quarta-feira, 18 de maio de 2022 - 18/05/2022 07:24:59
Revista Portal Útil

Publicado por Redação em 09/11/2021 às 14:00.

Um estudo realizado na Índia concluiu que trabalhadores que receberam treinamento para melhorar suas soft skills são 12% mais produtivos do que aqueles que não receberam o referido treinamento. Isso é um indicador do quão importantes são as soft skills em hoje em dia em contexto laboral, e é também por isso que os recrutadores estão dando cada vez mais importância para as soft skills na hora de decidir qual dos candidatos vai conseguir o emprego.

Obviamente que as hard skills continuam sendo fundamentais, contudo as soft skills são sem dúvida uma mais-valia importante.

Antes de prosseguir para o tema principal do artigo, é importante entender as diferenças entre hard skills e soft skills.

O que este artigo aborda:

Diferenças entre hard skills e soft skills

Hard skills são as habilidades técnicas que as pessoas aprendem durante a sua formação (por exemplo, na universidade ou em uma escola profissional), ou através da experiência profissional e que são específicas para cada profissão ou setor de atividade. Essas habilidades podem ser validadas pela apresentação de um diploma ou certificado de conclusão de curso.

Por exemplo, se você estiver se candidatando a uma vaga de emprego para Programador, você terá que apresentar uma prova documental que comprove suas hard skills na área de Programação e é para isso que serve o diploma ou certificado de conclusão do curso de Programação.

Soft Skills que os empregadores mais valorizam atualmente

Já as soft skills nada têm que ver com os conhecimentos técnicos. As chamadas soft skills são as habilidades sociais / comportamentais de cada pessoa. Exemplos de soft skills são a inteligência emocional, a criatividade ou a capacidade de trabalhar em equipe.

Hoje em dia o mercado de trabalho requer uma grande capacidade de comunicação, relacionamento interpessoal, colaboração, adaptabilidade e é por isso que muitos colaboradores apesar de terem excelentes conhecimentos técnicos por vezes não conseguem progredir na carreira profissional devido à falta das chamadas soft skills.

O mesmo é verdade para pessoas que estão procurando emprego, em que por vezes o candidato que tem melhores habilidades técnicas é ultrapassado por aquele que tem soft skills mais apuradas.

Agora que já esclarecemos as diferenças entre hard skills e soft skills, vejamos então quais são as soft skills que os empregadores mais valorizam atualmente.

Soft skills mais valorizadas

Inteligência emocional é uma soft skill que vem ganhando cada vez mais importância no meio empresarial. Inteligência emocional revela a capacidade que a pessoa tem para controlar e gerir as próprias emoções em situações de estresse. Um profissional que consiga manter o foco e a calma em situações limite de forma a agir em conformidade para resolver os problemas da forma mais rápida e eficaz possível é sem dúvida uma grande mais-valia para uma empresa.

A criatividade é também cada vez mais valorizada nas organizações, e não se aplica somente aos profissionais que estão diretamente envolvidos no processo de criação ou desenvolvimento de novos produtos ou serviços. A criatividade é útil em uma ampla gama de situações do dia-a-dia empresarial: na resolução de problemas, no relacionamento interpessoal, na moderação de conflitos, no planejamento, nas negociações, na motivação das equipes de trabalho, etc. etc. etc.

Outra soft skill muito valorizada é a capacidade de gerenciamento do tempo. Tempo é dinheiro e se você conseguir gerenciar seu tempo adequadamente de forma a entregar trabalho / resultados dentro do prazo (ou preferencialmente até antes do prazo) você vai certamente se destacar dentro da organização. Não importa se você ocupa um cargo de liderança, chefia ou cargo menor – se você souber gerenciar seu tempo de forma a cumprir com as suas obrigações nos prazos estabelecidos então você será uma mais-valia.

Existem muitas mais soft skills e seria impossível falar de todas elas neste artigo, mas antes de terminar gostaria de destacar pelo menos mais três: capacidade de comunicação, proatividade e adaptabilidade.

Redação

A redação da Revista Portal Útil é formada profissionais com vasta experiência em diversos setores de atuação.

1

Pode ser do seu interesse

Procurando emprego: Confira concursos previstos e vagas de emprego

Procurando emprego: Confira concursos previstos e vagas de emprego

Melhore suas chances de conseguir um emprego com um curso de informática

Melhore suas chances de conseguir um emprego com um curso de informática

Processos seletivos inclusivos: o que são? Como funcionam?

Processos seletivos inclusivos: o que são? Como funcionam?

Regras e condições para o trabalho em altura que você precisa saber

Regras e condições para o trabalho em altura que você precisa saber

Transição de carreira: saiba como atualizar seu Linkedin

Transição de carreira: saiba como atualizar seu Linkedin

O que faz um profissional de logística?

O que faz um profissional de logística?