Boa parte das vezes em que um problema acontece algum problema relacionado às máquinas o profissional de TI (Tecnologia da Informação) é chamado.
Ele que é conhecido pelo o seu super-poder de resolver com um clique os problemas digitais, tem ganhado relevância no mercado.
Visto que a área da TI tem crescido intensamente dentro das organizações, isso porque o mundo tem se tornado cada vez mais tecnológico, e é claro que é preciso ter alguém que entenda das suas funcionalidades.
O que este artigo aborda:
O que significa TI?
A sigla para Tecnologia da Informação é bem conhecida atualmente, mas poucos entendem de fato qual é o objetivo da área de TI.
Ligada a atividades tecnológicas, como softwares, banco de dados, redes e meios que geram informações digitais, o profissional de TI trabalha para que o acesso aos recursos tecnológicos seja cada vez mais otimizado.
De forma que as informações coletadas possam ser analisadas e coordenadas posteriormente, por exemplo, uma empresa de motorista executivo particular que faz uso da TI.
Afinal, para melhorar todo o seu processo, desde o contato com o consumidor final até a logística de escolha de motorista, é necessário não apenas ter informações de qualidade, mas também agilidade e segurança.
Assim, o profissional de TI irá desenvolver diversas demandas que serão fundamentais para que as estratégias desenvolvidas por outros setores, como o de marketing, por exemplo, sejam colocadas em prática com sucesso.
Informação é ouro
Clínica de exame demissional, seguradora, academia, banco e outros empreendimentos precisam de informações para continuarem o seu funcionamento.
Portanto, atualmente, informação é ouro para as empresas, que por meio desses dados conseguem personalizar e melhorar o seu serviço, tendo dessa forma mais sucesso com o cliente.
Mas, como essas informações irão chegar até essas instituições? Bem, como está presente tanto no operacional quanto na tomada de decisões.
O profissional de TI irá coletar esse material, principalmente, por meio da programação, como o desenvolvimento de softwares e hardwares.
Outras funções desenvolvidas por essa área também são:
- Administração do banco de dados;
- Aperfeiçoamento de e-commerce;
- Suporte técnico;
- Administração das redes;
- Qualidade de softwares.
Além de coletar as informações importantes para o desenvolvimento de projetos empresariais, a área de TI é muito importante também para manter o que foi coletado em segredo.
O vazamento de dados empresariais pode gerar danos extremos tanto para a empresa quanto para o cliente, colocando em risco a reputação do negócio.
Além da possibilidade de abertura de um futuro processo jurídico, situações que claramente devem ser evitadas, principalmente com o surgimento da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).
Qual a importância da TI no empreendimento?
Uma empresa para fazer mudança residencial, por exemplo, é repleta de dados de freteiros e também de consumidores, já que é necessário ter o endereço, CPF, dados bancários e outras informações para realizar a mudança.
Já pensou se ocorre alguma pane no sistema e tudo isso é deletado ou pior, se terceiros conseguem essas informações. Nas ambas situações uma coisa é certa: prejuízo.
Por isso, ter a área de TI na empresa é essencial não apenas para resolver aquela troca de e-mails que não deu certo, aquele wifi que não está conectando ou outras falhas técnicas.
Ela é essencial para que haja um fluxo otimizado das operações que ocorrerem dentro do empreendimento, principalmente se há um desejo de migrar também para o digital.
Atualmente, muitas empresas têm investido no universo tecnológico com a criação de e-commerce.
Porém, não basta apenas criar um endereço na internet, também é preciso pensar em todo um sistema que possibilite uma experiência agradável e única ao usuário, principalmente na hora que ele for pesquisar pelo serviço, seja ele:
- Roupas de inverno;
- Exame coproparasitológico veterinário;
- Livros sobre marketing digital;
- Embalagens para marmitex;
- Peças automobilísticas.
Estar preparado para receber esse usuário é essencial para que a compra seja realizada e a empresa mantenha a sua reputação e rankeamento no digital.
Conclusão
Sendo assim, fica mais evidente como o papel importante da área de TI só gera benefícios para o empreendimento, desenvolvendo uma comunicação eficiente, maior segurança de dados, produtividade, rapidez, personalização, otimização de recursos, disponibilidade de sistemas e informações.
Além de muitos outros que irão transformar a empresa em uma instituição séria, tecnológica, atualizada e principalmente bem posicionada no mercado.
Artigos relacionados: