Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é comum realizar algumas alterações na propriedade, a fim de personalizá-la de acordo com suas preferências e necessidades. Uma das formas de fazer isso, sem precisar investir em grandes reformas, é por meio da pintura de paredes. Inclusive, a transformação é impactante, podendo promover diferentes sensações, como conforto, alegria, sofisticação, aconchego e leveza no dia a dia. Da mesma forma, as cores podem criar diferentes efeitos visuais, como sensação de amplitude, profundidade, etc.
Contudo, é importante deixar claro que não são todas as cores que promovem esses benefícios, sendo necessário avaliar diversos fatores antes de escolher qual será o tom de sua parede. Por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para dar dicas de como escolher a melhor cor para cada ambiente de sua casa ou apartamento. Vamos lá?
O que este artigo aborda:
- 1. Entenda os efeitos das cores
- 2. Analise todo o ambiente
- 3. Observe a iluminação no espaço
- 4. Utilize o círculo cromático
- 5. Faça testes e simulações
- 6. Busque referências
- 7. Peça ajuda de especialistas
- 8. Cores mais usadas
1. Entenda os efeitos das cores
Para que você possa escolher uma cor adequada para o cômodo, o primeiro passo é entender que sensação você deseja transmitir no local. Por exemplo, se o intuito é promover tranquilidade para o quarto, aposte no azul e off white. Agora, se quer incentivar a comunicação e criatividade no escritório ou sala de estar, o laranja será ideal. Por outro lado, o amarelo e turquesa trazem alegria em um espaço mais neutro.
É importante deixar claro que a mesma cor pode transmitir diferentes sensações no ambiente e isso irá variar de acordo com a maneira que ela será aplicada. O preto fica excelente na parede de fundo da TV, pois destaca a tela, mas na parede da sala de jantar, por exemplo, pode deixar o clima pesado. Por isso, não deixe de estudar sobre a psicologia das cores.
2. Analise todo o ambiente
Outro ponto importante é que antes de bater o martelo em relação à cor, você deve analisar todo o ambiente que pretende pintar. Isso porque, devemos ter cuidado para não contrastar as cores dos móveis com as das paredes, visto que elas devem ser complementares e não se contrapor. Dessa forma, você garante maior harmonia no espaço, além de sofisticação e elegância.
3. Observe a iluminação no espaço
Vale lembrar ainda que as cores podem mudar de acordo com a iluminação que incide no local. Tenha em mente que as lâmpadas brancas “acendem” e clareiam tonalidades, enquanto as amarelas intensificam e esquentam. Além disso, se houver maior incidência de iluminação natural ou se as lâmpadas forem coloridas, o efeito será outro. Portanto, faça testes e avalie como é a iluminação de cada ambiente que pretende pintar, pois uma cor pode harmonizar com um espaço, mas não ficar boa em outro.
4. Utilize o círculo cromático
O círculo cromático é uma ferramenta usada para ajudar a identificar a melhor combinação de cores. A versão mais simples possui 12 tonalidades: as três primárias e secundárias e seis terciárias. Por meio dele, você poderá identificar rapidamente quais cores são complementares, análogas e ainda criar outras combinações incríveis para os ambientes.
5. Faça testes e simulações
Atualmente existem diversos simuladores de cor disponíveis na internet, que permitem visualizar o resultado final sem fazer qualquer alteração no ambiente. Mas, mesmo que faça a simulação, o recomendado também é fazer testes na parede antes de pintá-la por completo. Com isso, você terá maior segurança para dar continuidade no processo, além de evitar comprar muitos galões que não serão utilizados.
6. Busque referências
Se você está em dúvida, não deixe de procurar referências e inspirações na internet e em revistas de decoração. Dessa forma, terá mais noção do que realmente deseja, conhecendo seu próprio gosto e garantindo uma combinação mais certeira.
7. Peça ajuda de especialistas
Por mais que na internet existam milhares de fotos e você tenha a ajuda do círculo cromático, é fato que a ajuda de um profissional especializado no assunto é ainda melhor. Afinal, ele possui maior experiência e conhecimento sobre o assunto, oferecendo soluções otimizadas e de forma rápida. Com isso, você garante uma escolha mais adequada tanto para atender seus gostos pessoais, quanto para se adequar ao ambiente.
8. Cores mais usadas
A cor mais usada para escritórios, cozinhas e áreas de circulação é o cinza, enquanto nas salas de TV ou de jantar, o azul acinzentado é o mais pedido. Por outro lado, o marsala é muito comum em salas de estar. Contudo, se quiser seguir a moda, a Pantone sempre informa as novas tendências do momento, fugindo do tradicional e trazendo um toque de ousadia para os ambientes.
Então, agora que você sabe como escolher as cores da parede para cada ambiente de seu novo imóvel, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se que ter um bom planejamento é primordial, assim como pedir a opinião de especialistas e fazer testes antes de bater o martelo. Assim, você garante o melhor resultado de acordo com suas necessidades e preferências.
Artigos relacionados: