Revista Portal Útil

A comunicação interna é um fator determinante no sucesso de processos de fusão e aquisição (M&A) por facilitar o andamento das negociações e tentar garantir que as mudanças sejam bem compreendidas por todos os envolvidos.

Uma boa comunicação ajuda a mitigar riscos e maximizar as chances de uma integração pós-fusão bem-sucedida. Mas para ter sucesso, a comunicação interna deve ser cuidadosamente gerenciada por grupo restrito de pessoas, como sócios e executivos-chave. 

O que este artigo aborda:

Como transmitir transparência em processos de M&A
Como transmitir transparência em processos de M&A
Pin It

Bases de uma comunicação em M&A

1. Relacionamento

A construção de relacionamentos durante a negociação pode ajudar para que a conexão de confiança seja estabelecida entre os envolvidos na transação. Encontros presenciais, chamadas de vídeo e outros momentos de interação serão necessários, a fim de proporcionar discussões técnicas e financeiras, mas também desenvolver o relacionamento entre as pessoas envolvidas na transação de compra e venda.

2. Empatia

Essa proximidade também deve gerar empatia e compreensão sobre as necessidades e preocupações de todas as partes, facilitando a busca por soluções que beneficiem ambos os lados. 

3. Sigilo

É essencial o sigilo durante o processo de fusão ou aquisição de uma empresa. Isso porque o vazamento de informações pode causar danos irreparáveis, como desestabilização interna, perda de confiança e até impacto no valor de mercado da empresa. 

4. Comunicação interna e externa

Passada a fase de negociações e chegando ao fechamento da transação, a comunicação interna e externa em fusões e aquisições passa a ser crucial para assegurar uma transição bem-sucedida. Internamente, é importante tranquilizar os funcionários da empresa adquirida, enquanto externamente, a comunicação com stakeholders deve justificar a transação e reforçar a confiança no futuro da empresa.

Os funcionários da companhia comprada podem ficar inseguros quanto ao seu futuro após a venda, e a comunicação clara e transparente sobre o plano de integração e os benefícios da transação ajudará nesse processo. Reuniões com o esclarecimento de dúvidas e reforço sobre as oportunidades de crescimento que surgirão a partir da fusão ou aquisição são importantes nessa fase.

Já externamente, é necessário comunicar aos stakeholders, como clientes, fornecedores e investidores, os motivos da transação e os benefícios que ela trará. Coletivas de imprensa, reuniões e atualizações em canais corporativos são alguns dos meios a serem utilizados para isso.

5. Integração Pós-Fusão

Já no processo de integração pós-fusão, o desafio é ainda maior, pois a comunicação deve ser ágil e precisa, visando a obtenção de sinergias mapeadas durante as negociações de compra e venda, de maneira a garantir uma integração eficaz de estratégias, processos e culturas organizacionais.

As atividades de integração devem ser realizadas de maneira eficiente e rápida. Isso requer uma equipe dedicada de executivos e consultores especializados, com um plano detalhado que contemple metas claras e prazos definidos.

A integração das operações também deve ser comunicada de forma clara e consistente, assegurando que todos os funcionários compreendam os objetivos da integração pós-fusão e estejam alinhados com as iniciativas.

6. Novo organograma

Após a conclusão de uma fusão ou aquisição, a definição e a comunicação clara do novo organograma da empresa são de suma importância. Este processo deve ser abordado com cuidado e estratégia, particularmente nas primeiras semanas após a transação.

Um organograma bem comunicado também ajuda a estabelecer a estrutura hierárquica e as responsabilidades na nova organização. Ele deve delinear claramente quais executivos e funcionários permanecerão em seus cargos e quais não estarão mais na empresa.

Essa comunicação deve ser realizada de maneira transparente e respeitosa para garantir que todos os colaboradores compreendam as mudanças e as razões subjacentes a essas decisões. A clareza no organograma é crucial para manter a moral e o engajamento dos funcionários. 

Ao seguir as melhores práticas de comunicação em M&A, as empresas podem maximizar suas chances de sucesso e criar valor sustentável em qualquer transação de fusão e aquisição. Uma consultoria especializada facilitará na condução deste processo, atuando como elo entre as partes envolvidas, assegurando que todas as mensagens e informações sejam tratadas com a máxima confidencialidade. A Capital Invest conta com profissionais renomados do mercado de M&A.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Outros Artigos

*/ ?>
whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse