância do planejamento estratégico de uma empresa

Com isso, já destacamos um pouco da importância do planejamento estratégico da empresa. Como você já notou, planejar nada mais é do que gerenciar os recursos que o negócio tem à disposição em prol dos seus objetivos.

Dessa forma, sem o planejamento adequado, é mais complicado para um empreendimento alcançar esse resultado.

Seja qual for a empresa, seu produto ou serviço, o planejamento estratégico é essencial para impulsioná-la na direção certa.

Em resumo, o planejamento estratégico de uma empresa serve como um guia, direcionando cada ação para o objetivo adequado. Outro fator que destaca essa importância é o diálogo entra a realidade com a organização.

Isso porque as ações do planejamento também garantem uma análise mais aprofundada sobre como a empresa deve se portar em cada mudança.

Planejamento estratégico de uma empresa: 7 dicas de como fazer

No entanto, não basta apenas saber da importância do planejamento estratégico de uma empresa, é essencial saber como colocá-la em prática.

Apesar de não parecer, algumas poucas ações já colaboram para a implementação do planejamento. E para te ajudar, separamos aqui 7 dicas de como fazer. Confira a seguir!

1. Saiba onde a sua empresa está no mercado

Em primeiro lugar, para criar o planejamento estratégico de uma empresa é necessário, primeiro, saber onde sua empresa está no mercado. Essa análise, aliás, deve ser feita interna e externamente.

Isto é, saber qual o histórico da empresa, e a comparação dela com os concorrentes é um primeiro passo importante. Identifique as atuais conquistas, problemas e pontos de melhoria.

Saiba onde a empresa pode melhorar em seus processos e crie objetivos para definir onde se quer chegar. Também é fundamental que a empresa desenvolva seus conceitos de missão, visão e valores.

2. Estabeleça quem são os stakeholders da empresa

Após criar esses guias, outro fator importante no planejamento estratégico de uma empresa é saber quem são os stakeholders da empresa.

Em resumo, eles são as pessoas, ou instituições, envolvidas nas atividades e processos da empresa. Assim, os stakeholders podem atuar como executivos, fornecedores, gestores ou funcionários.

Trazê-los para o planejamento estratégico, e contar com a visão deles para o planejamento, é indispensável para compreender melhor como definir objetivos e estratégias.

3. Equipe capacitada

Contudo, além dos stakeholders, a empresa necessita também de uma equipe capacitada para ajudar na definição do planejamento, criação de estratégias e aplicação de ações.

Essa equipe deve ser formada por profissionais habilitados, com um treinamento adequado, mantendo-se sempre atualizados sobre as melhores técnicas e práticas.

Outro fator importante no planejamento estratégico de uma empresa é mesclar profissionais experientes com outros mais novos. Assim você conta com uma equipe equilibrada, com espaço também para desenvolvimento.

4. Análise SWOT

Mais uma dica importante na criação do planejamento estratégico de uma empresa é a análise SWOT. A sigla em inglês significa:

  • Forças (strengths);
  • Fraqueza (weakness);
  • Oportunidades (opportunities);
  • Ameaças (threats).

É uma excelente forma de analisar o ambiente interno e externo no negócio, identificando mais facilmente oportunidades e pontos de melhoria.

5. As necessidades do seu público-alvo

Mas é essencial que essa análise ofereça também uma visão mais ampla do seu público-alvo. Saber quem sua empresa deve atender e quais as necessidades desse público é indispensável para se criar uma boa estratégia.

Entender a forma mais adequada de suprir as necessidades do seu público-alvo é um meio de garantir mais vendas e crescimento.

6. Estabeleça metas e objetivos

Junto com o entendimento do público-alvo e de suas necessidades, não se esqueça também de estabelecer metas e objetivos. Isto é, são eles quem vão indicar onde sua empresa deve chegar com o planejamento criado.  

Os objetivos nada mais são do que os resultados de longo prazo. Por outro lado, as metas são as conquistas de curto prazo, etapas para se atingir os objetivos. Para te ajudar, você pode criar os objetivos e metas com base no padrão SMART:

  • Específicos (Specific);
  • Mensuráveis (Measurable);
  • Alcançáveis (Achievable);
  • Relevantes (Relevant);
  • Prazo definido (Time-based).

7. Monitore o Planejamento Estratégico

Por fim, não se esqueça também de monitorar o planejamento estratégico da sua empresa. Como já citamos, a volatilidade das empresas é constante.

Dessa forma, é importante sempre monitorar o planejamento para adequá-lo para possíveis mudanças da empresa, mercado ou mesmo do público-alvo.

Para isso, também é fundamental ter indicadores de desempenho, sempre baseados nas suas metas e objetivos. Use-os para monitorar o avanço da empresa em direção às suas conquistas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse