Revista Portal Útil

Ter um negócio próprio, geralmente, é o sonho de muitas pessoas espalhadas pelo Brasil. Entretanto, sempre é necessário ter um estudo por trás e avaliar a viabilidade de sua ideia. Para isso, escolher o melhor momento para abrir um negócio e, no futuro, poder escalar ainda mais essa ideia.

Nesse artigo, buscamos trazer um conteúdo bastante atualizado e de valor ao leitor, com dicas pontuais e pontos a prestar bastante atenção antes de abrir qualquer tipo de negócio. Como geralmente se trata de investimentos altos, realizar um tempo de estudo para a viabilidade do empreendimento é fundamental.

O que este artigo aborda:

Homem abrindo um negócio pelo computador
Homem abrindo um negócio pelo computador
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Qual nicho de mercado investir atualmente?

Essa é uma pergunta bastante comum de ouvir e que não tem uma resposta fixa. A melhor resposta para essa dúvida é entender o mercado em que você está inserido, seja seu bairro, sua cidade, entre outros pontos, e buscar entender se realmente esse empreendimento tem a agregar no local.

Para pequenas empresas que tem foco na venda local isso é fundamental e pode ser o divisor de águas em vários sentidos do seu negócio. Portanto, com nichos crescentes em alimentação, serviços e logística, qualquer ponto pode se tornar interessante se bem estudado e avaliado a viabilidade.

Como traçar boas metas para o futuro?

Com o pensamento sempre a longo prazo, qualquer empreendimento deve ter uma organização empresarial de excelência. Com isso, é possível traçar boas metas para o futuro, que irão te incentivar e projetar crescimento em um curto período de tempo.

Existem muitas empresas no mercado que acabam fechando as portas pouco tempo depois de abrir, muito por conta da falta de planejamento, metas fora da realidade e uma decepção com o mercado local. Para isso, sempre recomendamos o máximo de cautela possível.

O que avaliar para abrir um negócio? Confira 5 dicas

Quando pensamos em abrir um negócio, a primeira coisa que vem em mente é o medo de algo dar errado. Portanto, para evitar esse problema, deixamos 5 dicas bem úteis e práticas para você levar em conta antes de abrir qualquer negócio. Confira e aproveite o conteúdo.

1. Faça uma pesquisa de mercado na sua região

Responder o melhor momento para abrir um negócio vai depender bastante da sua região em que você está inserido. Em muitos casos, existe um número crescente de determinados estabelecimentos na sua área, não sendo muito viável insistir nisso.

Por isso, faça uma pesquisa de mercado, avalie a possibilidade de investir em algum nicho com déficit de empreendimento e junte suas forças para isso. Como exemplo, podemos citar um restaurante que primeiramente deve avaliar a faixa de preço que será aplicada, o possível público frequentador e quais são seus concorrentes atualmente.

2. Conheça seus concorrentes

Conhecer quem vai competir com você no mercado é crucial. Em muitos casos, existem nichos em que algumas empresas estão bem consolidadas, seja com bom preço, atendimento ou alta clientela. Com isso, é importante planejar uma estratégia eficaz para você conseguir atrair vendas.

Uma ideia sempre importante é buscar uma consultoria de marketing digital, trazendo resultados rápidos e um conteúdo que pode ser a sua diferenciação de momento. Muitas empresas acabam deixando essa parte de lado e pode ser uma boa brecha para você que está iniciando.

3. Capacidade de investimento

Avalie sua capacidade de investimento. Falamos isso pois alguns nichos de empreendimentos necessitam de um aporte inicial considerado alto, principalmente para compra de estoque, infraestrutura e afim. Então, faça um bom planejamento e jamais esqueça de deixar algo para sua reserva de emergência.

Nesses casos, essa opção de viver a sua realidade e entender o que cabe no seu bolso, é importante e pode fazer a diferença no futuro. Tente crescer ao longo do tempo, sempre mantendo as contas em dia.

4. É uma área em crescimento?

Se você já passou longos dias estudando seu mercado, observando a concorrência e avaliando seu capital para investir, chegou o momento de olhar a fundo sua área. Busque entender como as empresas do mesmo setor estão atualmente, como anda o crescimento e se a área tem um bom grau para escala.

5. Procure por algo escalável

Independentemente do nicho que você escolher, sempre procure por algo que possibilite o crescimento ao longo do tempo. Com isso, você fica mais incentivado a evoluir e traçar metas interessantes para o seu futuro.

Portanto, sabemos que buscar algo escalável sempre deve levar em conta o que está em alta no momento e, com isso, não podemos deixar de citar um pilar que sem dúvidas vai conter a sua empresa, o marketing digital.

Muitas empresas começaram a investir no marketing industrial atualmente e começaram a colher bons frutos, trazendo uma certeza de que a área realmente tem seu valor. Com isso, independente do seu nicho de atuação, buscar entender que o marketing é um setor crucial dentro de qualquer negócio, pode te ajudar.

Foque sempre em diversificação e busque a diferenciação no seu mercado, sempre pensando à frente de seus concorrentes e traçando planos para evoluir gradativamente. Com o auxílio das tecnologias, isso se tornou cada vez mais possível e pode ser provado com grandes casos de sucesso.

Conclusão

Como vimos, o melhor momento para abrir um negócio sempre vai depender de diversos fatores externos e internos de seu meio. Sobretudo, a melhor maneira para pensar em algo é investir tempo em conhecimento e buscar entender o mercado da melhor maneira.

Independentemente do nicho do seu empreendimento que você tem em mente, o estudo deve ser o mesmo e a avaliação de fatores como concorrência, metas e afins, são fundamentais para começar seu negócio com o pé direito. Saiba que errar nessa parte de planejamento pode custar caro, levando grandes negócios a problemas sérios financeiros.

Por fim, se você quer saber mais sobre o melhor momento para abrir um negócio, veja o vídeo do canal Thais Almeida.

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Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

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