Revista Portal Útil

Por mais informações disponíveis atualmente, muitas pessoas ainda acreditam que para cuidar dos fios basta escolher uma única máscara e aplicá-la uma vez por semana, sem considerar o tipo de cabelo e o estado em que ele se encontra.

No entanto, aplicar uma única máscara toda semana, sem considerar se ela é a ideal para o cabelo e sem variar, pode resultar em um efeito rebote: cabelo com muito frizz, ou então muito pesado, sem vida e sem brilho.

Isso acontece, porque o nosso cabelo precisa não de uma, mas de três etapas essenciais para ajudá-lo na recuperação dos danos causados pela poluição do dia a dia e também de fatores como o excesso de fontes de calor e químicas realizadas. Esse cuidado em três fases é no que consiste o cronograma capilar.

O que este artigo aborda:

Como fazer um cronograma capilar?
Como fazer um cronograma capilar?
Pin It

O que é e como fazer um cronograma capilar?

Como fazer cronograma capilar é uma dúvida frequente que pode ser respondida com uma organização semanal das três etapas essenciais para garantir cabelos sempre saudáveis. Essas três etapas são: hidratação, nutrição e reconstrução.

Elas são organizadas durante a semana conforme a necessidade do cabelo e contam com o uso de produtos específicos em cada uma delas. 

Um cabelo recém descolorido, por exemplo, precisa de uma boa quantidade de reconstrução. Por isso, pode ser necessário incluir a etapa de reconstrução semanalmente até esse cabelo se recuperar.

Um cabelo natural já não precisa de tanta reconstrução, podendo colocar essa etapa apenas quinzenalmente no cronograma.

Um cabelo crespo, por exemplo, apresenta um ressecamento maior devido a sua curvatura, então o ideal é focar na nutrição. Já um cabelo ondulado pode pesar com nutrição em excesso, sendo melhor focar na hidratação. 

Resumidamente, é preciso considerar o estado atual do cabelo para entender quais etapas incluir durante as semanas do mês. 

As três etapas do cronograma

Hidratação 

A etapa mais conhecida e que é realizada com mais frequência é a hidratação. Essa etapa tem como função devolver água para os fios através de componentes como bepantol, aloe vera, babosa e glicerina, por exemplo.

A hidratação pode ser feita até duas vezes por semana no cronograma capilar.

Nutrição

A nutrição tem como função repor óleo para fios que estejam ressecados ou indisciplinados. Para as cacheadas e crespas é a etapa mais importante.

Para fazer a nutrição, existe uma técnica chamada umectação, que consiste em utilizar óleos 100% vegetais, deixando no cabelo durante algumas horas ou até mesmo durante toda a noite e retirar normalmente lavando o cabelo. 

Nessa etapa são utilizados produtos com óleos e manteigas, como o óleo de coco, de argan,de rícino, ou a manteiga de karité, por exemplo.

Reconstrução 

A reconstrução é uma etapa fundamental para cabelos que são submetidos a processos químicos como coloração, descoloração ou alisamentos. Além disso, quem usa secador e chapinha em excesso também precisa incluir essa etapa no cronograma. 

Na reconstrução, produtos com queratina, cisteína, creatina, arginina e colágeno em suas composições são necessários.

O indicado para cabelos muito fragilizados é realizar a reconstrução uma vez por semana ou a cada quinze dias. Já para cabelos mais saudáveis, o recomendado é pelo menos uma vez por mês.

Com essas três etapas o sonho do cabelo sempre hidratado e saudável poderá se tornar realidade rapidamente. Basta ter foco e seguir todas as etapas para o seu tipo de cabelo.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse