Revista Portal Útil

Empreender, independentemente do país que você mora ou trabalha, não é uma tarefa fácil e, certamente, não é para todos, uma vez que exige muita determinação, competência, vontade e ousadia. 

No entanto, seja por necessidade ou por oportunidade, empreender pode ser uma jornada repleta de conquistas e de momentos que fazem valer a pena todas as dificuldades enfrentadas. 

E não somos nós que estamos dizendo isso, mas sim os milhões de empreendedores brasileiros e internacionais. 

Então, separamos a história de alguns empreendedores de sucesso para você se inspirar, além de algumas dicas para você tirar a sua tão sonhada ideia do papel. 

Leia o conteúdo a seguir e descubra como se tornar um empreendedor! 

O que este artigo aborda:

Como se tornar um empreendedor? 5 passos
Como se tornar um empreendedor? 5 passos
Pin It

Passo a passo de como se tornar um empreendedor

Separamos um passo a passo de como tirar a sua tão sonhada ideia empreendedora do papel e começar a colher os frutos do empreendedorismo. 

  1. Pesquise sobre o mercado e público alvo: É essencial entender quais são as necessidades e oportunidades que estão presentes no mercado o qual você quer entrar. Além disso, pesquise tmabém sobre o que seus concorrentes estão fazendo e quais são as tendências futuras que atuarão de forma geral na economia. 
  1. Faça um plano de negócios: Deve ser um dos primeiros passos a se executar e possui o objetivo de organizar de forma visual todas as ideias, necessidades e oportunidades da sua empresa. Feito isso, torna-se mais claro como a operação deve ser organizada e quais devem ser as próximas ações. 
  1. Comece pele MVP: Comece oferecendo ao público o MVP (em português, produto mínimo viável). Diante disso, receba os feedbacks e aprimore as suas entregas. E sempre se lembre de resolver uma dor do seu cliente, ok? Com isso, há uma probabilidade extra de ter um grande número de usuários. 
  1. Produza conteúdo: Capriche no marketing e na atualização das redes sociais da sua empresa para alcançar um público maior. 
  1. Comece agora e melhore durante a caminhada. Afinal, dizem que quem não tem um pouquinho de vergonha de seu primeiro produto ou serviço, começou tarde. 

4 empreendedores de sucesso para se inspirar 

Conhecer a jornada empreendedora de sucesso de outras pessoas pode te inspirar a iniciar a sua, além de evitar que você cometa alguns erros que já foram sanados. 

Então, separamos a história de 4 grandes empreendedores para você se inspirar! 

  • Oprah Winfrey: Oprah viveu uma infância repleta de pobreza, dificuldades e até abusos. No entanto, não deixou isso abalar ela ou comprometer a sua vontade de ser uma repórter. Após rejeições e preconceitos por ser mulher negra, Oprah conquistou uma oportunidade na TV americana e desde então, vem conquistando o coração de todos. Atualmente, é uma das maiores empreendedoras, personalidades e filantrópicas mundiais.   
  • Bill Gates: Bill Gates ajudou a fundar a Microsoft em 1975 e desde então, moldou a forma como o mundo se relaciona com a tecnologia e computadores. Após muito sucesso profissional, tornou-se um dos homens mais ricos do mundo, e atualmente, atua na Fundação Bill e Melinda Gates. 
  • Geraldo Rufino: Após a morte de sua mãe, ainda quando era criança, teve uma infância difícil e passou por muita necessidade financeira. Mas, desde muito cedo, sempre se mostrou uma pessoa com vontade de crescer. Diante disso, conseguiu fundar uma transportadora com 2 caminhões que, alguns anos mais tarde, se envolveram em um acidente e se tornaram inutilizáveis. Então, Geraldo, sem condições para arrumá-los, desmontou-os e vendeu as peças. Nesse momento, percebeu uma oportunidade de mercados e fundou a JR Diesel, que hoje é uma das maiores empresas da América Latina em peças semi novas para automóveis. 
  • Luanna Toniolo: Luanna se formou em direito, afinal nasceu em uma família de advogados. Após conquistar relativo sucesso na advocacia e receber uma oportunidade de fazer um mestrado em Boston, entendeu que esse não era o caminho que a deixaria feliz. Então, optou por fazer um curso de marketing e estudar o comportamento de consumo, e com isso teve a ideia de criar a TROC, um brechó online que atua para “ressignificar a cultura de consumo e gerar impacto positivo, fomentando a Moda Circular”. Hoje, a TROC faz parte do grupo Arezzo & Co, o qual possui marcas de renome internacional como Arezzo, Schutz, AnacaPri, Alexandre Birman, Vans, Baw Clothing, Paris Texas e muito mais. 

Conclusão 

Empreender pode ser uma montanha russa repleta de emoções, mas, grandes nomes já provaram que é uma profissão com muito prestígio e recompensas. 

Então, se tiver a ideia pronta para tirar do papel, mas falta recurso, pesquise por instituições de crédito, como a CashMe, que é uma fintech especializada em crédito com garantia e possui uma gama enorme de modalidades de empréstimo para empresa e pode te ajudar a alavancar seus sonhos! 

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse