Revista Portal Útil

Quer aprender como planejar uma cozinha pequena? Antes de mais nada, os imóveis atuais, especialmente apartamentos, não contam com muito espaço. Sendo assim, a cozinha é normalmente bem pequena. 

Com menos espaço, é preciso organização, pois um ambiente desorganizado fica ainda menor do que já é.  Dessa maneira, a organização é uma grande aliada para deixar espaços pequenos e causar a sensação de que são maiores. 

Assim, vamos dar dicas de como planejar uma cozinha pequena, para que você deixe melhor o espaço que possui. Confira! 

O que este artigo aborda:

Como planejar uma cozinha pequena? 20 dicas
Como planejar uma cozinha pequena? 20 dicas
Pin It

Como planejar uma cozinha pequena: melhores dicas

Primeiramente, os apartamentos novos possuem pouca área destinada à cozinha. Por isso, é fundamental otimizar esse espaço fornecido. 

Em suma, veja algumas dicas importantes para você aproveitar melhor o espaço disponível, focando no planejamento da sua cozinha. 

1. Use prateleiras na cozinha 

Antes de mais nada, entenda que as prateleiras são excelentes opções para manter a cozinha pequena organizada. Bem como você pode encaixá-las em vários espaços e separá-las como desejar. 

Por exemplo, coloque os temperos que utiliza constantemente na prateleira logo ao lado do fogão, em potes pequenos. Além disso, você também consegue optar por outra prateleira, mais larga, para os eletrodomésticos que usa no dia a dia, como a cafeteira. 

Outra dica é colocar potes de vidro ou de plástico nas prateleiras, para liberar bastante espaço nos armários. Ou seja, as prateleiras são muito funcionais para quem possui pouco espaço e poucos armários na cozinha. 

2. Saiba tirar proveito das paredes 

Que tal colocar as suas frigideiras penduradas com ganchos na parede? Afinal, dessa forma você libera espaço de armários e deixa a sua cozinha mais funcional, além de ser um toque especial para a decoração. 

Nesse caso, você pode utilizar uma placa de Eucatex perfurada junto com ganchos. Mais uma opção são barras ou trilhos para você pendurar os utensílios domésticos, por exemplo, conchas e escumadeiras. 

Dessa maneira, essas barras podem ser postas na pia ou na lateral dos armários, auxiliando no uso e deixando o ambiente mais clean. 

3. Tenha caixas organizadoras 

Ainda que muitos acreditem que as caixas organizadoras são boas somente para escritórios, elas são muito úteis também na cozinha. 

Isso porque existem diferentes tamanhos e nelas você consegue acomodar com facilidade itens pequenos, assim como louças e pires. Então, você consegue colocar caixas organizadoras nos armários e até mesmo dentro da geladeira, caso deseje. 

4. Guarde panelas e utensílios de forma adequada 

Além disso, pode acontecer de você ter muitas panelas e não saber como organizá-las. Sendo assim, coloque uma panela dentro da outra para ganhar mais espaço. 

Já as tampas, coloque-as todas juntas, empilhadas por tamanho. Enquanto os recipientes podem seguir a mesma regra: guarde um dentro do outro e coloque as tampas separadas. 

5. Prefira o minimalismo 

Por fim, o minimalismo é uma filosofia que preza pelo mínimo necessário. Por exemplo, em cozinhas pequenas, não existe motivo para guardar pires quebrados, xícaras que não vão mais ser usadas ou outros objetos sem utilidade. 

No geral, existe o apego emocional a alguns itens, mas quando o espaço é limitado e com necessidade de organização, é fundamental definir o que realmente se usa e o que está somente ocupando espaço. 

Afinal, será que você precisa mesmo ter mais de 20 xícaras de café guardadas? Ou então manter a metade das xícaras já seria suficiente? 

Aqui o objetivo é abrir espaço para o que realmente precisa ser usado no dia a dia. 

Mais dicas de como planejar uma cozinha pequena

  1. Colocar divisórias de vidro são ótimas para dividir a cozinha da lavanderia;
  2. Cozinha pequena deve contar com bom espaço de circulação;
  3. Bancada garante mais funcionalidade para a cozinha;
  4. Optar por revestimento da parede deixa o ambiente menos simples;
  5. Escolher a disposição linear ótimo para apartamentos pequenos;
  6. Mais uma excelente opção é construir sua cozinha em L;
  7. Cores neutras combinam com cozinhas pequenas;
  8. Bancada cinza cria contraste com armários mais claros;
  9. Distribuir bem os mobiliários auxilia na circulação;
  10. Cozinhas pequenas podem e devem ser equipadas;
  11. Aprenda a aproveitar ao máximo cada centímetro;
  12. Decoração azul fica lindo na sua cozinha;
  13. Cozinha branca é sempre uma escolha atemporal;
  14. Cinza também é uma ótima opção e também mais tradicional;
  15. Por último, você não deve ter medo de investir no visual mais colorido.

Então, o que achou sobre as ideias de como planejar uma cozinha pequena? Deixe nos comentários.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse