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Cada vez mais é nítida a importância de um setor de marketing nas empresas, e muitos ainda acham que apenas grandes negócios é que precisam dessa área, e é também neste quesito que acabam jogando foram oportunidade de crescimento. 

O marketing se tornou essencial para o mundo dos negócios, principalmente, após a chegada da internet e das redes sociais. 

Visto que por meio do marketing digital, pequenas e médias empresas viram a chance de tornar a sua marca uma referência, muito mais acessível. 

Por isso, neste artigo vamos abordar a importância de um setor de marketing dentro de pequenas e médias empresas juntamente com dicas práticas para te ajudar a alavancar os seus resultados e fazer do seu negócio, um verdadeiro sucesso. 

O que este artigo aborda:

Como estruturar o setor de marketing de pequenas e médias empresas
Como estruturar o setor de marketing de pequenas e médias empresas
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Pequenas e médias empresas: o que são? 

Qualquer organização é caracterizada pela sua quantidade de funcionários, portanto, neste caso, trata-se de uma pequena empresa, o negócio que possui até 19 empregados.

Sendo uma média empresa, portanto, a que possui entre 20 e 99 funcionários. 

Esses empreendimentos são responsáveis por cerca de 80% das vagas de emprego disponibilizadas em sites de vagas como InfoJobs, Catho e Empregos.com. 

Isso só prova como as pequenas e médias empresas possuem um papel extremamente importante na sociedade, fornecendo oportunidades para pessoas desempregadas e gerando lucro para suas marcas. 

Qual a importância do marketing para essas empresas? 

Com o surgimento do marketing digital, se tornou ainda mais simples a criação de um setor de marketing dentro dessas empresas. 

Isso porque o meio digital traz muita acessibilidade e opções para que todos consigam construir o seu espaço e sucesso. 

Hoje, é normal ver diversas empresas construindo verdadeiros impérios por intermédio de estratégias de marketing, preocupante as digitais. 

Isso mostra como o marketing quebrou o estereótipo de vendas que carregou por muito tempo. 

Algumas pessoas passaram um longo período pensando que marketing era apenas vendas, é a arte de convencer e até mesmo insistir para que alguém comprasse o seu produto ou serviço, mas ele vem mostrando a sua real essência que é bem diferente disso. 

O marketing nada mais é do que comunicação e relacionamento, é a arte de identificar problemas e traçar estratégias para que eles sejam resolvidos e para que o objetivo estabelecido seja alcançado. 

E independente do tamanho da sua empresa, o relacionamento, a comunicação e as boas estratégias são indispensáveis para você chegar aonde quer, e essa é a importância do marketing no seu negócio. 

Além de gerar mais oportunidades de emprego, ter profissionais de marketing na sua empresa garante o sucesso das suas estratégias e o aumento dos seus resultados, justamente por contar com um setor e profissionais especializados no assunto. 

O que é um setor de marketing e o que ele faz?

O setor de marketing dentro de qualquer empresa é responsável pela elaboração de estratégias e meios de divulgação de campanhas criadas pela marca.

Além de também poder atuar com o atendimento ao cliente e criação de campanhas publicitárias. 

Tudo o que diz respeito às maneiras pelas quais o produto ou serviço da sua empresa será divulgado diz respeito ao time de marketing, eles irão entender sobre o que se trata a sua marca e o que será necessário fazer para obter os resultados esperados. 

De maneira geral, o profissional de marketing dentro de uma empresa se encontra apto para trabalhar com áreas como:

  • Impulsionamento de negócios;
  • Neuromarketing;
  • E-commerces;
  • Produção de conteúdo;
  • Consultorias;
  • Criação de estratégias.

Tudo isso com o objetivo de ajudar o seu negócio a crescer cada vez e alcançar os objetivos estabelecidos de maneira prática e objetiva. 

Dicas para te ajudar a construir um setor de marketing

Quando se decide contratar uma equipe de marketing para sua empresa, muitos empreendedores se sentem perdidos e não sabem por onde começar. 

Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto e começar a construir um dos setores mais importantes para a sua equipe. 

Tenha consciência de quem é o seu público-alvo

Um público-alvo nada mais é do que um grupo composto por pessoas com determinadas características e desejos que compõem o perfil ideal de cliente para o seu negócio. 

Por exemplo, uma marca de biquínis possui um público-alvo composto por mulheres que irão realizar alguma viagem e estão à  procura de um biquíni bonito, confortável e com um preço que caiba em seu orçamento. 

Com o público-alvo do seu negócio bem definido, fica ainda mais simples traçar estratégias de marketing com os seus funcionários, pois vocês saberão exatamente para quem será aquele produto ou serviço. 

Conheça sua concorrência 

Quando se abre uma empresa, é normal evitar contato com os concorrentes e focar apenas em seu processo. 

Mas, isso é um grande erro, pois é conhecendo a sua concorrência que você saberá o que poderá diferenciar a sua marca no mercado. 

Por isso, não tenha medo de ir atrás da concorrência e verificar como anda o processo deles. 

Dessa maneira, você entenderá o estilo daquela marca e poderá saber o que mudar na sua para que ela seja diferente e única dentro do seu nicho. 

Construa um planejamento de marketing 

Ter um planejamento é extremamente importante para qualquer coisa na vida, é dentro do marketing ele está se tornando quase obrigatório. 

Isso porque um plano de marketing conseguirá te mostrar quais as metas, as estratégias e os desafios que a empresa pode alcançar a curto, médio e longo prazo. 

Dessa maneira, você consegue estar preparado e deixar a sua equipe preparada para qualquer imprevisto ou desafio que apareça no caminho, criando ainda mais foco e disposição de todos para chegar aonde desejam. 

Desenvolva excelente identidade visual 

As pessoas estão cada vez mais apegadas a coisas visuais e bonitas, a elementos e cores marcantes que só de olhar já é sabido qual a marca que se trata. 

Um exemplo de identidade visual são as marcas Nike e Adidas, que não precisam necessariamente colocar os seus nomes em seus produtos para que as pessoas as reconheçam, apenas com seus logos e símbolos todos já sabem de quem se trata. 

Uma identidade visual é justamente isso, é construir uma mensagem por meio das cores, símbolos e elementos para que seus clientes reconheçam a sua marca mesmo sem o nome por perto. 

Esteja presente nas redes sociais 

As redes sociais são verdadeiros fenômenos no mundo e viraram as pessoas de cabeça para baixo. 

Hoje, tudo está à nossa disposição por intermédio de alguns cliques ou de um perfil nas diversas redes sociais que existem. 

Diversas empresas nasceram e cresceram apenas no âmbito digital e se tornaram verdadeiros sucesso, como a marca Boca Rosa Beauty da ex-bbb, Bianca Andrade. 

Com as vendas e estratégias feitas apenas no âmbito online, a marca já faturou mais de 120 milhões de reais no último ano, é uma prova viva de como as redes sociais são ferramentas cruciais para o sucesso de uma empresa.

E por meio delas você pode aplicar estratégias sem pagar nada, como o marketing de conteúdo, que prioriza a produção de bons conteúdos para que não somente a sua marca seja divulgada, mas também o que ela tem para oferecer aos seguidores. 

Antes das redes sociais, empresas gastavam rios de dinheiro com agências que prometiam triplicar os resultados delas, mas na verdade acabam trazendo um grande prejuízo para as marcas. 

Além das estratégias gratuitas, é possível contar também com estratégias pagas como o Twitter Ads que, por um pequeno valor, consegue divulgar o seu negócio para diversas pessoas dentro da plataforma. 

Hoje, mais da metade da população mundial possui acesso a internet e perfis nas redes sociais, o que mostra o poder e a influência que ela possui na vida das pessoas e como pode ajudar o seu negócio a decolar. 

Benefícios de ter um setor de marketing na sua empresa 

Agora que você já viu todas as dicas e entende a importância do setor de marketing dentro da sua empresa, mesmo ela ainda sendo pequena ou média, confira os benefícios que eles podem trazer para o seu negócio: 

Otimização de tempo

Com uma equipe de marketing, você consegue distribuir tarefas que antes eram designadas a outros funcionários que não são especialistas no assunto. 

Com o setor de marketing, você poupa um grande tempo de outros funcionários que podem se dedicar a outros projetos.

E além disso, é possível também otimizar o tempo que seria gasto pensando em estratégias e meios de divulgação para a empresa, pois oprofissional de marketing já saberá qual a melhor opção para o seu negócio, o que agiliza ainda mais o processo de criação.

Mais relacionamento com os seus clientes 

Com estratégias como o inbound marketing, que são traçadas pela equipe de marketing da sua empresa, o relacionamento e a comunicação entre o seu negócio e os seus clientes torna-se ainda mais objetiva e recíproca. 

Não é novidade para ninguém a importância do relacionamento entre a empresa e cliente, e com um setor de marketing, construir essa relação se tornou ainda mais prático do que se imaginava. 

Consolidação da empresa 

Com um setor de marketing, todas as estratégias, meios de divulgação e posicionamentos da sua empresa tornam-se cada vez mais únicos e personalizados, o que constrói a imagem e aparência que somente a sua marca terá. 

Por meio de todo o trabalho realizado pelo setor de marketing, é possível não só alavancar seus resultados e fazer a sua empresa crescer, mas realizar isso da maneira correta e fazendo a sua marca ter um espaço único dentro do seu nicho. 

Com isso, seus clientes se sentiram mais íntimos, próximos e confiantes em relação aos seus produtos e serviços. 

Eles se identificaram não apenas com o que você vende, mas também com o que você pensa e defende como pessoa e empresa. 

Considerações finais

Assim como áreas como o financeiro, recursos humanos e operação são indispensáveis na hora de abrir uma empresa, o marketing também tem entrado nessa lista por todos os benefícios que traz às marcas. 

Ele vem se tornando essencial para que qualquer empresa construa um negócio de sucesso e resultados constantes, mostrando cada vez mais a importância deste setor dentro do mercado de trabalho.

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Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

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