Em relação às táticas de marketing e vendas, dar amostras grátis é uma das medidas mais eficazes que você pode tomar para impulsionar as vendas e aumentar a conscientização sobre seu produto. Isto é particularmente relevante tanto para as indústrias de alimentos e bebidas quanto para a saúde e beleza.
Os consumidores estão mais propensos a comprar seu produto se souberem o que estão recebendo. Este é ainda mais o caso se você tiver uma marca com a qual as pessoas não estejam tão familiarizadas.
Você pode usar a tática para demonstrar em primeira mão o quão eficaz ou saboroso seu produto é. Nesse artigo, você verá alguns dos principais benefícios de dar amostras grátis.
O que este artigo aborda:
- Aumentar a probabilidade de conversão
- Conscientização da sua marca
- Atinja seu público-alvo dando amostras grátis
- Faça a sua marca ou produto ser notado
- Aumente o tráfego do site e base de dados com amostras grátis
- Crie confiança na sua marca
Aumentar a probabilidade de conversão
Se você der uma amostra grátis, as pessoas estarão muito mais propensas a comprar seu produto. Digamos que você tenha um novo perfume saindo e que dê amostras grátis com uma revista.
Todos que experimentarem sua amostra de perfume e gostarem dela terão muito mais probabilidade de comprar um frasco de tamanho completo quando sua amostra terminar, eles terão o hábito de usar seu perfume e, portanto, serão os primeiros na lista de perfumes a comprar.
Uma estratégia muito utilizada pela gigante de cosméticos, O Boticário. Pois, realiza campanhas de amostras e brindes regularmente.
Conscientização da sua marca
Isto é particularmente relevante para marcas que podem ter menos consciência do consumidor, ou podem estar enfrentando a concorrência de nomes familiares conhecidos.
Imagine que você é uma marca nova ou de nicho de barras de chocolate e que seus produtos estão sendo vendidos em um supermercado ou loja de alimentos bem conhecida. Pode haver várias marcas populares que as pessoas normalmente compram quando querem chocolate, portanto, é provável que elas peguem essa marca sem mesmo olhar para a sua.
Entretanto, ao dar uma amostra grátis, você está imediatamente colocando sua marca na frente dos clientes, dando ao seu produto uma vantagem sobre marcas conhecidas e previamente confiáveis, se as pessoas gostarem do sabor de sua barra de chocolate.
Atinja seu público-alvo dando amostras grátis
Se você tem um produto de nicho para o qual deseja atrair um público específico, você pode usar amostras grátis para atingir seu público desejado. Digamos que você tenha um novo produto de beleza destinado a mulheres jovens, profissionais e bem sucedidas.
Você poderia usar um evento comercial para dar amostras e construir um segmento entre as pessoas que provavelmente compareceram a esse evento – aquelas que mais provavelmente estarão alinhadas com seu público alvo.
Se você puder construir uma base de clientes fiéis e dedicados, eles ajudarão a comercializar seu produto para você. Não é segredo que uma das principais razões pelas quais as pessoas compram um produto é devido a recomendações de amigos e familiares.
É provável que seus clientes fiéis compartilhem, curtam e comentem seu produto através das mídias sociais, espalhando a novidade a seus contatos no processo.
Faça a sua marca ou produto ser notado
Todos adoram uma amostra grátis – e ao dar algo de graça, você está criando excitação e entusiasmo imediatamente. As amostras podem ser uma ótima maneira de construir um burburinho em torno de algo novo e único.
Imagine que você tem uma nova bebida energética com ingredientes novos e excitantes que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar dentro do mercado de bebidas.
Você pode divulgar este fato através de sua campanha de amostras grátis, usando uma equipe promocional para vender a singularidade ou exclusividade do produto, enquanto deixa as pessoas saborearem e julgarem por si mesmas.
Aumente o tráfego do site e base de dados com amostras grátis
Distribuir amostras também pode ser uma ótima maneira de aumentar o tráfego do site ou coletar detalhes de contato de clientes em potencial. Você pode optar por oferecer sua amostra grátis em troca de um endereço de e-mail, por exemplo, ou em troca de se inscrever em um boletim informativo ou curtir uma página em uma rede social.
Essas inscrições podem aumentar drasticamente sua base de marketing, ajudando você a alcançar mais vendas no futuro com comunicações contínuas. Desse modo, podendo aumentar o conhecimento sobre uma campanha ou promoção específica.
Crie confiança na sua marca
Os consumidores são mais propensos a comprar de marcas em que confiam, portanto, construir um senso de confiança entre seus clientes é uma das etapas mais básicas que você pode seguir para aumentar as vendas.
Para novas marcas – ou marcas bem estabelecidas trazendo novos produtos – ganhar confiança pode ser um processo de longo prazo, contendo muitos elementos, como engajamento na mídia social, cobertura positiva da imprensa e boca a boca.
Amostras grátis distribuídas diretamente pela equipe promocional podem ser uma ótima maneira de aumentar a confiança em uma marca ou produto. Qual a melhor maneira de mostrar às pessoas o quão bom é o seu produto do que deixá-las experimentá-lo antes de entregar seu próprio dinheiro? Se você tem um novo produto – ou é uma marca nova – pode ser complicado conseguir o primeiro influxo de vendas. Assim, embora possa parecer um grande e assustador investimento distribuir amostras grátis, o retorno do investimento pode ser significativo – e é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de aumentar as vendas de produtos perecíveis como alimentos, bebidas e produtos de beleza.
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