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A rotatividade é algo comum nas empresas. Por razões internas ou externas, pessoais ou não, funcionários entram e saem das companhias. Porém é sabido que há uma taxa ideal que indica se esse acontecimento está dentro de uma normalidade ou não. A taxa de turnover é um indicativo se as coisas vão bem dentro da empresa, uma vez que uma taxa alta pode indicar alguma disfunção.

O que este artigo aborda:

Contrato de funcionário cortado
Contrato de funcionário cortado
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Taxa de turnover

A taxa diz respeito à proporção entre entradas e saídas dentro de uma organização. Ela se torna um indicador negativo quando mais pessoas saem do que entram na empresa. Os motivos podem ser os mais diversos, como insatisfação com o salário, com o ambiente de trabalho, lideranças ruins, desorganização, entre outros. 

O que significa turnover?

Em tradução livre, “turnover” pode ser entendido como “renovação”. A renovação pode ser algo desejável para a empresa: um processo de grande aprendizado, dando espaço para inovações, repaginação de políticas e reformulação de processos de trabalho, além da oportunidade de trazer bons novos nomes para o quadro de funcionários.

Por outro lado, a taxa de turnover pode indicar que as coisas não vão bem na gestão. Pode indicar uma falha no tipo de contratação, focada muito mais nas habilidades do candidato do que em suas soft skills, por exemplo; pode indicar um ambiente ruim de trabalho, marcado por hostilidades; ou mesmo que trata-se de uma empresa com pouco ou nenhum incentivo para o crescimento profissional dos funcionários.

Colaboradores

Uma empresa com mais pontos negativos que positivos pode levar ao desligamento dos grandes talentos da empresa, fora a desestruturação que isso causa nos setores e a sobrecarga de trabalho para quem fica. Somado a esse cenário, cria-se um clima de insegurança entre os funcionários. Afinal, é comum associarmos empresas com alta rotatividade a ambientes desagradáveis.

Uma taxa elevada de turnover não é somente um mau indicador para a gestão e para o RH. É um sinal de alerta de que a produtividade pode cair, pois funcionários desmotivados não produzem de acordo com sua capacidade. Em um efeito dominó, o efeito no faturamento pode ser logo sentido, e, em pouco tempo, a imagem da empresa pode acabar se deteriorando. C

Como resolver a alta taxa de turnover?

Para resolver o problema da alta taxa de turnover, algumas medidas podem e devem ser tomadas. Entender e mensurar os motivos que levam os funcionários a procurarem sair da empresa é um ótimo primeiro passo. Através de uma pesquisa organizacional, é possível interagir com as expectativas dos trabalhadores, como anda sua satisfação com o trabalho, quais as dificuldades, entre outras perguntas que podem ser aplicadas regularmente.

As lideranças devem estar aptas a receber o feedback dos funcionários. O feedback é necessário para correção de erros e redirecionamento das energias produtivas, de modo a alinhar as expectativas. Um líder que não recorre aos feedbacks tende a fazer cobranças que não ficam claras para os funcionários, pois dificilmente estarão “na mesma página”.

Dito isto, deve-se atentar para a comunicação. Estabelecer uma cultura de diálogo fortalece os laços dentro da empresa. Em um primeiro plano, as informações devem estar à disposição para que não haja gargalos no entendimento entre todos. Em um segundo momento, deve-se buscar a aproximação nas interações. Momentos de confraternização são boas oportunidades para isso.

Se ainda assim a empresa está percebendo altos índices de pedidos de demissão, é necessário ir mais a fundo e investigar cada um destes casos. Embora as pessoas possam ter motivos pessoais para buscarem a saída das empresas, talvez alguns sintomas em comum sejam percebidos. O problema pode ser salarial, por exemplo, e a mesma queixa pode estar se estendendo para os demais. Neste caso, é possível aplicar uma entrevista demissional para conhecer as queixas dos funcionários de saída e corrigir o erro com quem fica.

E, claro, deve-se buscar, desde a contratação, pessoas que façam o perfil da empresa. É necessário que o candidato satisfaça as exigências técnicas do cargo, mas tão importante quanto isso são suas competências comportamentais. Pessoas adequadas à visão e aos valores da empresa têm uma tendência muito menor de buscarem a demissão.

Motivação

É importante manter os funcionários motivados, e isso é feito reconhecendo o bom trabalho. Criar planos de carreira incentiva a busca pela melhoria contínua, pois os trabalhadores sabem que serão recompensados com melhores cargos e salários pelo trabalho desempenhado. O feedback é fundamental para que sejam instruídos e estimulados quanto ao caminho correto para chegar lá.

Não menos importante é entender o que sua empresa deixa de oferecer, em comparação com a concorrência. O diferencial pode estar em benefícios como plano de saúde, vale-alimentação, convênios, cursos e até mesmo em cartão vale-combustível. São benefícios que impactam diretamente na qualidade de vida do funcionário, que pode levar isso em conta na hora de buscar por outra vaga.

Procurar o melhor ambiente possível é bom para sua marca e para a organização como um todo. Reter os melhores funcionários, desenvolver talentos, compreender onde estão as falhas e aplicar-se na correção dos problemas faz parte da estratégia de crescer como empresa. Ter uma boa imagem empresarial e um local de trabalho cobiçado por muitos é o que influenciará a percepção dos clientes e da sociedade como um todo sobre os valores da sua empresa. Isso significa mais visibilidade, confiabilidade e lucratividade, elementos-chave de uma boa saúde organizacional.

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