sexta-feira, 1 de julho de 2022 - 01/07/2022 10:04:47
Revista Portal Útil

O conteúdo "Como escolher o melhor climatizador de ar para usar em casa?" foi feito por Redação e distribuído por Revista Portal Útil na categoria Casa e Jardim em .


O climatizador de ar é um aparelho usado para refrescar os ambientes, transformando a água em gotículas.

Durante o inverno é muito comum que o tempo fique seco, e isso provoca uma série de problemas graves à saúde, agravando crises de bronquite e outras doenças respiratórias.

Equilibrar a umidade é fundamental em tempos de seca ou quando está muito quente. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é climatizador de ar, por que utilizá-lo e como escolher o melhor modelo. Portanto, continue a leitura para saber mais.

O que este artigo aborda:

O que é climatizador de ar?

Como falamos, o climatizador de ar é um equipamento que transforma a água em pequenas gotículas, que equilibram a umidade e reduzem a temperatura do ambiente.

Ele movimenta o ar ao mesmo tempo em que refrigera e aumenta a umidade, por essa razão, possui uma performance acima daquela proporcionada pelo ventilador. 

Como escolher o melhor climatizador de ar para usar em casa?

Entretanto, nos projetos de arquitetura, não gela o espaço como o ar-condicionado.

Além de ser usado em períodos mais quentes, recomenda-se o uso do climatizador durante temperaturas amenas, pois a umidade costuma ser mais baixa.

Por que optar pelo climatizador?

Existem várias razões para preferir o climatizador ao invés do ventilador ou do ar-condicionado, e dentre as que mais se destacam estão:

  • Economia;
  • Flexibilidade;
  • Sustentabilidade;
  • Conforto térmico.

Sabe-se que o ar-condicionado custa mais caro, tanto para instalar quanto na conta de energia. O climatizador é mais econômico porque existem modelos diferentes com diversas funcionalidades e acessíveis a qualquer orçamento.

Outra desvantagem do ar-condicionado é que ele vai funcionar apenas no mesmo lugar, por outro lado, é possível levar o climatizador para qualquer lugar, inclusive se você for viajar.

Esses sistemas de climatização oferecem modelos com controle remoto, o que possibilita regular suas funções com mais facilidade. Ademais, existem equipamentos que também aquecem o espaço.

Os aparelhos usados para climatizar o espaço, como no caso do ar-condicionado, utilizam um tipo de gás extremamente prejudicial ao meio ambiente. O climatizador, por sua vez, usa apenas água, sendo mais sustentável para o ecossistema.

Por fim, o espaço não precisa ser isolado para que o aparelho funcione, qualquer ambiente pode ser refrescado com algumas pedras de gelo no reservatório.

Dicas para escolher seu aparelho

Para escolher o melhor climatizador para sua casa ou trabalho, é importante levar em consideração alguns pontos, como as funções, potência, vazão de ar, reservatório, dentre outros recursos. Dentre as dicas estão:

Verificar a potência e a vazão de ar

Para uma boa climatização de ambientes, verifique a vazão de ar, que deve ser calculada em metros cúbicos. Quanto maior for a vazão, mais ar ele consegue renovar.

A potência diz respeito à força do equipamento. Se o climatizador possui mais de 100 W, então ele gasta menos energia, é mais econômico e consegue suprir a ausência do ar-condicionado.

Tamanho do reservatório

Para que o aparelho funcione a noite toda sem problemas, prefira modelos com reservatório maior. Aqueles com capacidade de 6 litros chegam a funcionar por 8 horas.

Agora, se você precisa usar o dia todo, o ideal é que ele tenha uma vazão de ar maior, com um reservatório de cerca de 10 litros ou mais.

Ciclos de funcionamento

Se estiver concluindo um projeto de reforma residencial e pretende garantir o máximo de conforto para sua família, a melhor opção é um climatizador quente e frio.

Apesar de ser um modelo um pouco mais difícil de encontrar, é a opção ideal para ambientes muito quentes no verão e muito frios no inverno.

Analisar as dimensões

Existem vários tamanhos de climatizador de água, sendo aqueles com mais de 100 cm de altura ou os pequenos, que podem ser usados acima de superfícies, como mesas.

Antes de escolher o modelo, verifique em qual local pretende usar o equipamento, para que ele não fique deslocado.

Conclusão

Portanto, observar a voltagem do equipamento também é importante para levar para casa aquele que realmente atenda às suas necessidades.

Ao seguir essas dicas, com certeza você vai optar pelo melhor aparelho e vai melhorar muito o clima e a umidade de sua residência ou empresa.

O climatizador de ar é um aparelho que atende a várias necessidades e é ideal para qualquer época do ano. Dormir, trabalhar e estudar será muito mais fácil e agradável a todos os moradores.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Mudar de casa: Veja 5 dicas de como faxinar uma casa

Mudar de casa: Veja 5 dicas de como faxinar uma casa

Os cuidados que você precisa ter com a mangueira do fogão

Os cuidados que você precisa ter com a mangueira do fogão

Dicas para evitar o entupimento de tubulações em sua casa

Dicas para evitar o entupimento de tubulações em sua casa

6 dicas para construir uma casa sustentável

6 dicas para construir uma casa sustentável

Apartamento estúdio, pequeno ou eficiente? Entenda tudo!

Apartamento estúdio, pequeno ou eficiente? Entenda tudo!

O que é preciso para montar seu home office?

O que é preciso para montar seu home office?